A fabricante japonesa Toyota anunciou a chegada ao Brasil da quinta geração do seu RAV4, o modelo que vem conquistando diversos prêmios mundo afora, recebendo inclusive o título de SUV mais vendido do mundo, tem a ousada meta de conseguir cativar ainda mais o público brasileiro.
A quinta geração do SUV japonês tem previsão de chegada no território brasileiro no dia 13 de junho deste ano, com muitas mudanças na parte tecnológica, seu design exterior e também com a adesão de várias novidades na parte de motorização.
Em um mercado onde os SUVS são cada vez mais valorizados e procurados, investir nesta categoria de veículos se torna essencial para o sucesso das mais diversas montadoras, desde as mais tradicionais até mesmo as que não fazem parte deste ramo, com o exemplo da Porsche com o Cayenne.
Mas ainda assim com a adição de diversos modelos de SUVS ao redor do mundo, os modelos mais antigos de marcas com mais experiência nesta área são os que mais acabam vendendo justamente pela credibilidade que passam.
Com o Toyota RAV4 aconteceu exatamente dessa forma. Lançado em 1994 como uma vertente menor da 4Runner, o modelo rapidamente ganhou espaço no mercado e ganhou uma legião de fãs que continuam adorando o modelo até os dias atuais.
Durante os 25 anos de existência da RAV4, o modelo já passou por 5 gerações e as mais diversas alterações possíveis. Sempre com a missão de não fazer mudanças extremamente radicais em seus veículos, a Toyota foi gradativamente melhorando seus veículos com o melhor que podem oferecer, sendo que assim foi feito no RAV4.
A quinta geração da RAV4 chega com a principal novidade que o veículo será o primeiro de seus concorrentes (pelo menos aqui no Brasil) a adotar a tecnologia híbrida, mesclando energia elétrica com gasolina, assim ganhando pontos a mais que Honda CR-V, Mitsubishi Outlander e Hyundai Santa Fé.
Seu design conta com alterações que fazem o RAV4 se atualizar perante seus concorrentes, porém de forma em que o mesmo continue sendo exclusivo. Sua parte frontal conta com faróis em LED com tecnologia crepuscular, além da nova grade frontal em formato octogonal imitando a grade da 4Runner americana. Na parte traseira, o modelo conta com novas lanternas em LED poligonais que remetem as do Hilux SW4 de nova geração. As novas rodas aro 18 polegadas criam um aspecto mais urbano ao veículo.
Seu interior segue a nova linha de design da Toyota em seus modelos globais. Com o mesmo volante do novo Corolla, o veículo ainda conta com um novo painel de instrumentos digital, com ar condicionado de duas zonas, sistema start-stop, multimídia com tela de LCD de 7 polegadas, câmera de ré, bancos em couro, teto solar do tipo panorâmico, porta malas de 580 litros e outras diversas tecnologias de segurança para o condutor e seus passageiros.
O RAV4 ainda ficou mais largo (+10mm) e mais baixo (-10mm), fazendo com que assim o veículo se tornasse mais ágil e ao mesmo tempo mais robusto que sua geração anterior.
Mesmo completamente repaginado em seu visual e interior, a principal mudança entre todas foi a adesão de motores que utilizassem a tecnologia híbrida.
Utilizando um motor a gasolina 2.5 de 4 cilindros com mais três motores elétricos que armazenam a energia elétrica causada por forças geradas pelo veículo em uma bateria de níquel-hidreto metálico II, o SUV consegue gerar uma potência total de 222 cv e ainda conseguir realizar números de autonomia realmente impressionantes, como 14,3 km/L na estrada e 12,8 km/L em ciclo urbano, lembrando que o veículo possui um tanque de combustível de 55 litros.
O RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões, a S (de entrada) e a SX (topo), custando 165.990 reais e 179 mil reais, respectivamente.