O BMW X3 2025 já está disponível no Brasil, marcando a chegada da quarta geração do SUV mais vendido da marca alemã. O modelo estreia no país com um sistema híbrido-leve de 48V, que auxilia o motor a combustão para melhorar o desempenho e a eficiência. Com mudanças estruturais, visuais e tecnológicas, o novo X3 busca se posicionar como uma opção atualizada dentro do segmento.
Pontos Principais:
O SUV mantém o motor de seis cilindros em linha, agora com 398 cv e 59,1 kgfm de torque, auxiliado pela eletrificação leve. Com tração integral e transmissão automática de oito marchas, o X3 M50 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A nova plataforma CLAR permitiu um leve aumento nas dimensões, melhorando o espaço interno e a aerodinâmica.
O design foi atualizado, seguindo a identidade visual mais recente da marca, com elementos como iluminação ao redor da grade dianteira e uma carroceria com menor arrasto aerodinâmico. No interior, a cabine recebeu novas tecnologias, incluindo o BMW OS 9, que controla funções do veículo e da multimídia por meio de telas de 12,3” e 14,9”.
A nova geração do BMW X3 traz mudanças visuais significativas, adotando uma linguagem mais moderna e alinhada com outros modelos recentes da marca. A grade dianteira agora conta com iluminação perimetral e tem função aerodinâmica ao abrigar sensores, enquanto a entrada de ar ativa está na parte inferior do para-choque.
A carroceria foi reformulada para reduzir o arrasto aerodinâmico, o que melhora a eficiência do conjunto mecânico. O SUV cresceu ligeiramente, com um aumento de 34 mm no comprimento total, chegando a 4.755 mm. A largura também aumentou em 2,9 cm, alcançando 1,92 m, enquanto a altura foi reduzida em 2,5 cm, passando para 1,66 m. O entre-eixos manteve-se praticamente o mesmo, com 2.865 mm.
Na lateral, o modelo adota saias diferenciadas e um design que se estende até a traseira. Os arcos de roda alargados dão uma aparência mais robusta. O vidro traseiro embutido, o spoiler de teto e os defletores de ar laterais compõem o desenho da parte traseira. O modelo ainda conta com rodas de liga leve de 21 polegadas.
A cabine do novo BMW X3 foi redesenhada para oferecer mais tecnologia e funcionalidade. O painel de instrumentos adota o BMW Curved Display, com duas telas integradas de 12,3” e 14,9”, operando com o sistema BMW OS 9. O modelo permite ajustes diversos, incluindo iluminação interna, modos de condução e navegação GPS com informações de trânsito em tempo real.
O sistema multimídia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de oferecer atualizações remotas de software. O veículo conta com a Digital Key Plus, permitindo a abertura das portas e a partida do motor sem a necessidade de chave física, utilizando tecnologia de banda ultra larga.
Os bancos traseiros oferecem um porta-malas de 570 litros de capacidade, podendo chegar a 1.700 litros com os bancos rebatidos. O acabamento interno pode ser escolhido entre três opções de revestimento: Veganza Preto, Veganza Marrom e Veganza Bege.
O BMW X3 M50 2025 mantém o motor 3.0 de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo. Agora, o conjunto entrega 398 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, um ganho de 11 cv e 8,1 kgfm em relação à geração anterior. O sistema híbrido-leve de 48V adiciona 18 cv e 20,4 kgfm de torque auxiliares em determinadas situações.
A transmissão automática Steptronic Sport de oito marchas distribui a força para as quatro rodas através do sistema de tração integral BMW xDrive. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. O sistema de freios do X3 M50 conta com pinças de quatro pistões na dianteira.
O conjunto de suspensão recebeu ajustes para aprimorar a dirigibilidade. O eixo dianteiro e o eixo traseiro passaram por modificações para aumentar a precisão ao fazer curvas. Além disso, a bitola traseira foi ampliada, e o deslocamento do caster do eixo de direção aumentou 19%, melhorando a estabilidade em linha reta.
O novo BMW X3 M50 traz um pacote completo de assistências à condução, incluindo o Driving Assistant Professional e o Parking Assistant Professional. O primeiro permite a condução semiautônoma em trânsito lento e longos deslocamentos, além de alertas para risco de colisão traseira, mudança involuntária de faixa e aproximação frontal.
O Parking Assistant Professional permite estacionar automaticamente, utilizando sensores e câmeras para realizar manobras. O sistema Surround View exibe imagens do entorno do veículo na tela do painel e permite que as manobras sejam controladas pelo smartphone.
O modelo também conta com o BMW Intelligent Personal Assistant, que executa funções por comandos de voz e pode se conectar com assistentes virtuais como a Amazon Alexa. O veículo pode receber atualizações remotas de software e acessar serviços conectados do BMW ConnectedDrive.
O BMW X3 M50 xDrive chega ao Brasil com um pacote de equipamentos de série que inclui:
O modelo está disponível em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire.
O novo BMW X3 M50 xDrive já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil pelo preço de lançamento em cerca de R$ 624.950. O modelo conta com o programa BMW Service Inclusive (BSI), que cobre serviços de manutenção sem custo adicional por quatro anos, sem limite de quilometragem.
O SUV chega ao país como a versão de estreia da nova geração do X3, enquanto versões adicionais podem ser lançadas posteriormente.
Fonte: BMW, Motorshow, Motor1 e QuatroRodas.