A regra de sucesso dos veículos icônicos esportivos é evoluir sem perder a sua essência. Assim, vemos que a paixão que despertou o Camaro desde o seu lançamento em 1966, vem aumentando com o maior número de aficionados de geração em geração, tal como a vontade dos consumidores por maior potência e pelos novos recursos tecnológicos disponíveis.
O novo Camaro 2019 já teve seu lançamento nos EUA, mas no Brasil a venda estará disponível a partir de março de 2019. Embora ainda não tenha preço fixado, a tomar como base o valor original em dólar o esportivo da Chevrolet deverá ficar cerca de R$ 315.000.
Mexendo com os sonhos dos aficionados por Muscle Car desde 1966 em todo mundo, o Camaro já é o esportivo com maior legado no Brasil, superando a faixa de 6.000 unidades comercializadas.
No entanto, para não ficar atrás do rival Mustang em constante evolução, o Camaro precisou acelerar na disputa. A novidade veio com o câmbio automático sequencial de 10 velocidades, aliás, igual ao do concorrente, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 290 km/h, sendo limitada eletronicamente para o modo cupê.
Além da nova transmissão fazer trocas mais ágeis gerando maior potência em tempo reduzido, outra vantagem é o baixo consumo de combustível em situação de passeio. Neste caso, o sistema de controle de cruzeiro tem que estar acionado para o motor desligar quatro cilindros e aproveitar da geração de eficiência energética.
Quanto ao motor, permanece o mesmo 6.2 litros com V8 e comando de válvulas sempre variável, injeção direta de combustível, 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque.
A robustez e versatilidade do novo Camaro tem seu fundamento na estrutura resistente e dinâmica da carroceria, assim como na plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes, balanceando de modo equilibrado o peso entre os eixos.
O novo Camaro 2019 SS está disponível em dois modos: cupê – com teto solar – e conversível, sendo que o acionamento do capote pode ser feito por chave com tempo de abertura de 25 segundos ou com o veículo em movimento até 50 km/h.
Buscando uma maior aerodinâmica, o design teve ligeiras reestilizações para ficar mais ousado e esportivo. O visual frontal é o que tem mais novidade, com a nova assinatura em Full LED dos faróis, a grade maior em realce e o para-choque mais alongado.
Na traseira, o destaque fica com o novo conceito Dual-element nas lanternas e para-choques com linhas mais robustas, bem como as rodas de 20 polegadas com tecnologia Run Flat – que permite rodar provisoriamente mesmo com pneus furados – e com medidas dianteiras 245/40 ZR20 e traseiras 275/35 ZR20.
Seis opções de cores estão disponíveis:
Por dentro, o novo Camaro tem uma variedade ainda maior de visual, contando com um sistema de iluminação em LED com vinte e quatro cores, incluindo os tons em degradê, por meio da terceira geração multimídia MyLink.
Visando o maior conforto e dinamismo de condução, o Camaro está recheado de acessórios e materiais de alta qualidade, entre os quais se destacam os bancos esportivos com acabamento em couro, aquecimento, ventilação e ajustes elétricos, sendo que o do condutor armazena as configurações na memória.
O retrovisor interno por câmera é uma evolução muito apropriada pelo teto baixo e linha de cintura alta do Camaro, típicas de veículos esportivos, facilitando a visibilidade em manobras e evitando colisões.
O Camaro fornece quatro opções de condução, desde a mais dócil para passeio até a mais potente para corrida.
Os aficionados pela alta performance dos esportivos terão outro recurso para uma experiência de condução mais completa, o sistema de ressonadores, que amplificam o ronco do motor no ambiente em rotações mais altas.
Com o sistema de controle de largada (Launch Control), o condutor amador poderá largar como um profissional. Basta manter pressionado concomitante o freio e acelerador, até o gráfico no painel de instrumentos indicar o ponto de giro ideal, aí é só disparar soltando a frenagem.
O sistema Burnout, por sua vez, completa a experiência, fornecendo o aquecimento prévio dos pneus traseiros antes do veículo arrancar.
Para segurar a feroz potência na pista estão os freios Brembro, com quatro pistões de acionamento e, para maior proteção, estão distribuídos oito airbags.