Todos os carros da Volvo possuem um design elegante e performance única com luxo escandinavo, e com o S90 isso não é diferente. Ele tem um novo tipo de luxo, elegante, distintivo e feito com materiais únicos e naturais, com um interior bem “clear”. Sofisticada e acolhedora, a cabine apresenta linhas clássicas, cores claras e estilo minimalista, características da escola de design escandinavo, o que faz dele um sedan diferente dos demais.
O S90 oferece o que a Volvo tem de mais avançado em tecnologia. A começar pela multimídia Sensus, que é totalmente conectada e traz navegador com mapas em 3D com alertas até de pedágios, bem como sistemas Android Auto e CarPlay. Há também funcionalidades diversas, incluindo sistemas de segurança do carro.
Um dos recursos é a acústica do Salão de Concertos de Gotemburgo, reproduzindo áudio de altíssima fidelidade. Em três páginas, com direito a menu de operações e um manual bem intuitivo, a central Sensus é bem sofisticada.
Ela fica numa tela de 9 polegadas, que pode ter o fundo branco. O sistema de som é Bowers & Wilkins com reprodução acústica em 3D. Esse inovador sistema de som foi desenhado especificamente para o S90, com destaque para o subwoofer que tinha ar de fora do carro para criar graves profundos e ressoantes. Um tweeter montado atrás do painel reduz ruídos do para-brisas. O sistema possui três diferentes modos – Studio, Individual Stage e Gothenburg Concert Hall – permitindo que você molde o som de acordo com sua música ou humor. O design dos auto-falantes em amarelo e prata fazem com que o sistema parece tão bonito quando o som que sai dele.
O S90 também possui o Volvo OnCall, que permite chamadas de emergência em caso de acidente. Falando em segurança, o sedan de luxo conta com o City Safety, que enxerga perigo potencial, usando radar e câmeras para identificar situações de perigo e avisa o motorista caso detectar um perigo de colisão. Caso o motorista não tenha reação no tempo correto, o City Safety pode frear o carro automaticamente para evitar ou mitigar uma colisão.
Também faz parte dos itens de segurança o sistema Run-off road mitigation da Volvo Cars, que detectar se o carro está prestes a sair da estrada de maneira não intencional em velocidades entre 65-140km/h e usa o volante e os freios para guiar o carro de volta ao caminho correto.
Dentro do pacote de tecnologia de assistência à direção do S90 tem o Pilot Assist, um sistema que ajuda manter o carro em uma distância segura do carro a frente e sempre no centro da faixa, fazendo, inclusive, curvas simples.
O novo S90 é equipado com um sistema composto por quatro câmeras, que auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do seu carro. Para completar tem ainda a tecnologia Park Assist, que usa sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares.
Com detalhes cromados e em alumínio, o Volvo S90 tem um volante multifuncional com Pilot Assist (até 130 km/h) e controle de cruzeiro adaptativo, bem como comandos de mídia e telefonia. A coluna de direção é ajustável manualmente.
O novo Volvo S90 tem detalhes únicos em seu interior, como o botão de partida com detalhes em diamante, câmbio feito em cristal Orrefors e acabamento em madeira que domina o painel central. Cada assento do S90 proporciona uma posição confortável e ergonomicamente correta, tanto para os bancos dianteiros quanto os traseiros.
Os faróis são de LED com um formato em T, e ainda contam com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.
Para complementar o estilo do Volvo S90 é possível adquirir alguns acessórios a mais, como o kit de estilo exterior, que contém partes adicionais para destacar ainda mais o design exterior do carro, está incluso detalhes no para-choques dianteiro e moldagem de soleira lateral com inserções especiais, aerofólio e saídas de ar duplas integradas no difusor traseiro. Também é possível escolher entre detalhes cromados, na cor do carro ou pretas. Sendo, que cada componente pode ser adquirido individualmente, inclusive a grade dianteira cromada.
E para encerrar, o motor do Volvo S90 é híbrido e faz conjunto com um motor T6 a gasolina, sendo um o Drive-E 2.0, com uma bateria elétrica para reduzir as emissões de combustível e emissão de poluentes. O Drive-E 2.0 tem 320 cavalos a 6.000 rpm e 40,6 kgfm a 2.200 rpm, e o elétrico dispõe de 87 cavalos e 24,5 kgfm, fornecidos de forma instantânea. Com isso, a potência combinada é de 407 cavalos e 65,1 kgfm. O S90 T8 vem ainda com transmissão automática Aisin de oito marchas e proporciona três modos de direção, sendo o modo Pure (somente elétrico), o modo Power, e o modo Padrão (Híbrido).