Nova Yamaha MT-07 traz novidades para 2025 com novas tecnologias e versão semiautomática

A Yamaha MT-07 2025 traz novo chassi, painel TFT, sistema ride-by-wire e uma versão automatizada que elimina o uso do pedal de câmbio e manete de embreagem.
Publicado por Alan Corrêa em Yamaha dia 25/10/2024

A Yamaha MT-07, presente no mercado desde 2014, chega em sua quarta geração para 2025 com uma série de atualizações importantes. A moto passou por modificações no chassi, suspensão, posição de pilotagem e no sistema eletrônico, mantendo o motor bicilíndrico paralelo de 690cc (CP2), já conhecido por seu desempenho e adequação às normas de emissões.

Pontos Principais:

  • Novo chassi tubular de aço com maior rigidez estrutural.
  • Suspensão invertida de 41 mm substitui o modelo convencional.
  • Versão automatizada elimina o uso manual de câmbio e embreagem.
  • Melhorias na posição de pilotagem e visual atualizado.

Entre as principais novidades, a MT-07 2025 agora possui um chassi tubular de aço que oferece maior rigidez estrutural, sendo 12 a 13% mais rígido em termos de torção, longitudinal e lateral. Esse novo chassi melhora a estabilidade da moto durante a pilotagem. Outro destaque é a nova suspensão dianteira invertida de 41 mm, que é mais leve que o modelo anterior e contribui para uma pilotagem mais ágil.

No quesito tecnologia, a MT-07 introduz o acelerador ride-by-wire, que oferece uma resposta mais precisa e permite o uso de um sistema de amplificação acústica semelhante ao encontrado na MT-09. O painel TFT de 5 polegadas, que pode ser conectado ao aplicativo Garmin StreetCross, é outra novidade que facilita o controle e monitoramento de informações da moto.

A posição de pilotagem foi modificada para proporcionar maior conforto. O guidão está mais largo e mais próximo do piloto, enquanto as pedaleiras estão posicionadas mais baixas. O assento também foi redesenhado para oferecer mais conforto, principalmente para os pilotos mais altos. Além disso, a moto está 1 kg mais leve, pesando agora 183 kg, o que reflete nas mudanças no design e nos aros 17″ spinforged.

Uma das grandes inovações é a versão semiautomática, a MT-07 Y-AMT, que elimina o pedal de câmbio e o manete de embreagem, permitindo que as marchas sejam trocadas diretamente pelo punho esquerdo. Esse sistema foi introduzido pela primeira vez na MT-09 e agora chega à MT-07, facilitando a pilotagem para diferentes perfis de pilotos.

O visual da nova MT-07 também passou por algumas mudanças, com destaque para o farol minimalista e o tanque de combustível remodelado, que agora tem capacidade para 14 litros e inclui aberturas que melhoram o som da moto. Na parte traseira, a silhueta mantém a mesma aparência da versão anterior, preservando o assento para o garupa.

A Yamaha MT-07 2025 tem previsão de chegada ao mercado europeu no primeiro trimestre de 2025 em três opções de cores. No Brasil o novo visual deve demorar, mas o modelo já está disponível, com o design da primeira geração, lançado em 2015.

Fonte: Yamaha e Motoo.