O novo BMW M3 chegou ao Brasil ainda mais potente e tecnológico, com motor de 510 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Agora disponível nas versões Competition e Competition Track, o carro manteve a tração traseira e ganhou melhorias na suspensão adaptativa e freios esportivos, com discos de carbono-cerâmica na versão Track. Além de sua performance de pista, o M3 recebeu atualizações no design, com faróis redesenhados e rodas aerodinâmicas, e no interior, com uma tela curvada de alta tecnologia e acabamentos em fibra de carbono.
Pontos Principais:
Mas não é só isso. A BMW recheou o M3 com uma série de assistências tecnológicas para tornar a vida do motorista um pouco mais fácil – ou pelo menos mais divertida. O sistema M Drive Professional permite que você registre seus drifts e tempos de volta, enquanto o assistente pessoal inteligente responde ao comando “Olá, BMW” e realiza funções como ajustar o ar-condicionado ou ligar o som. Para quem gosta de gadgets, o M3 também traz compatibilidade com Apple CarPlay, Android Auto e até integração com a Amazon Alexa.
Como qualquer carro de luxo, o novo BMW M3 não sai barato. A versão Competition parte de R$ 858.950, enquanto a Track, para os mais exigentes, chega a R$ 961.950. Com um programa de manutenção gratuito por três anos ou 40.000 km, a BMW promete que, pelo menos nos primeiros anos, seu custo será o ronco do motor e não o cheque no mecânico.
O BMW M3 recebeu atualizações no design, destacando-se especialmente pela nova configuração dos faróis dianteiros. O novo modelo conta com Daylights verticais, que dão uma identidade renovada ao veículo. Além disso, mantém os para-choques dianteiro, traseiro e a saia lateral característicos da linha M da BMW.
As rodas também foram atualizadas, sendo aerodinâmicas com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Essas atualizações contribuem para uma melhor performance e estabilidade em altas velocidades. O BMW M3 continua com suas características exclusivas, mas com aprimoramentos voltados para a funcionalidade e modernidade do design.
O visual exterior apresenta nove opções de cores, oferecendo uma gama variada de personalização para os compradores. As opções incluem cores como Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, entre outras. Isso amplia as possibilidades de escolha para diferentes perfis de consumidores.
Internamente, o novo BMW M3 traz uma série de atualizações tecnológicas e estéticas. O destaque é o BMW Live Cockpit Professional, composto por duas telas integradas, uma de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para o sistema multimídia. Essa configuração visa proporcionar uma interface de fácil visualização e controle ao motorista.
O interior do carro apresenta acabamentos em fibra de carbono, característicos dos modelos da linha M. Outro ponto importante é o novo formato do volante, que agora tem base achatada e marcação de 12 horas em vermelho. Esse detalhe é especialmente relevante na versão Track, onde o modelo inclui bancos tipo concha com estrutura em fibra de carbono.
Além das opções de acabamentos, o modelo oferece quatro variações de couro Full Merino, como Preto, Silverstone/Preto e Laranja Kyalami/Preto. Esses materiais de acabamento reforçam o compromisso da BMW com a qualidade e a personalização no interior do veículo.
As duas versões do novo BMW M3 são equipadas com um motor de seis cilindros biturbo com tecnologia M TwinPower, oferecendo 510 cv de potência a 6.250 rpm. O torque é de 650 Nm e está disponível entre 2.750 e 5.500 rpm, garantindo respostas rápidas e eficientes ao acelerador.
O modelo tem tração traseira e utiliza a transmissão M Steptronic com Drivelogic, que permite ajustes personalizados na condução. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, um tempo que destaca o desempenho esportivo do sedã. A velocidade máxima do BMW M3 é de 290 km/h, reforçando sua vocação para alta performance.
Além disso, o modelo conta com freios esportivos de alta capacidade, que variam conforme a versão. A versão Competition possui freios com discos ventilados de 380 mm na dianteira e 370 mm na traseira. Já a versão Competition Track traz discos de carbono-cerâmica com dimensões maiores, de 400 mm e 380 mm, respectivamente, proporcionando uma capacidade de frenagem otimizada.
O novo BMW M3 vem equipado com uma série de sistemas voltados para otimizar a experiência de condução. O M Drive Professional é um dos destaques, com funcionalidades como o M Drift Analyzer, que registra dados de drifts, e o M Laptimer, que auxilia na medição de tempos em pistas. Além disso, o sistema oferece ajustes detalhados de tração, torque e aceleração.
Outro recurso presente no veículo é o M Traction Control, que permite ao motorista ajustar os níveis de controle de tração e estabilidade. Isso pode ser especialmente útil em terrenos difíceis ou em situações que exijam uma condução mais direta e precisa. O diferencial M de deslizamento limitado também está presente, contribuindo para uma melhor tração e controle do veículo em curvas.
A suspensão M adaptativa é outro ponto que merece destaque. Ela se ajusta de acordo com as condições da pista ou estrada, garantindo que o BMW M3 entregue a melhor performance possível, independentemente do cenário. Isso faz com que o modelo ofereça uma experiência de direção mais segura e confortável, mesmo em situações de alta velocidade.
O modelo oferece um amplo pacote de conectividade por meio do BMW ConnectedDrive, que inclui serviços como chamada de emergência, navegação com informações de trânsito em tempo real e controle remoto de funções do carro via app. O aplicativo My BMW permite, por exemplo, trancar e destrancar o carro, localizar o veículo e enviar destinos para o sistema de navegação.
O BMW M3 também conta com a integração para Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fio. Isso facilita a utilização de smartphones durante a condução, proporcionando acesso rápido a aplicativos e outras funcionalidades.
Outro destaque é o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que pode ser ativado por comando de voz e permite controlar diversas funções do veículo, como a climatização e o sistema de entretenimento. O assistente também pode se conectar com dispositivos de casas inteligentes, ampliando as possibilidades de uso da tecnologia embarcada no veículo.
O novo BMW M3 vem acompanhado do programa BMW Service Inclusive (BSI), que cobre serviços de manutenção por um período de três anos ou 40.000 km, o que ocorrer primeiro. O BSI oferece aos proprietários a tranquilidade de contar com uma cobertura mundial de serviços em qualquer concessionária autorizada da BMW, sem custos adicionais para os serviços cobertos.
Esse programa de manutenção é um diferencial competitivo da marca, proporcionando aos clientes maior comodidade e segurança em relação à manutenção do veículo. Além disso, o programa reforça a confiabilidade do BMW M3 no mercado de sedãs esportivos.
A inclusão do BSI é um atrativo para aqueles que buscam um veículo de alta performance com um custo-benefício que inclui a manutenção de forma integrada. Isso reduz os custos futuros e facilita o planejamento do proprietário em relação ao uso do carro.
O BMW M3 já está disponível nas concessionárias brasileiras nas versões Competition e Competition Track. As opções variam em termos de freios, bancos e outros detalhes internos, mas ambas compartilham o mesmo motor e características de desempenho.
Esses valores colocam o modelo no segmento premium dos sedãs esportivos, competindo com outros veículos de alta performance disponíveis no mercado brasileiro.
Fonte: BMW.