Os veículos elétricos têm se popularizado devido a uma crescente preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética. À medida que mais consumidores optam por essa tecnologia, crescem também as dúvidas sobre suas funcionalidades em condições extremas, como enchentes.
A discussão sobre a capacidade dos carros elétricos de enfrentar enchentes evidencia tanto suas vantagens técnicas quanto as precauções que ainda devem ser consideradas. Embora a tecnologia de veículos elétricos ofereça algumas proteções contra os desafios de dirigir em áreas alagadas, a recomendação geral permanece: evitar vias alagadas para garantir a segurança.
A segurança dos carros elétricos em situações de alagamento é uma das principais preocupações. As baterias, um componente vital desses veículos, são instaladas no assoalho e possuem uma estrutura selada. Esta característica impede a entrada de água, protegendo as células da bateria de qualquer contato com a mesma. Este projeto visa garantir a integridade da bateria em condições adversas, incluindo alagamentos.
Diferentemente dos motores de combustão interna, os motores dos carros elétricos não estão sujeitos ao risco de calço hidráulico. O calço hidráulico ocorre quando água é aspirada no lugar de ar, causando danos severos ao motor. Nos veículos elétricos, esse risco é inexistente, uma vez que o motor opera baseado na corrente elétrica e não envolve a admissão de ar ou a mistura de ar e combustível.
Durante uma travessia de área alagada, um veículo a combustão precisa manter uma marcha engatada e o motor em giro alto para evitar que a água entre pelo escapamento, um problema inexistente nos veículos elétricos, pois não possuem escapamento. Este fator elimina uma preocupação comum em veículos a combustão e destaca uma vantagem técnica dos elétricos.
Os carros elétricos geralmente são mais pesados devido à presença de baterias de grande porte. Esse peso extra contribui para uma menor probabilidade de o veículo começar a flutuar em situações de enchente, onde o nível da água pode elevar-se acima da metade da roda. Em contraste, veículos mais leves podem ter maior facilidade de perder contato com o solo e começar a boiar.
Apesar das características de design que favorecem a condução de carros elétricos em áreas alagadas, é importante destacar que dirigir sob essas condições não é recomendado. A possibilidade de oxidação dos componentes elétricos ainda existe, e a segurança do condutor e dos passageiros não pode ser garantida em condições onde parte do carro fique submersa.
*Com informações do Autoesporte, Vrum, UOL e Autopapo.