Novo E-PACE é o primeiro SUV compacto da Jaguar

A Jaguar acaba de lançar no Brasil o novo modelo SUV de pequeno porte, o Jaguar E‑PACE. Apesar de compacto o modelo proporciona um enorme conforto para todos os passageiros. Mas o seu destaque está mesmo é no preço, o menor praticado pela marca em seus modelos.
Publicado em Carros dia 6/09/2018 por Alan Corrêa

A Jaguar acaba de lançar no Brasil o novo modelo SUV de pequeno porte, o Jaguar E‑PACE. Apesar de compacto o modelo proporciona um enorme conforto para todos os passageiros. Mas o seu destaque está mesmo é no preço, o menor praticado pela marca em seus modelos.

Preço muito atrativo

Os preços do novo Jaguar constituem uma das principais atrações do modelo, já que será o mais baixo da marca.

A começar pela versão de entrada, P250 2.0l, o preço inicial sugerido é de R$ 222.300. A versão intermediária R-Dynamic S P250 também 2.0 mas com uma lista de itens de série mais compelta é de R$ 246.750. E por fim, a versão top de linha, R-Dynamic SE P300, tem valor aproximado de R$ 278.080.

Motorização

A motorização do E-Pace não deixa a desejar, embora sua construção em aço lhe torne um pouco pesado – mais que seu irmão maior o F-Pace – mas isso só se sente ao levar o carro até seus limites.

No Brasil o único motor será o 2.0 turbo da família Ingenium que poderá ser calibrado com duas potências, 250 e 300 cv respectivamente. Em qualquer caso a transmissão que o acompanha é a automática sequencial de 9 velocidades e a tração integral inteligente em todas as versões.

Essa transmissão tem a particularidade de que as trocas manuais feitas na alavanca são feitas para trás aumentando a marcha e para frente diminuindo. Isso traz uma satisfação para os “puritanos”, mas pode causar estranheza para os desavisados. Contudo, há também a possibilidade de trocas manuais através das Paddle Shift localizadas junto ao volante.

A potência/torque do motor é 249 cv a 5.500 rpm / 37,2 kgf.m de 1.200 a 4.500 rpm na versão P250; e 300 cv a 5.500 rpm / 40,8 kgfm de 1.200 a 4.500 rpm na versão P300. Segundo dados divulgados pela marca o modelo (P300) é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, alcançando a velocidade máxima de 243 km/h.

Plataforma de construção do E-Pace é a mesma do Evoque

Uma das características que mais chamou a atenção dos entendidos no assunto é que o modelo E-Pace compartilha da mesma plataforma de fabricação do Range Rover Evoque ao invés de utilizar a plataforma de seu irmão maior, o F-Pace.

Na verdade o E-Pace tem muito mais do Evoque e da própria Discovery, do que do F-Pace, cujas semelhanças são praticamente só visuais.

Isso mesmo, o SUV de pequeno porte é construído em aço, o que lhe torna bastante mais pesado, chegando a quase 1,9 toneladas. Já o F-Pace é construído na mais recente plataforma do grupo e com estrutura quase toda em alumínio, o que torna seu peso menor, mesmo tendo maiores proporções.

Mais pesado no chão, mais leve no bolso. O E-Pace é cerca de 30% mais barato que o F-Pace. São 70 kg extras que talvez compense carregar.

Suas dimensões são: comprimento 4.395 mm, largura 1.984 mm, altura 1.649 mm, entre-eixos 2.681 mm.

Seus concorrentes ficam para trás

Em relação aos seus concorrentes, Audi Q3 e do Mercedes GLA e Evoque, o E-Pace ganha em praticamente todos os aspectos. Seu entre-eixos (2,68 m) maior proporciona mais espaço e consequentemente mais conforto aos passageiros do banco de trás. Sua motorização e potência entrega mais eficiência energética e melhor economia de combustível. O porta-malas de 577 litros contra os do Audi Q3 (460) e à do Mercedes GLA (421) ganha de longe, mesmo considerando que 93 litros estão sob o assoalho, o que daria ainda 484 litros.

Uma “pegada” realmente esportiva

O E-Pace não tem apenas “cara” de esportivo. Em relação ao Evoque ele surpreende pelas respostas ágeis, eficácia da transmissão de 9 velocidades, e o próprio design mais ousado, com detalhes como as pinças de freios vermelhas.

Itens de série de destaque em cada versão

A versão de entrada 2.0 P250 traz como principais itens de série: assistente de permanência em faixa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, câmera de ré, couro, rodas aro 19, painel digital, faróis com DRL de LED, bancos elétricos e central multimídia. Pode-se notar perfeitamente que mesmo nesta versão o veículo comporta todo luxo de que a marca é detentora.

A versão seguinet, R-Dynamic S P250, além dos itens de série da versão anterior, conta também com: Park Assist, GPS, retrovisor interno fotocrômico, rodas aro 20 e acabamento interno com apliques em preto brilhante. Mais luxo e distinção.

Por fim a versão top de linha, R-Dynamic SE P300, traz ainda mais tecnologia, especialmente em itens de segurança e conforto: piloto automático adaptativo, frenagem de emergência em alta velocidade, alerta de ponto cego, sistema de vetorização de torque, farol alto automático, porta-malas elétrico, som com upgrade e teto solar panorâmico.

Lista detalhada dos itens de série

A lista mais detalhada dos itens de série da versão top de linha segue abaixo: