A Audi apresentou o novo Q6 Sportback e-tron no Salão de Paris 2024, destacando-se como uma versão coupé do SUV elétrico Q6 e-tron, com previsão de lançamento no Brasil em 2025. O modelo utiliza a plataforma Premium Platform Electric (PPE) e estará disponível em três configurações de motor e bateria, com autonomia variando entre 545 km e 656 km no ciclo europeu WTLP. A versão de entrada possui um motor traseiro de 292 cv, enquanto a versão mais potente, o SQ6 Sportback e-tron, conta com dois motores que geram 517 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. O modelo também suporta carregamento rápido de até 270 kW, recarregando 80% da bateria em 21 minutos.
Pontos Principais:
O interior do Q6 Sportback e-tron oferece tecnologia de ponta, com um painel digital de 11,9 polegadas, central multimídia de 14,5 polegadas e integração do ChatGPT como assistente de voz. O sistema de som Bang & Olufsen com 20 alto-falantes, materiais reciclados no acabamento e head-up display com realidade aumentada são alguns dos opcionais disponíveis. O preço no Brasil deve girar em torno de R$ 530 mil, sendo uma aposta da Audi no mercado de SUVs elétricos de luxo.
A Audi apresentou o novo SUV elétrico Q6 Sportback e-tron no Salão Automóvel de Paris 2024. O modelo é a versão coupé do Q6 e-tron e faz parte da estratégia da fabricante alemã para ampliar sua gama de veículos elétricos. A chegada do Q6 Sportback ao mercado brasileiro está prevista para 2025, com pré-venda programada para o início do ano.
O Q6 Sportback e-tron foi desenvolvido sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE), a mesma utilizada em outros modelos elétricos da marca, como o A6 e-tron, e em versões do Porsche Macan. Essa plataforma de 800 Volts garante maior eficiência energética e melhor performance, tanto no desempenho quanto no carregamento de suas baterias.
No Brasil, o modelo deve ser oferecido com preços em torno de R$ 530 mil, semelhante à versão SUV do Q6 e-tron, que já está em pré-venda desde setembro de 2024. As primeiras entregas do Q6 e-tron estão previstas para dezembro de 2024, enquanto o Q6 Sportback deve estar disponível somente no ano seguinte.
O Audi Q6 Sportback e-tron segue a tendência de design de SUVs coupé, com linhas mais fluidas e um teto inclinado. O coeficiente aerodinâmico do modelo é de 0,26, o que representa uma melhoria em relação ao Q6 e-tron SUV, cujo coeficiente é de 0,28. Essa diferença é explicada, em parte, pelo design mais esportivo do Sportback, que tem um para-brisa mais inclinado e um teto que desce em direção à traseira do veículo.
Em termos de dimensões, o Q6 Sportback e-tron mede 4,77 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,70 metros de altura, sendo 3,7 cm mais baixo do que o Q6 e-tron convencional. Essa redução de altura reflete-se também no espaço do porta-malas, que oferece 502 litros de capacidade, podendo ser expandido para até 1.330 litros com os bancos traseiros rebatidos. O porta-malas frontal, ou “frunk”, possui capacidade de 64 litros, uma característica comum em veículos elétricos.
Visualmente, o Q6 Sportback e-tron tem poucas diferenças em relação ao Q6 SUV. Na dianteira, a grade frontal é fechada, mas com pequenos orifícios que permitem a ventilação necessária. As luzes diurnas ficam em posição elevada e os ângulos mais acentuados no para-choque inferior reforçam a identidade visual da marca.
O Audi Q6 Sportback e-tron será oferecido em três configurações de motorização e bateria. A versão de entrada vem equipada com uma bateria de 83 kWh, que oferece uma autonomia de até 545 km no ciclo europeu WTLP. Essa versão conta com um motor elétrico traseiro de 292 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
A segunda opção disponível é a versão Performance, que utiliza uma bateria de 100 kWh. Essa configuração conta com um motor elétrico mais potente, de 326 cv, oferecendo uma autonomia de até 656 km, também no ciclo europeu WTLP. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h nessa versão é de 6,6 segundos, uma ligeira melhora em comparação com a versão de entrada.
A terceira opção, a versão quattro, é equipada com dois motores elétricos, gerando uma potência combinada de 387 cv. Esse modelo oferece tração integral e uma autonomia de até 636 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos. Essa versão deve ser a principal oferecida no Brasil, conforme as indicações da Audi, com uma autonomia apontada pelo InMetro de 411 km e uma bateria de 94,9 kWh de carga útil.
O interior do Audi Q6 Sportback e-tron é equipado com diversas tecnologias de última geração. O modelo conta com um painel de instrumentos totalmente digital de 11,9 polegadas e uma central multimídia com tela sensível ao toque de 14,5 polegadas, operando o sistema Android Automotive. O sistema de entretenimento também integra o assistente de voz da Audi, que utiliza a inteligência artificial do ChatGPT para melhorar a interação com o motorista e passageiros.
Entre os opcionais, o modelo pode ser equipado com um sistema de som Bang & Olufsen, que inclui 20 alto-falantes, sendo quatro deles integrados aos encostos de cabeça dos assentos dianteiros. Há também a possibilidade de incluir um head-up display com realidade aumentada, além de uma segunda tela de 10,9 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro.
A sustentabilidade também foi considerada no desenvolvimento do Q6 Sportback e-tron. A Audi utiliza materiais reciclados no interior do veículo, como o forro do teto, colunas e para-sóis, feitos a partir de poliéster 100% reciclado. Essa abordagem reflete o compromisso da fabricante com a redução do impacto ambiental de seus veículos.
Além das versões mais convencionais, a Audi também apresentou o SQ6 Sportback e-tron, a versão mais potente do modelo. Essa versão é equipada com dois motores elétricos, que juntos geram 517 cv, distribuídos nas quatro rodas através de um sistema de tração integral. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,3 segundos, e a velocidade máxima é de 230 km/h.
A autonomia do SQ6 Sportback e-tron é de 607 km, de acordo com o ciclo europeu WTLP. A Audi destacou que o modelo é capaz de oferecer um desempenho superior em condições variadas de condução, mantendo a eficiência energética e a alta performance.
O sistema elétrico do SQ6 Sportback e-tron suporta carregamento rápido de até 270 kW em corrente contínua (DC). Com esse recurso, é possível recarregar de 10% a 80% da capacidade da bateria em apenas 21 minutos, tornando o modelo altamente competitivo no quesito de conveniência para o uso diário.