Nova versão do VW Passat poderá ser lançado na China

A revelação do novo Volkswagen Passat sedã na China é uma notícia significativa para o mercado automotivo, especialmente porque o modelo sedã não será oferecido na Europa, onde apenas a versão perua Variant foi renovada. Este lançamento exclusivo para o mercado chinês demonstra a estratégia da Volkswagen de adaptar seus veículos às demandas e gostos específicos de diferentes mercados globais.
Publicado em Notícias dia 20/04/2024 por Alan Corrêa

O Volkswagen Passat sedã foi revelado através de fotos de homologação na China, indicando sua exclusividade no mercado chinês. Diferentemente da Europa, onde somente a versão perua Variant foi renovada, a China receberá a versão sedã. As fotos de homologação foram divulgadas sem camuflagem, oferecendo uma visão clara do design e das especificações do modelo.

A introdução do carro no mercado chinês reflete uma estratégia de segmentação de mercado da Volkswagen, adaptando-se às demandas específicas de cada região. Embora a Volkswagen mantenha o modelo sedã ativo na China, a ausência desse modelo nos mercados brasileiro e europeu indica uma adaptação às tendências de consumo locais, que favorecem outros tipos de veículos e configurações.

Processo de Homologação na China

O Volkswagen Passat sedã foi revelado na China. Exclusivo para este mercado, o modelo sedã não será oferecido na Europa, que manteve apenas a versão perua Variant.
O Volkswagen Passat sedã foi revelado na China. Exclusivo para este mercado, o modelo sedã não será oferecido na Europa, que manteve apenas a versão perua Variant.

Na China, todos os novos carros precisam passar por um processo de homologação no Ministério da Indústria e Informação Tecnológica (MIIT). Esse processo é público e essencial para a introdução de novos modelos no mercado automobilístico chinês. O Passat sedã foi apresentado nesse contexto, sendo visível nas imagens de registro do ministério.

Produção e Parcerias

O novo Passat será produzido pela joint venture SAIC-VW. Por outro lado, uma versão similar denominada Magotan, que apresenta algumas variações de design, será fabricada pela joint venture FAW-VW. Ambas as versões são produzidas sob a plataforma MQB EVO, mas destinam-se a segmentos ligeiramente diferentes dentro do mesmo mercado.

Design Exterior

O processo de homologação na China é público e essencial para a introdução de novos modelos. O Passat sedã foi apresentado sem camuflagem nas imagens de homologação.
O processo de homologação na China é público e essencial para a introdução de novos modelos. O Passat sedã foi apresentado sem camuflagem nas imagens de homologação.

O design externo do Passat sedã apresenta similaridades com o Passat Variant no que se refere à parte frontal, com faróis em LED retangulares interligados por um friso horizontal que atravessa a grade. No entanto, a lateral e a traseira do sedã têm características próprias. O sedã possui vincos acima das maçanetas e rodas que variam de 17 a 19 polegadas. A traseira destaca-se pela disposição horizontal das lanternas em LED, que são interligadas e incluem o nome Passat na parte interna, além de um logotipo Pro na tampa do porta-malas.

Design Interior e Tecnologia

O interior do Passat sedã não foi completamente revelado nas fotos de homologação, mas espera-se que siga o padrão do Passat Variant, que inclui um painel digital e uma central multimídia com tela flutuante de até 15 polegadas.

Especificações Técnicas

O modelo chinês estará disponível inicialmente em duas versões de motorização: uma com motor 1.5 turbo de 160 cv e outra com motor 2.0 turbo de 220 cv. Ambas as versões terão câmbio automático e tração dianteira.

Disponibilidade e Mercado

O Passat Pro está previsto para ser lançado na China ainda este ano. No entanto, não há planos para a introdução deste modelo no mercado brasileiro, nem há expectativas de retorno do Passat sedã na Europa. No Brasil, o segmento de sedãs é dominado por marcas de luxo, e na Europa, o foco tem se deslocado para veículos elétricos, como o novo sedã elétrico ID.7.

O novo Passat será produzido pela joint venture SAIC-VW, enquanto a versão similar Magotan será produzida pela FAW-VW. Ambas as versões são fabricadas sobre a plataforma MQB EVO.
O novo Passat será produzido pela joint venture SAIC-VW, enquanto a versão similar Magotan será produzida pela FAW-VW. Ambas as versões são fabricadas sobre a plataforma MQB EVO.

*Com informações do Terra, Wikipedia, R7 e Revistacarro.