Já não é novidade nenhuma que os carros sedans médios estão perdendo força. Os Hatchs então nem se fala.
Mas uma coisa ambos têm em comum: nestes últimos anos, ambos estão sendo preteridos as picapes e, principalmente, pelas SUVs.
Não há como negar que as Suv’s vieram para ficar. Com uma melhor posição de dirigir, maior conforto e uma visão privilegiada, rapidamente se tornaram queridinhas no mercado. Estes carros também são ótimas opções para quem procura carros para PCD.
Durante anos, as marcas de automóveis e seus engenheiros visavam a aerodinâmica, praticidade, economia de combustível e principalmente o desempenho de seus modelos como pontos principais de seus carros, esquecendo de atender as exigências mais importante: A dos consumidores.
Não é fácil comprar carro no Brasil, mas para nós brasileiros, outro fator que ajuda na decisão de escolher um veículo desses é o estado de nossas estradas, que muitas vezes ficam esburacadas e cheia de remendos, assim facilitando danos a carros mais baixos, que tem uma menor distância até o solo.
Mas não apenas as estradas podem ser desculpas. Nos EUA, dos 20 carros mais vendidos, os três carros mais vendidos são caminhonetes, e 9 são SUV’s.
Logicamente, algumas marcas tiveram (algumas ainda tem) em aceitar que os tempos mudaram, mas com o decorrer do tempo perceberam que a melhor escolha era se adequar aos novos tempos.
Marcas como Audi, Mercedes e BMW decidiram aplicar toda sua tecnologia em “Sport Utility Vehicles”. Desta forma, nasceram carros renomados como o Audi Q7 e sua linha, as BMW X e as famosas Mercedes ML, G Class e mais recentemente X class.
Até mesmo marcas com renome em carros esportivos como Ferrari, Maserati e Porsche foram obrigados a entrar neste ramo. A ultima, por exemplo, começou com o modelo Cayenne, que rapidamente atingiu o sucesso, continua sendo vendida até hoje e, junto a sua “irmã mais nova” Macan, representam a maioria das vendas da Porsche no mundo.
A história das SUV’s no Brasil é mais antiga do que se parece. O primeiro carro que mais se parece com os moldes de um suv atual foi o renomado Rural Willys, que foi muito bem recebido por proprietários de sítios e áreas rurais, dando assim um bom início.
Mas o verdadeiro “boom” ocorreu em 2003, quando a Ford lançou no Brasil a EcoSport, um SUV que fez a marca liderar esse segmento por vários anos consecutivos, mesmo com a entrada de outros rivais como Hyundai Tucson e, mais tarde, Renault Duster.
A EcoSport começou a perder força quando uma onda de Suv’s começaram a invadir o Brasil, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Compass e Nissan Kicks, mas mesmo assim a Suv americana não deixou de vender.
Para se ter uma ideia de como as Suv’s estão dominando o mercado nacional, basta olhar os 20 carros mais vendidos no país no mês de Janeiro de 2019.
Entre os 20 primeiros, vale destacar a 9ª colocação da Jeep Renegade e a 11ª posição da Jeep Compass, carros que tem preços muito elevados se comparados aos outros carros da lista. Para se ter uma ideia, um Corolla (13º) pode chegar a custar até R$ 115.000,00 enquanto uma Compass pode facilmente ultrapassar a barreira dos R$ 160.000,00 e mesmo assim a suv tem mais unidades vendidas que o sedan japonês.
Dos 20 carros desta lista, 6 são suv’s que em seus modelos topo de linha podem facilmente extrapolar a marca de R$ 100.000,00. Ou seja, os brasileiros estão visando atualmente mais o conforto e suas necessidades atendidas, mesmo que para isso seja necessário desembolsar uma maior quantia.