buscar
Notícias

O novo logo da Renault

Na mesma onda, a marca de baixo custo da Renault, a Dacia, também mudará seu emblema a partir de 2022, para um conceito totalmente diferente do que a marca romena está usando hoje. O novo logotipo consistirá em letras estilizadas "D" e "C", voltadas para direções opostas, algo semelhante a um abridor de garrafas. No começo do ano, quando foi apresentado o novo modelo do SUV compacto Bigster já estava presente o novo logo.
Publicado em Notícias dia 26/03/2021 por Alan Corrêa

O famoso losango da Renault está de cara nova. O novo logotipo já foi notado quando o protótipo Renault 5 elétrico foi revelado, e também nos veículos de teste da próxima versão do Megane eVision.

Até 2024 todos os carros de produção da marca adotaram o emblema atualizado, que possui um design plano com dois diamantes entrelaçados.

Como este novo logo surgiu

Para Gilles Vidal, o losango encarna essencialmente a Renault. Por isso, manter esta forma geométrica universal seria evidente.

Desde 1900 a Renault já promoveu várias mudanças em sua identidade visual, o losango que serve de base ao logo se mantém inalterado desde 1925. Sua última versão, introduzida em 2015, foi um design atualizado do emblema lançado em 1992.

O losango da Renault foi refeito nada menos que oito vezes, e com esse novo logotipo redesenhado será a nona atualização. O novo visual corporativo está sendo elaborado desde 2019, ele é descrito como “organizado, sem assinatura ou tipografia”, e foi desenvolvido para remeter a marca no futuro, isso mostra como a marca sempre fez questão de evoluir, para estar alinhada com os novos tempos.

Desde 1900 a Renault já promoveu várias mudanças em sua identidade visual

“O losango é uma das formas mais reconhecidas no mundo e no universo automotivo. Com uma forma geométrica simples, uma identidade forte e potente, o desafio era renovar esta forma para agregar propósito e novos valores, mais contemporâneos, para projetar a marca no futuro”, explica Gilles Vidal, diretor Mundial de Design na Renault.

Na mesma onda, a marca de baixo custo da Renault, a Dacia, também mudará seu emblema a partir de 2022, para um conceito totalmente diferente do que a marca romena está usando hoje. O novo logotipo consistirá em letras estilizadas “D” e “C”, voltadas para direções opostas, algo semelhante a um abridor de garrafas. No começo do ano, quando foi apresentado o novo modelo do SUV compacto Bigster já estava presente o novo logo.

Este novo logo será progressivamente aplicado nos veículos Renault. Ele aparecerá orgulhosamente nos modelos que serão lançados a partir do próximo ano. “Até 2024, toda a gama Renault exibirá este novo emblema”, conclui Gilles Vidal.