Ford GT e as 24 Horas de Le Mans são dois ícones do mundo das corridas automotivas e se torna quase uma obrigação lembrar de um automaticamente quando se cita o outro em qualquer conversa ou pensamento.
O veículo que ficou mundialmente conhecido por desbancar o reinado da Ferrari na competição está de volta a competição desde o lançamento de sua terceira geração em 2016, e para comemorar os 50 anos da ultima vitória do glorioso Ford GT40, a marca americana lançou quatro versões especiais do GT que irão competir nas 24 Horas deste ano, que irá acontecer nos dias 15 e 16 de junho.
Já imaginou se a famosa marca italiana Ferrari fosse propriedade da Ford? Essa compra pode parecer estranha, mas por muito pouco não foi concluída na década de 60, porém Enzo Ferrari decidiu voltar atrás na decisão de vender a marca, deixando assim Henry Ford II, neto de Henry Ford, completamente possesso com o italiano.
Foi então que Henry Ford II estabeleceu uma ousada meta: Criar um veículo rápido o suficiente para acabar com o reinado da Ferrari na prova das 24 Horas de Le Mans, querendo assim se vingar de Enzo Ferrari por não ter concluído a venda de sua montadora.
Foi então que em 1964 foi apresentado o Ford GT40, um modelo com um belíssimo visual e uma motorização agressiva o suficiente para bater de frente com os modelos que a Ferrari utilizava nas 24 Horas.
Se a missão de Henry Ford II era acabar com o reinado da Ferrari, ele conseguiu tal feito com muito orgulho no ano de 1966 vencendo as 24 Horas de Le Mans e quebrando o ciclo dos 6 anos consecutivos de vitórias dos italianos. E não foi apenas uma vez, mas sim quatro títulos consecutivos que o GT40 conquistou (entre 1966 e 1969), fazendo assim o GT40 se tornar um dos veículos mais icônicos da história do automobilismo. O exemplar utilizado no primeiro título está avaliado em “apenas” 8 milhões de dólares.
A produção do GT40 foi interrompida logo em 1969 após o título em Le Mans. Com sua missão de destronar a Ferrari concluída com êxito, o modelo poderia finalmente descansar e aproveitar seu legado.
Foi então que chegou a surpresa para todos no ano de 2003 (centenário da Ford), com a marca anunciando o retorno do GT40 as linhas de produção, mas desta vez com o nome apenas de GT. Com um motor 5.4 V8 turbinado de 558 cv e transmissão manual de 5 velocidades, o Ford GT chegava a incríveis 330 km/h e conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo por conta de seu design renovado e da transmissão do legado do GT40. Sua produção durou de 2004 até 2006.
Em 2017, a Ford lançou a terceira e atual geração do Ford GT. O design já não segue tão fiel ao GT40 igual a geração passada, porém o veículo continua muito bonito e com traços mais curvados e futuristas. O GT de terceira geração conta com motor 3.5 Ecoboost V6 bi-turbo que gera 656 cv de potência e um câmbio semiautomático de 7 velocidades.
Nos dias 15 e 16 de junho, ocorrerá a tão esperada 24 Horas de Le Mans, prova esta disputada com duração de 24 horas e promessa de muita emoção e velocidade.
Se preparando para a corrida, a Ford lançou a nova geração do GT com modificações especiais para a corrida para com que o design dos mesmos lembre ao máximo os vitoriosos GT40 que fizeram história na prova.
Serão 5 modelos do GT disputando a prova: O número 66 será preto com faixas brancas, lembrando o Ford GT40 campeão em 1966, o número 67 nas cores vermelho e branco, lembrando o modelo campeão em 1967, o número 68 nas cores azul, vermelho e branco como o modelo da ultima vitória da marca (2016), o número 69 branco com faixas vermelhas lembrando o vice-campeão em 1966 (o GT40 nesta ocasião conquistou 1º, 2º e 3º lugar) e o número 85, que contará com as cores de seu patrocinador.
Foi uma forma muito interessante da Ford demonstrar o respeito que possuem pelo legado do GT40 que, mesmo mais de 50 anos após sua primeira vitória, continua sendo lembrado como um dos veículos de corrida mais bem-sucedidos da história, tendo seu legado continuado pelo GT.