Apresentado em setembro, o Volkswagen Taos 2025 já está à venda nos Estados Unidos. Com preço inicial de US$ 26.420, o modelo oferece uma gama mais ampla de versões e opções em comparação ao Brasil, incluindo a tração integral 4Motion, que está disponível em todas as variantes e de série no modelo topo de linha.
Pontos Principais:
No mercado norte-americano, os preços variam entre US$ 26.420 (aproximadamente R$ 150.000) para a versão S com tração dianteira e US$ 36.120 (cerca de R$ 203.500) para a SEL com tração integral.
O Taos 2025 recebeu um facelift exclusivo para o mercado norte-americano, diferenciando-se de sua versão chinesa, o Tharu. As principais alterações no design incluem um novo arranjo de luzes, com filetes iluminados na grade frontal e lanternas traseiras redesenhadas, conectadas por uma barra de LED. O para-choque também foi reformulado com uma abertura maior para o fluxo de ar e detalhes em cores contrastantes com a carroceria.
Na parte mecânica, o motor 1.5 turbo passou por atualizações, agora entregando 176 cv de potência, um ganho em relação aos 160 cv da versão anterior. Além disso, a transmissão de dupla embreagem foi substituída por uma automática de 8 marchas com conversor de torque, oferecendo melhor desempenho, especialmente nas versões com tração integral.
Internamente, o modelo norte-americano traz melhorias no acabamento, com um novo painel de instrumentos em tons claros e uma tela de 8 polegadas sensível ao toque como item de série. As versões SE e SEL oferecem ainda mais tecnologias, como espelhamento sem fio e controle por voz.
Para o Brasil, espera-se que o Taos 2025 chegue com o mesmo design e melhorias, mas o grande desafio será a motorização. Atualmente, o Taos brasileiro utiliza o motor 1.4 turbo flex de 150 cv, mas esse motor poderá ser substituído por um novo propulsor 1.5 Evo2 para atender às novas normas de emissões que entrarão em vigor em 2025, conforme o programa de controle de poluentes (Proconve PL8). Há também a possibilidade de uma versão híbrida, que seria uma grande novidade para o modelo no país.
A produção do Taos na Argentina está sob revisão, e há especulações sobre uma possível mudança para o México, de onde já são importados modelos como o Tiguan Allspace e o Jetta. Essa decisão será crucial para determinar o futuro do Taos no Brasil, já que a produção na Argentina pode não ser economicamente viável a longo prazo.
A Volkswagen também deve aproveitar o lançamento do novo Taos para aprimorar os sistemas de segurança e assistência ao motorista, com a inclusão de novos itens do pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que vem sendo cada vez mais comuns nos veículos vendidos no país.
Outra novidade para o mercado norte-americano é a inclusão de novas cores na paleta de opções, sendo um tom verde chamativo a cor de lançamento. No Brasil, as opções de cores ainda não foram confirmadas, mas é provável que sigam o padrão das versões anteriores, com tons neutros e discretos predominando.
Embora o novo Taos esteja programado para chegar ao Brasil apenas no segundo semestre de 2025, a Volkswagen já está realizando testes com o modelo no país. A expectativa é que as versões brasileiras recebam as mesmas atualizações visuais e tecnológicas vistas no exterior, acompanhadas de ajustes específicos para atender às necessidades do mercado local.
As informações adicionais sobre o modelo devem ser divulgadas no Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro, onde a Volkswagen apresentará mais detalhes técnicos e opções de personalização.
A expectativa é que o novo Taos mantenha os níveis de consumo de combustível semelhantes aos da versão atual ou até melhore, graças às atualizações no motor e no sistema de transmissão.
Fonte: Volkswagen, Motor1 e MSN.