O que acontece com carro elétrico em enchente? Saiba como proceder

Os veículos elétricos são projetados com a bateria instalada no assoalho do carro. Esta configuração não é apenas uma questão de eficiência de espaço; ela também contribui para a segurança do veículo em situações de enchente. As baterias dos carros elétricos são protegidas por uma estrutura selada que impede a entrada de água. Este selo protege as células da bateria e garante que o componente não seja comprometido mesmo se o veículo passar por uma área com acumulação de água.
Publicado em Dicas dia 20/04/2024 por Alan Corrêa

Os veículos elétricos têm se popularizado devido a uma crescente preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética. À medida que mais consumidores optam por essa tecnologia, crescem também as dúvidas sobre suas funcionalidades em condições extremas, como enchentes.

A discussão sobre a capacidade dos carros elétricos de enfrentar enchentes evidencia tanto suas vantagens técnicas quanto as precauções que ainda devem ser consideradas. Embora a tecnologia de veículos elétricos ofereça algumas proteções contra os desafios de dirigir em áreas alagadas, a recomendação geral permanece: evitar vias alagadas para garantir a segurança.

Segurança dos Carros Elétricos em Condições de Enchente

Carros elétricos ganham mercado por sua eficiência energética. Dúvidas surgem sobre sua funcionalidade em condições extremas como enchentes.
Carros elétricos ganham mercado por sua eficiência energética. Dúvidas surgem sobre sua funcionalidade em condições extremas como enchentes.

A segurança dos carros elétricos em situações de alagamento é uma das principais preocupações. As baterias, um componente vital desses veículos, são instaladas no assoalho e possuem uma estrutura selada. Esta característica impede a entrada de água, protegendo as células da bateria de qualquer contato com a mesma. Este projeto visa garantir a integridade da bateria em condições adversas, incluindo alagamentos.

Motor e Risco de Calço Hidráulico

Diferentemente dos motores de combustão interna, os motores dos carros elétricos não estão sujeitos ao risco de calço hidráulico. O calço hidráulico ocorre quando água é aspirada no lugar de ar, causando danos severos ao motor. Nos veículos elétricos, esse risco é inexistente, uma vez que o motor opera baseado na corrente elétrica e não envolve a admissão de ar ou a mistura de ar e combustível.

Comparação com Veículos a Combustão em Enchentes

A bateria dos veículos elétricos é instalada no assoalho. Sua proteção é crucial, pois é selada para impedir que a água prejudique as células.
A bateria dos veículos elétricos é instalada no assoalho. Sua proteção é crucial, pois é selada para impedir que a água prejudique as células.

Durante uma travessia de área alagada, um veículo a combustão precisa manter uma marcha engatada e o motor em giro alto para evitar que a água entre pelo escapamento, um problema inexistente nos veículos elétricos, pois não possuem escapamento. Este fator elimina uma preocupação comum em veículos a combustão e destaca uma vantagem técnica dos elétricos.

Peso dos Veículos e Flutuação

Veículos elétricos têm a vantagem de não sofrerem calço hidráulico. Isso ocorre porque não há admissão de ar, evitando danos severos.
Veículos elétricos têm a vantagem de não sofrerem calço hidráulico. Isso ocorre porque não há admissão de ar, evitando danos severos.

Os carros elétricos geralmente são mais pesados devido à presença de baterias de grande porte. Esse peso extra contribui para uma menor probabilidade de o veículo começar a flutuar em situações de enchente, onde o nível da água pode elevar-se acima da metade da roda. Em contraste, veículos mais leves podem ter maior facilidade de perder contato com o solo e começar a boiar.

Recomendações para Condução em Áreas Alagadas

Carros elétricos não usam pistões ou bielas, componentes que se rompem ao tentar comprimir água, o que é comum em motores a combustão.
Carros elétricos não usam pistões ou bielas, componentes que se rompem ao tentar comprimir água, o que é comum em motores a combustão.

Apesar das características de design que favorecem a condução de carros elétricos em áreas alagadas, é importante destacar que dirigir sob essas condições não é recomendado. A possibilidade de oxidação dos componentes elétricos ainda existe, e a segurança do condutor e dos passageiros não pode ser garantida em condições onde parte do carro fique submersa.

10 recomendações para carros elétricos em dias de chuva

  • Verificação prévia: Antes de sair com seu carro elétrico em dias chuvosos, verifique se todos os sistemas elétricos, incluindo faróis, lanternas e limpadores de para-brisa, estão funcionando corretamente.
  • Manutenção da bateria: Certifique-se de que a bateria está completamente carregada e que o sistema de vedação da bateria está intacto para evitar qualquer infiltração de água.
  • Calibragem dos pneus: Pneus bem calibrados proporcionam melhor tração e segurança em pisos molhados, reduzindo o risco de aquaplanagem.
  • Distância de segurança: Mantenha uma distância segura dos outros veículos para compensar a maior distância de frenagem em condições de pista molhada.
  • Velocidade reduzida: Dirija a uma velocidade moderada para aumentar o controle do veículo e diminuir a chance de derrapagens ou perda de controle.
  • Evite poças grandes: Conduza ao redor de poças grandes ou acumulações de água sempre que possível para minimizar o risco de danos elétricos e mecânicos.
  • Use faróis e luzes de neblina: Mantenha os faróis e, se disponível, as luzes de neblina ligados para melhor visibilidade e para ser mais visível para outros motoristas.
  • Checagem após chuva: Após dirigir em condições de chuva, verifique se não há sinais de umidade ou danos nos componentes elétricos do carro.
  • Condução segura: Evite manobras bruscas e acelerações rápidas para manter a estabilidade do veículo e evitar derrapagens.
  • Atualizações do sistema: Mantenha o software do seu veículo atualizado, já que atualizações podem incluir melhorias de desempenho que otimizam a condução em diferentes condições climáticas.

*Com informações do Autoesporte, Vrum, UOL e Autopapo.