O que já sabemos sobre o Novo Toyota Corolla 2026

A Toyota está preparando a 13ª geração do Corolla, prevista para 2026. O novo modelo terá um motor 1.5 turbo, uma versão híbrida plug-in com autonomia de até 2.100 km, e um design aerodinâmico inspirado no Prius. A produção será transferida para Sorocaba, SP, após o fechamento da fábrica de Indaiatuba.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 23/07/2024

A atual geração do Toyota Corolla está chegando ao fim após seis anos no mercado, e a fabricante já trabalha na 13ª versão do sedã, prevista para estrear em 2026. Uma das grandes inovações será a inclusão de uma variante híbrida plug-in (PHEV), que promete alcançar até 2.100 km de autonomia. Esta medida visa enfrentar os concorrentes chineses que têm se destacado em eficiência energética.

De acordo com a revista japonesa Best Car, o novo design do Corolla será mais aerodinâmico, com uma inspiração visual no Prius. As mudanças incluem uma entrada de ar mais fina logo após o capô e outra maior no para-choque, enfatizando uma altura mais baixa do veículo para melhorar a eficiência do combustível.

A nova geração do Toyota Corolla, prevista para 2026, incluirá uma versão híbrida plug-in com autonomia de até 2.100 km, enfrentando a crescente concorrência dos fabricantes chineses.
A nova geração do Toyota Corolla, prevista para 2026, incluirá uma versão híbrida plug-in com autonomia de até 2.100 km, enfrentando a crescente concorrência dos fabricantes chineses.

A motorização do novo Corolla será diversificada. As versões de entrada terão um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 130 cv e 15 kgfm. Este motor também será usado no sistema híbrido completo (HEV), gerando 100 cv e 13 kgfm, com a potência do motor elétrico ainda não definida. Haverá também uma variante turbo de 180 cv e 23 kgfm, substituindo o atual 2.5 aspirado presente em diversos modelos híbridos da Toyota, como o RAV4. A introdução do sistema PHEV trará avanços vistos no Prius Prime, que tem um consumo de até 200 km/l nos testes oficiais na Europa.

A Toyota está focada em melhorar a eficiência energética para competir com os sistemas híbridos plug-in de fabricantes chinesas como a BYD, que recentemente divulgou uma eficiência de 46,06% em sua quinta geração de sistemas PHEV. Atualmente, os motores da Toyota têm uma eficiência térmica de 41%, e a empresa está trabalhando para reduzir essa diferença.

Além disso, a Toyota anunciou o desenvolvimento de uma nova linha de motores, incluindo um 2.0 turbo que substituirá o atual 2.4 turbo. Este novo motor será menor e terá um curso de pistão mais curto, permitindo um capô mais baixo e melhorando a aerodinâmica. O motor 1.5 turbo será 30% mais eficiente do que o atual 2.5 aspirado.

A produção do novo Corolla será movida para a fábrica de Sorocaba, SP, após o fechamento da unidade de Indaiatuba, SP. Em Sorocaba, já são produzidos modelos como o Corolla Cross e os Yaris Hatch e Sedan, além do futuro Yaris Cross.

Caso o cronograma seja seguido, a 13ª geração do Toyota Corolla deve estrear no Japão em 2026 e chegar ao Brasil em 2027. Este novo modelo representa um passo importante na evolução dos veículos híbridos e na busca por maior eficiência energética.

Fonte: Motor1.