O Fiat 500e é o primeiro veículo 100% elétrico da marca, o novo modelo já teve lançamento mundial, mas só deve chegar no Brasil em algum momento no início de 2021.
Os preços não foram revelados, mas espere por algo em torno de R$ 200 mil.
O novo 500e chega em três cores: Mineral Grey, Ocean Green e Celestial Blue. Na dianteira o emblema da Fiat deu lugar ao número 500 que é colocado sobre dois frisos cromados. O modelo tem três portas, sendo que a terceira porta está localizada na traseira direita e com abertura invertida, não existe uma coluna central na carroceria.
O conjunto óptico é em Full LED com design “Infinity”, ou seja, tem um formato arredondado, e foi dividido em duas partes pela linha do capô, deixando as luzes diurnas na tampa do antigo cofre do motor e os faróis na parte superior do pára-choque.
Na traseira, as lanternas ganharam uma releitura enquanto o friso acima da placa está maior e imita um spoiler. O nome do veículo ganhou um jogo de cores na lataria, onde o último “0” do “500” se transforma em “e”, de elétrico.
As rodas são bicolores de 17 polegadas, e ainda tem molduras cromadas nos vidros e nos painéis laterais.
Por dentro, os bancos, painel e volante são revestidos de napa imitando couro, logo Fiat nos bancos, volante bicolor e exclusiva personalização “la Prima” na console. O modelo ganhou um diferencial na alavanca de câmbio, que foi substituída por um teclado horizontal no painel, abaixo dos controles do ar, entre os dois, tem um compartimento para carregamento sem fio de smartphones.
Além disso, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Tudo graças ao novo sistema multimídia Uconnect 5 com tela 10,25 polegadas, que oferece o serviços: My Assistant, para solicitar ajuda em caso de avaria; My Remote, para saber o nível de bateria; My Car, para detalhes sobre os parâmetros do carro; My Navigation, mapa dinâmico; My Wi-Fi, ponto de acesso de internet móvel capaz de conectar até oito aparelhos; e My Theft Assistance, notificação imediata em caso de roubo.
O volante tem base reta e há uma outra tela também digital, destinada ao painel de instrumentos logo atrás do volante.
Ele também é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, sistema Intelligent Speed Assist, alerta de faixa, sistema Urban Blind Spot, sistema Attention Assist e câmeras de monitoramento longitudinal e lateralmente para diminuir os pontos cegos.
Entre os recursos de ajuda à condução, o novo Fiat 500e está equipado de série com frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de ciclistas e pedestres, troca involuntária de faixa de rodagem e leitura de sinais de trânsito, bem como sensores de estacionamento “drone view” e 360 graus.
O 500e é o único carro do seu segmento com direção autônoma nível 2, e também o único carro elétrico conversível de quatro lugares disponível hoje.
As primeiras 500 unidades fazem parte de uma série limitada, chamada: La Prima. Elas serão cabriolet e terão um emblema na lateral com número do modelo (que vai de 1 a 500) e que será acompanhado pelo nome do país em que o carro foi adquirido.
O motor elétrico que equipa o 500e tem potência de 118 cv e acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos com uma máxima de 150 km/h. O conjunto de baterias de íon-lítio tem capacidade de 42 kWh e dá uma autonomia de 320 km ao Fiat 500e.
A bateria tem um sistema de carga rápida que carrega 80% da bateria em 35 minutos. Em 10 minuto é possível dar carga suficiente para rodar 50 km.
O modelo também apresenta um modo de carga doméstica com uso do aparelho Easy WallboxTM. Com uma transferência energética de 2,3 kW, o carregamento completo pode ser feito em 6 horas.
De acordo com a Fiat, o 500e ganhou alguns centímetros. Agora, são: 3,6 m de comprimento (+6 cm), 2,34 m de entre-eixos (+2 cm), 1,68 m de largura (+ 6 cm). A introdução da nova porta aumentou o peso do 500e em 30 kg.