Novo Fiat Tipo 2021 tem motor turbo e deve chegar no Brasil

O Fiat Tipo deixou saudade em muito brasileiro quando foi substituído pelo Bravo no Brasil em 1997, deixando uma legião de fãs carentes do seu visual quadrado e seu ótimo espaço. Em outras terras europeias o Tipo ainda viveu bem e com variantes sedã e perua, mas o forte mesmo é o hatch que agora deve retornar ao Brasil com cara de Argo.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/10/2020

O Fiat Tipo deixou saudade em muito brasileiro quando foi substituído pelo Bravo no Brasil em 1997, deixando uma legião de fãs carentes do seu visual quadrado e seu ótimo espaço.

Em outras terras europeias o Tipo ainda viveu bem e com variantes sedã e perua, mas o forte mesmo é o hatch que agora deve retornar ao Brasil com cara de Argo.

Reestilizado e com novo motor 1.0 Firefly que equipará os modelos nacionais, o novo Fiat Tipo foi revelado na Europa.

Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo

O Novo Fiat Tipo foi completamente renovado e hoje parece mais moderno, mais dinâmico e elegante. Na nova frente está a grade redesenhada na qual se destaca o novo logotipo da Fiat, com as letras Fiat, uma declaração importante e fortemente renovada. O Tipo também é o primeiro carro da Fiat a adotar esse logotipo, depois do Novo 500 que acaba de ser apresentado.

Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo

Os faróis foram totalmente redesenhados, agora eles adotam a tecnologia “full-led” tanto na frente quanto na traseira: eles não só realçam as linhas do carro, mas também conferem um visual mais moderno e aumentam a segurança ativa e passiva – graças à maior visibilidade e, de forma consistente com a busca por maior sustentabilidade em cada detalhe, reduzem o consumo de energia elétrica a bordo – e, portanto, consequentemente, de CO2.

Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo

Os pára-choques da parte inferior do carro, que foram totalmente redesenhados com a inclusão de elementos no acabamento ICE MATTE – cromo acetinado – são combinados com as novas rodas de liga leve de 16 “ou 17” com acabamento em diamante e novos designs.

Por dentro, o visual é totalmente novo. Os bancos apresentam tecidos com designs exclusivos. O cluster digital TFT de 7 ”totalmente configurável substitui o cluster de instrumento analógico tradicional. Um sistema extremamente mais tecnológico e sofisticado, que permite ter o estado do carro, da parte multimídia e do telefone sob controle durante a viagem. O cluster combina com o novo rádio UConnect 5 com tela de toque de 10,25 ”. Também adotado pela primeira vez no Grupo FCA pelo Nuova 500 e agora disponível no Tipo.

Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo

O novo Tipo pode ser equipado com o novo GSE 1.0 T3 100hp. O novo motor de três cilindros entrega um binário máximo de 190Nm já a 1500 rpm, em vez de 4500 rpm como o atual motor a gasolina 1.4 95hp que parava a 127Nm.

O GSE 1.0 T3 100hp pertence à família de motores FireFly Turbo e representa a versão mais atualizada para o melhor desempenho combinado com baixíssimos consumos e emissões. A potência máxima é 74KW (100hp).

Novo Fiat Tipo
Novo Fiat Tipo

O novo motor permite uma condução agradável e oferece excelentes arranques graças à favorável curva de binário já a baixas rotações e também é mais confortável graças ao notável silêncio. As emissões de CO2 caem para um valor de 121g / km (WLTP).

Finalmente, a caixa de velocidades foi calibrada para garantir a máxima capacidade de resposta no tráfego urbano e o máximo conforto na auto-estrada, parando o motor a 3200 rpm a uma velocidade de cruzeiro de 130km / h.