Nova Ram Heavy Duty 2019 chega luxuosa e forte

A nova Ram Heavy Duty 2019 é, provavelmente, a picape mais forte em sua categoria, com capacidade de reboque de 15,9 toneladas e de 3,5 toneladas de carga. Isso tudo só podia ser impulsionado por um motor excepcional, o Turbo Diesel Cummins I6 com 138 kgf.m de torque. O modelo será vendido no Brasil na versão 2500 a partir do segundo semestre de 2019, mas o preço ainda não está definido.

Carros
6 meses atrás
Nova Ram Heavy Duty 2019 chega luxuosa e forte

Motorização

A nova Ram pode ser equipada com três diferentes motores. A grande novidade na geração 2019 é o motor Cummins 6.7 I6 com 400 cv de potência e 138 kgf.m de torque a 1.800, quebrando todos os recordes na categoria.

Como variante desse motor o modelo também pode trazer o Turbo Diesel Cummins com 370 cv de potência a 2.800 rpm e 117 kgf.m de torque a 1.700 rpm.

Como motorização standard na Ram 2500 e 3500 temos o potente HEMI V8 6.4, com 410 cv a 5.600 rpm e 59 kgf.m de torque a 4.000 rpm.

Os novos motores têm cilindros revestidos com grafite compactado e uma construção mais inteligente que ajuda a reduzir o ruído e a vibração. Além disso, ele é 27 kg mais leve que propulsor da geração anterior, mesmo tendo mais potência e torque.

Nova Ram Heavy Duty 2019
Nova Ram Heavy Duty 2019

Transmissão

Quando equipado com os motores novos de alto torque, o modelo conta com a transmissão automática de 6 velocidades controlada eletronicamente. Ela foi desenvolvida para atuar em harmonia com o enorme torque do propulsor. Além das as inovações de hardware, ela traz um novo controlador de transmissão com o dobro de memória e um processador dual-core.

Já com a motorização standard está empregada a transmissão automática de 8 velocidades TorqueFlite. A tecnologia desse câmbio eletrônico elimina a conexão mecânica entre a transmissão e o seletor de engrenagem, aprimorando a economia de combustível, desempenho e dirigibilidade do veículo.

Nova Ram Heavy Duty 2019
Nova Ram Heavy Duty 2019

Eixos novos reforçados

Entre as melhorias feitas na Ram 2019 estão os eixos reforçados. A Ram 3500 Heavy Duty traz o eixo traseiro AAM com 12 polegadas a mais que o anterior, permitindo ao modelo operar com toda potência e capacidade.

Engenharia por trás da construção

Apenas a capacidade de transportar uma enorme carga sem transmitir segurança e conforto ao motorista não seria um avanço tecnológico tão grande. Mas a nova Ram não é assim. Ela foi construída de modo a passar a mensagem de confiança aos usuários. Isso foi levado a tal extremo que o motorista nem sente que está rebocando algo atrás.

Seu chassi apresenta 98,5% de aço de alta resistência, 6 barras transversais separadas, travessas principais hidroformadas e travessas traseiras encaixotadas para oferecer uma perfeita resistência e eficiência de massa. Além disso, o material significativamente mais leve utilizado nele deixa o veículo 65 kg mais leve que a geração anterior.

O complexo sistema de suspensão também eleva o modelo a outro patamar. Ele inclui Amortecimento de Resposta de Frequência (FRD), cujas válvulas se ajustam automaticamente, de modo que o modelo tenha suspensão como a de um carro esportivo e ao mesmo tempo flexível em terreno irregular. Assim, a capacidade de carga não é sacrificada pela dirigibilidade.

Em síntese, toda sua carroceria foi construída para superar nos mínimos detalhes as concorrentes no segmento. O “túnel do vento” de 4,82 milhões de quilômetros deu aos engenheiros a possibilidade de criar uma picape silenciosa, mesmo com um coeficiente de arrasto líder de segmento de 0,409, com inovações para melhorar o Ruído, Vibração e Aspereza (NVH) incluindo novas hidromontagens do pilar C, dispositivos anti-vibração, novas montagens de motor, cancelamento de ruído ativo e novas fixações de sistema de escape.

Segurança completa sobre a Ram 2019

Nova Ram Heavy Duty 2019
Nova Ram Heavy Duty 2019

A nova Ram 2019 conta com um incrível sistema de segurança que inclui mais de 100 itens, entre ativos e passivos, em todas suas versões. Para destacar alguns mais importantes temos: sistema de Frenagem de Emergência Automática (AEB), monitor de câmera de 360 graus, Monitoramento de Pressão de Pneu (que agora inclui monitoramento de pressão de pneu do reboque para até 12 pneus), segunda câmera traseira (para visualização de carga), sensores de ré com sensores projetados especificamente para cobrir a largura adicional das rodas duplas traseiras, entre muitos outros.

Interior sofisticado

Se por fora ela é tão forte, robusta e resistente, por dentro ela é sofisticada e com tecnologia de ponta. O novo painel de instrumentos posiciona os controles centrais um pouco mais para cima e em direção ao motorista, de modo que o manuseio dos controles de sistema fica mais fácil.

Em algumas versões o modelo traz a Uconnect 4C NAV, central multimídia com tela touchscreen de 12 polegadas totalmente configurável. Seu sistema permite apresentar um aplicativo que ocupe toda a tela, como o sistema de navegação, ou ainda dividir a tela em duas e apresentar dois aplicativos simultaneamente.

Além disso, ele traz um monitor de informações de 7 polegadas em 3D colorido que permite que o condutor personalize as informações. Ele é projetado para apresentar as informações de forma rápida e intuitiva.

O conforto também foi objeto de grande cuidado, e o modelo conta com um sistema de cancelamento de ruído ativo e vidro acústico que reduzem o barulho em cerca de 10 db. Também o novo sistema HVAC proporciona 30% a mais no fluxo de ar, incluindo ventilação de descongelamento.

E para alegrar a festa, em algumas versões o modelo vem equipado com o Sistema de Áudio Harman Cardon de 750-watts com 17 falantes e um subwoofer de 8 polegadas.

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