O que é Renach e como consultar?

Muitos pensam que o número da CNH é o principal registro de todo motorista. Em realidade, o Renach é o que controla todas as informações, independente de qualquer mudança na carteira de habilitação. Trata-se de uma base de dados única onde fica registrado todo o histórico do motorista.

Dicas
5 meses atrás
O que é Renach e como consultar?

Banco de dados completo

A partir do momento que você dá entrada no pedido de habilitação todo o seu histórico referente à CNH fica armazenado sob o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Este imenso banco de dados guarda toda a vida de um motorista, desde as datas de entrada do processo e emissão da CNH, alterações de categoria, penalidades, suspensões, mudanças de domicílio e transferência de estado.

Até mesmo a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), para os brasileiros que necessitam dirigir no exterior de acordo com a Convenção de Viena.

Consulta do Renach

O Renach utiliza um sistema de bases integradas em constante atualização, baseado nas bases estaduais (Detran) e na base nacional (Denatran).

O número do Renach está localizado no verso da CNH no canto inferior direito, logo abaixo da data de emissão do documento.

Você pode fazer a consulta do Renach no Detran de seu respectivo estado, através da plataforma online. É claro que cada Detran tem seu sistema de pesquisa e alguns utilizam o número de registro para a consulta.

Tipo de consulta

Uma vez acessado a plataforma você terá acesso as principais informações que cada motorista precisa ter conhecimento: dados cadastrais, pontuação na CNH, situação da habilitação, multas, entre outros dados.

Os pontos na CNH, por exemplo, são fundamentais de serem consultados. Se o motorista atingir 20 pontos em um período de um ano perderá o direito de conduzir pelo prazo de seis meses a um ano.

Em uma leitura mais profunda do Renach, os agentes dos órgãos públicos de trânsito podem ter acesso a todo o histórico em relação a CNH, incluindo acidentes ou transferência de estado.

Limites do Renach

Os débitos com multas não constam no Renach, pois de acordo com o CTB é o proprietário do veículo responsável pelo pagamento, ainda que não tenha cometido a infração.

Dados sobre o licenciamento do veículo também não constam no Renach, apenas no registro do veículo. Por outro lado, se o condutor for multado por dirigir sem o licenciamento do ano ficará registrado no Renach.

Perfil do motorista

Embora muitos desconheçam tal registro e acreditem que depois de zerados os pontos já tem um salvo conduto, o Renach pode revelar o perfil completo do motorista, com cada irregularidade cometida.

E isso é possível visualizar independente do estado que você esteja dirigindo, uma vez que a base de dados é única e as atualizações são instantâneas.

Além de que nenhuma autoridade tem poder de apagar dados, por medida de segurança. Entre os departamentos que podem visualizar e incluir informações no Renach estão:

  • Cetrans (Conselhos Estaduais de Trânsito)
  • Contradife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal)
  • Contran (Conselho Nacional de Trânsito)
  • Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)
  • DER (Departamento de Estradas de Rodagem)
  • Detran (Departamento Estadual de Trânsito)
  • JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações)
  • Órgãos municipais de trânsito
  • PM (Polícia Militar)
  • PRF (Polícia Rodoviária Federal)

Objetivo

A finalidade do Renach é centralizar todos os registros do motorista em uma mesma base de dados, a fim de evitar que cada órgão tivesse que criar seu próprio banco de dados. Do contrário, os departamentos municipais ou estaduais não teriam acesso a base.

O número do registro do Renach é permanente, ainda que o motorista tenha a CNH suspensa e tenha que passar pela reabilitação para obtenção de um novo número de habilitação.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?