Novo Porsche 911 Carrera Cabriolet tem exclusiva capota conversível

O modelo lendário do Porsche 911 ganhou duas versões Cabriolet com um sistema inédito de capota conversível. Quando está fechada, a capota consegue imitar o teto do modelo cupê com um arco sem dobras e divisões. Mesmo em situações de capotagem, o novo Carrera consegue proteger os ocupantes por um mecanismo de proteção automatizado.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 18/04/2019

O modelo lendário do Porsche 911 ganhou duas versões Cabriolet com um sistema inédito de capota conversível. Quando está fechada, a capota consegue imitar o teto do modelo cupê com um arco sem dobras e divisões. Mesmo em situações de capotagem, o novo Carrera consegue proteger os ocupantes por um mecanismo de proteção automatizado.

Modelo de capota inédito

A última geração do Porsche 911 Cabriolet acaba de ser lançada para se unir a família nueveonce, a qual teve primeira versão conversível produzida no ano de 1982.

Um dos principais destaques é o novo sistema de capota do Carrera Cabriolet, totalmente automatizado, capaz de reproduzir a silhueta do Porsche cupê sob a mesma curvatura e quando aberta fica ultra compacta ocupando 55 cm de comprimento por 23 cm de altura.

Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet

O painel em arco do Cabriolet sem nenhuma divisão visível permite uma melhor aerodinâmica, utilizando em toda moldura magnésio e uma conexão cinematicamente por meio de um cilindro hidráulico.

E, caso de capotagem, o novo Porsche tem um sistema de proteção que aumenta a rigidez. A função anticapotagem está tão aperfeiçoada que o risco do acionamento acidental está reduzido ao mínimo. Apenas na capotagem iminente que a capota é fechada por dois módulos que se estendem impulsionados por molas e um pino de carboneto metálico que faz a trava.

Além disso, inclui um deflector com acionamento elétrico em velocidades de até 120 km/h para proteger os passageiros do vento e conta com um mecanismo de acionamento hidráulico que permite abrir e fechar o teto em apenas 12 segundos com o veículo em velocidade de até 50 km/h.

Motorização

Em resumo, o novo Porsche 991 Cabriolet está disponível em duas versões: uma Carrera S de tração traseira e outra Carrera 4S de tração integral, ambas com motor boxer 3.0 litros biturbo de 6 cilindros em linha, 450 cv de potência a 6.500 rpm, 54 kgfm de torque máximo entre 2.300 a 5.000 rpm e transmissão automática PDK de 8 marchas.

A Carrera S tem a variante da aceleração de 3,9 segundos de 0 a 100 km/h e no modo de condução Sport em apenas 3,7 segundos; a velocidade máxima é de 306 km/h e consumo médio de 9.1 km por litro.

Já o Carrera 4S tem números com uma diferença pequena, fazendo de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e 3,6 segundos no modo Sport; a velocidade máxima é de 304 km/h e o consumo médio de 9.0 km por litro.

Inovações no Porsche Cabriolet

O novo Porsche 911 Cabriolet traz também outras novidades, entre as quais podemos destacar:

  • Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras mais rígidas
  • Melhor distribuição de peso
  • Melhor rigidez torcional
  • Rebaixamento da altura em 10 cm
  • Sistema de suspensão esportivo PASM regulável (Porsche Active Suspension Management)

Exterior

Quanto ao design, a maior largura e o spoiler traseiro ajustável deixaram o modelo mais atrativo, bem como as grandes rodas de 20 polegadas no eixo traseiro e 21 polegadas no traseiro.

Porsche 911 Carrera Cabriolet
Porsche 911 Carrera Cabriolet

A dimensão da carroceria é a mesma para ambas as versões, com 4.519 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.299 mm de altura e 2,450 mm de distância entre eixos.

Interior

Na cabine, o relógio central do contador analógico no painel de instrumentos marca a tradição de um estilo atemporal e que segue evoluindo com as duas modernas telas configuráveis com informações completas ao motorista e uma tela de multimídia sensível ao toque de 10,9 polegadas.

Assim como os modelos 911 Cupê, o Cabriolet traz também o sistema de modo de condução Wet Mode, capaz de identificar automaticamente quando a pista está molhada e ajustar o veículo com níveis adaptados para tais condições.

Preços

Os modelos Cabriolet da oitava geração Porsche 911 já estão disponíveis para a compra no Brasil com os valores sugeridos:

  • Carrera S Cabriolet – R$ 729.000
  • Carrera 4S Cabriolet – R$ 769.000