Novo E-PACE é o primeiro SUV compacto da Jaguar

A Jaguar acaba de lançar no Brasil o novo modelo SUV de pequeno porte, o Jaguar E‑PACE. Apesar de compacto o modelo proporciona um enorme conforto para todos os passageiros. Mas o seu destaque está mesmo é no preço, o menor praticado pela marca em seus modelos.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 6/09/2018

A Jaguar acaba de lançar no Brasil o novo modelo SUV de pequeno porte, o Jaguar E‑PACE. Apesar de compacto o modelo proporciona um enorme conforto para todos os passageiros. Mas o seu destaque está mesmo é no preço, o menor praticado pela marca em seus modelos.

Preço muito atrativo

Os preços do novo Jaguar constituem uma das principais atrações do modelo, já que será o mais baixo da marca.

A começar pela versão de entrada, P250 2.0l, o preço inicial sugerido é de R$ 222.300. A versão intermediária R-Dynamic S P250 também 2.0 mas com uma lista de itens de série mais compelta é de R$ 246.750. E por fim, a versão top de linha, R-Dynamic SE P300, tem valor aproximado de R$ 278.080.

Motorização

A motorização do E-Pace não deixa a desejar, embora sua construção em aço lhe torne um pouco pesado – mais que seu irmão maior o F-Pace – mas isso só se sente ao levar o carro até seus limites.

Jaguar E‑PACE
Jaguar E‑PACE

No Brasil o único motor será o 2.0 turbo da família Ingenium que poderá ser calibrado com duas potências, 250 e 300 cv respectivamente. Em qualquer caso a transmissão que o acompanha é a automática sequencial de 9 velocidades e a tração integral inteligente em todas as versões.

Essa transmissão tem a particularidade de que as trocas manuais feitas na alavanca são feitas para trás aumentando a marcha e para frente diminuindo. Isso traz uma satisfação para os “puritanos”, mas pode causar estranheza para os desavisados. Contudo, há também a possibilidade de trocas manuais através das Paddle Shift localizadas junto ao volante.

A potência/torque do motor é 249 cv a 5.500 rpm / 37,2 kgf.m de 1.200 a 4.500 rpm na versão P250; e 300 cv a 5.500 rpm / 40,8 kgfm de 1.200 a 4.500 rpm na versão P300. Segundo dados divulgados pela marca o modelo (P300) é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, alcançando a velocidade máxima de 243 km/h.

Plataforma de construção do E-Pace é a mesma do Evoque

Uma das características que mais chamou a atenção dos entendidos no assunto é que o modelo E-Pace compartilha da mesma plataforma de fabricação do Range Rover Evoque ao invés de utilizar a plataforma de seu irmão maior, o F-Pace.

Na verdade o E-Pace tem muito mais do Evoque e da própria Discovery, do que do F-Pace, cujas semelhanças são praticamente só visuais.

Isso mesmo, o SUV de pequeno porte é construído em aço, o que lhe torna bastante mais pesado, chegando a quase 1,9 toneladas. Já o F-Pace é construído na mais recente plataforma do grupo e com estrutura quase toda em alumínio, o que torna seu peso menor, mesmo tendo maiores proporções.

Mais pesado no chão, mais leve no bolso. O E-Pace é cerca de 30% mais barato que o F-Pace. São 70 kg extras que talvez compense carregar.

Suas dimensões são: comprimento 4.395 mm, largura 1.984 mm, altura 1.649 mm, entre-eixos 2.681 mm.

Seus concorrentes ficam para trás

Em relação aos seus concorrentes, Audi Q3 e do Mercedes GLA e Evoque, o E-Pace ganha em praticamente todos os aspectos. Seu entre-eixos (2,68 m) maior proporciona mais espaço e consequentemente mais conforto aos passageiros do banco de trás. Sua motorização e potência entrega mais eficiência energética e melhor economia de combustível. O porta-malas de 577 litros contra os do Audi Q3 (460) e à do Mercedes GLA (421) ganha de longe, mesmo considerando que 93 litros estão sob o assoalho, o que daria ainda 484 litros.

Uma “pegada” realmente esportiva

O E-Pace não tem apenas “cara” de esportivo. Em relação ao Evoque ele surpreende pelas respostas ágeis, eficácia da transmissão de 9 velocidades, e o próprio design mais ousado, com detalhes como as pinças de freios vermelhas.

Itens de série de destaque em cada versão

Jaguar E‑PACE
Jaguar E‑PACE

A versão de entrada 2.0 P250 traz como principais itens de série: assistente de permanência em faixa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, câmera de ré, couro, rodas aro 19, painel digital, faróis com DRL de LED, bancos elétricos e central multimídia. Pode-se notar perfeitamente que mesmo nesta versão o veículo comporta todo luxo de que a marca é detentora.

A versão seguinet, R-Dynamic S P250, além dos itens de série da versão anterior, conta também com: Park Assist, GPS, retrovisor interno fotocrômico, rodas aro 20 e acabamento interno com apliques em preto brilhante. Mais luxo e distinção.

Por fim a versão top de linha, R-Dynamic SE P300, traz ainda mais tecnologia, especialmente em itens de segurança e conforto: piloto automático adaptativo, frenagem de emergência em alta velocidade, alerta de ponto cego, sistema de vetorização de torque, farol alto automático, porta-malas elétrico, som com upgrade e teto solar panorâmico.

Lista detalhada dos itens de série

A lista mais detalhada dos itens de série da versão top de linha segue abaixo:

  • Acendimento automático dos faróis
  • Airbag tipo cortina de comprimento total das janelas laterais
  • Airbags frontais, com detector de ocupação do banco do passageiro
  • Airbags laterais dianteiros
  • Alarme de perímetro
  • All Surface Progress Control (ASPC)
  • Amarrações para bagagem no porta-malas
  • Apoios de cabeça dianteiros passivos
  • Ar-condicionado Dual-Zone
  • Arranque de baixa tração
  • Assentos dianteiros elétricos com 18 modos de ajuste e memória
  • Assentos esportivos em couro Windsor Light Oyster com interior Ebony/Light Oyster
  • Assistência a Frenagens de Emergência
  • Assistente de estilo de condução ECO
  • Assistente de Farol Alto Automático (AHBA)
  • Assistente de Manutenção de Faixa
  • Auxílio de Partida em Aclives
  • Bancos bipartidos 60:40 da segunda fileira
  • Botão Start
  • Câmera de ré
  • Cobertura do porta-malas
  • Computador de bordo
  • Conectividade Bluetooth®
  • Console central com apoio de braço
  • Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
  • Controle Dinâmico de Volume
  • Controle por Voz
  • Direção com Assistência Elétrica (EPAS)
  • Direção proporcional à velocidade
  • Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD)
  • Entradas de ar laterais em Satin Chrome
  • Faróis de neblina
  • Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB)
  • Freios dianteiros de 350 mm
  • Frisos das portas na cor da carroceria
  • Gancho(s) no porta-malas
  • Grade do radiador com acabamento Gloss Black e moldura em Satin Chrome
  • Iluminação de acesso (por controle remoto) e iluminação follow-me-home
  • Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas)
  • ISOFIX no banco traseiro
  • Jaguar Drive Control
  • Lanterna(s) de neblina traseira(s)
  • Limpadores de para-brisa com sensor de chuva
  • Linha de Transmissão Ativa
  • Monitor de Fadiga do Motorista
  • Mostrador de temperatura externa
  • Navegação Pro
  • Pacote de Estacionamento
  • Pacote Drive
  • Paddle-shifts
  • Pedais em aço com acabamento Bright
  • Placas das soleiras de metal com inscrição R-Dynamic
  • Rede de armazenamento no porta-malas
  • Retrovisor interno antiofuscante automático
  • Retrovisores externos com aquecimento, memória, rebatimento elétrico, luzes de aproximação e função antiofuscante automática
  • Saídas de ar da segunda fileira
  • Sequência de partida com movimento dos mostradores e da iluminação
  • Sistema Antitravamento dos Freios (ABS)
  • Sistema de Som Meridian (11 alto-falantes 380W)
  • Sistema Keyless – Entrada sem chave
  • Sistema Touch Pro
  • Suspensão passiva
  • Tampa do Porta-malas Acionada por Gesto