O Citroën C4 Cactus é um modelo empolgante, cheio de personalidade, e personalizável, com muita tecnologia e tudo que um sistema de segurança pode oferecer sobre duas rodas. Seu motor é excelente, contando com modo esportivo de condução.
O preço do modelo varia bastante de acordo com a versão pretendida, mas ele tem um preço inicial muito convidativo, e a versão top de linha não assusta tanto como em outros modelos, ainda mais se considerarmos a incrível lista de itens de série que ela traz. Os valores são aproximados:
As cores disponíveis são: Branco Banquise, Branco Nacré, Cinza Aluminium, Cinza Grafito, Preto Perla Nera, Azul Esmeralda. Existe ainda a opção de teto bi-ton em algumas versões.
O modelo conta com duas possibilidades de motorização, ambas muito boas, sendo a primeira composta pelo motor 1.6 VTi 120 16v com 4 cilindros em linha, 122 cv de potência a 5.800 rpm e torque máximo de 16,4 kgf.m a 4.000 rpm. Esse motor pode trabalhar com o câmbio manual de 5 marchas ou com o automático de 6 velocidades.
A segunda opção traz o incrível motor 1.6 Turbo THP 173 Flex 16v com 4 cilindros em linha, 173 cv de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 24,5 kgf.m a apenas 1.400 rpm. Neste caso a única opção de transmissão é a automática sequencial de 6 velocidades com os modos ECO e SPORT de condução.
Todo o design do modelo impressiona, mas a assinatura em LED e as lanternas traseiras com efeito 3D dão um realce que tornam o modelo um carro moderno, jovial e ao mesmo tempo sofisticado e luxuoso.
O sistema de Alerta de Atenção ao Condutor é um excelente recurso de segurança, já que ele consegue identificar pequenas distrações que o motorista pode ter durante a condução, avisando-o disso por meios visuais e sonoros. Dessa forma, é possível recobrar a atenção antes que aconteça algum acidente.
Outro recurso muito interessante é o Alerta de Saída de Faixa, sistema capaz de reconhecer as faixas de rolagem da via e alertar o motorista caso ele, inadvertidamente, se desvie de modo involuntário.
Esse sistema pode advertir o motorista sobre a iminência de um acidente, e até mesmo é capaz de acionar os freios de modo automático para evitar ou reduzir as proporções de uma colisão.
Apesar de contar apenas com tração dianteira em todas as suas versões, o modelo traz o sistema Grip Control, responsável por atuar junto às rodas dianteiras para que elas se adaptem a qualquer terreno, contando com 5 modos de condução: normal, neve, lama, areia e desligado (off).
Além disso, ele conta também com o Assistente de Partida em Rampa que facilita bastante o dia-a-dia em situações de uma rua muito íngreme, não sendo preciso utilizar o freio de estacionamento (freio de mão) para arrancar. O sistema mantém o veículo parado por 3 segundos, dando tempo ao motorista para pisar no acelerador.
Uma das características que mais merece destaque no modelo é a grande possibilidade de personalização que se pode fazer por meio da combinação das cores, sendo que o teto pode ser de cor diferente do restante do carro, e das Airbumps também de formas bastante variadas. Assim, é possível deixar o carro com a sua cara.
A tecnologia empregada no modelo é de ponta. Ele traz um lindo painel de instrumentos 100% digital, que apresenta as principais funcionalidades do modelo.
De fábrica o modelo já traz a câmera de ré embutida, que apresenta sua imagem na tela da central multimídia. O modelo também conta com o sistema de chave keyless, pelo qual não é mais preciso pegar na chave para destravar, travar ou dar a partida no motor do veículo, bastando apenas portá-la consigo, pois o sistema tem um reconhecimento por sensor de presença que identifica a chave em suas proximidades.
Um recurso que facilita o cuidado do veículo é o Sistema de Detecção de Pressão dos Pneus. Com apenas alguns poucos toques na tela da central multimídia o motorista pode ficar sabendo se os pneus estão bem calibrados ou se apresentam alguma irregularidade.