A atual geração do Toyota Corolla 2021 conta com cinco versões, entre as principais novidades, a décima segunda geração do Corolla agora tem a plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, mas o grande destaque vai para a versão híbrida flex.
O Corolla 2021 chega nas versões GLi, XEi e Altis, todas com o renovado motor 2.0 Dynamic Force com injeção direta e indireta, tendo até 177 cavalos. Além dessas opções, o sedã também tem a grande novidade da versão Hybrid, que aparece nas configurações Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, ambas com potência combinada de 123 cavalos.
Os preços são altos e partem dos R$ 110.190,00 e chega até R$ 148.390,00 na versão Altis Hybrid Premium.
O visual do novo Corolla 2021 conta com o design Prestige, mais robusto e esportivo. Todas as versões vem com rodas de liga leve, que variam entre 16 e 17 polegadas, dependendo da configuração.
A dianteira apresenta um para-choque com laterais trapezoidais, enquanto a grade se liga aos faróis com uma linha bem elegante. Tudo isso forma uma única linha, que invade as laterais e dá um visual mais dinâmico ao sedã médio.
Os faróis contam com regulagem de altura e sistema automático de iluminação. Nas versões GLi e XEi eles são de halogênio com luzes diurnas em LED, enquanto a Altis tem faróis Bi-LED, também com DRL. Nas versões híbridas, o acabamento é na cor azul.
Abaixo da linha dos faróis estão uma enorme grade preta e os faróis de neblina, que são de LED e estão disponíveis a partir da versão intermediária XEi. Já a versão Altis híbrida vem com o logo da marca na cor azul, o que a diferencia das demais.
Passando para a traseira, o Corolla 2021 vem com novas lanternas (totalmente em LED nas versões Altis) que se harmonizam com o desenho do porta-malas e vincos marcantes no para-choque. A parte superior do porta-malas tem linhas que vão pelas laterais, acima das maçanetas, e terminam na altura dos faróis.
Outra novidade para a linha do Corolla foi o teto solar elétrico com função antiesmagamento, disponível como item de série na versão Altis e como opcional no pacote Premium para a versão híbrida.
As dimensões do novo Corolla 2021 são 4,6 m de comprimento, 1,7 m de largura e 1,4 m de altura, com entre eixos de 2,7 m. O porta-malas tem 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
Por dentro, as versões GLi, XEi e Altis têm um novo painel de instrumentos e volante de três raios com acabamento em couro, que conta com controles do áudio e do computador de bordo, além de acabamento em couro e aletas para trocas de marcha.
O novo painel de instrumentos vem com três mostradores, tem um circular no centro, um semicircular no lado esquerdo e uma tela TFT de 4,2 polegadas do lado direito. Já a opção híbrida tem uma tela digital e colorida, de 7 polegadas, também em TFT, bem no centro do painel.
O acabamento interno do Corolla Gli é em partes revestidas de tecido e couro na cor preta. Painel central em Black Piano e bancos traseiros com descanso de braços central e porta-copos. Já as versões XEi e Altis híbrida tem um revestimento totalmente em couro preto. Além do difusores de ar com acabamento na cor prata e espelho retrovisor interno com antiofuscante eletrocrômico. As opções mais caras Altis Premium e Altis Hybrid Premium tem partes revestidas em couro bege e marrom.
Entre os principais equipamentos estão o indicador de direção econômica no painel de instrumentos (ECO driving). Start Button/Push Start e Smart Entry, limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva, ar-condicionado automático digital dual zone frio e quente com filtro antipólen. Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação e altura com distância) e do passageiro dianteiro para quatro ajustes (distância e inclinação).
O sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense presente no Corolla 2021, coloca o novo modelo como o sedã médio com mais equipamentos de segurança em nosso mercado. Tem o sistema pré-colisão, sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC), sistema de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de alarme volumétrico e perimétrico. E ainda tem acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras e farol alto automático (AHB).
O motor da versão de entrada Gli é 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force), com 177 cavalos de potência e 21,4 Kgf.m de torque (abastecido 100% com etanol), com transmissão automática, Direct Shift CVT com modo sequencial de dez velocidades. O Corolla Xei possui a mesma configuração, incluindo paddle shift no volante e botão seletor de modo de condução Sport, assim como o Altis Premium.
Já o Corolla Altis Hybrid e Hybrid Premium tem motor com sistema Híbrido Flex com 101 cavalos de potência no motor a combustão e 72 no motor elétrico. Torque de 14,5 Kgf.m no motor a combustão (abastecido 100% com etanol) e 16,6 Kgf.m no elétrico. A transmissão é automática Hybrid Transaxle CVT com botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle).