Os apaixonados por carros não terão dificuldade em concordar que o som do motor do novo Chevrolet Corvette ZR1 2019 é lindo! Essa nova geração realmente é muito especial, pois trata-se do veículo de rua mais potente e veloz já produzido pela Chevrolet. O lançamento foi em Dubai.
Como é de se imaginar, um superesportivo desse nível não é barato, mesmo para os padrões americanos. No caso concreto do novo Corvette ZR1 a Chevrolet ainda não divulgou o preço, mas levando em consideração o atual Z06 que parte de US$ 79.495 (R$ 261.538 em conversão simples), ele com certeza não será barato.
Claro que não se cogita em sua vinda para o Brasil…
O novo Corvette ZR1 merece o título de mais veloz e potente veículo de rua criado pela Chevrolet. Ele está equipado com o exclusivo motor LT5 V8 6.2 supercharged, capaz de gerar 765 cv de potência e um torque máximo de 98,8 kgf.m, atingindo a velocidade máxima de 338 km/h.
Um motor desse porte, evidentemente, conta com um sistema de resfriamento igualmente impressionante. Neste caso, para evitar o superaquecimento no V8, a Chevrolet adicionou quatro novos radiadores na dianteira. No total são 13 elementos que trabalham no resfriamento do “monstro”.
Para alegria de muitos, a marca permitirá como um das configurações o câmbio manual de 7 marchas. Mas também deixará aberta a opção, pela primeira vez em um ZR1, da transmissão automática de 8 velocidades.
Todo os desenho do modelo passou por uma reestilização nos mínimos detalhes. O modelo conta com um para-choques novo que melhora a aerodinâmica dianteira ao mesmo tempo que apresenta maiores entradas de ar para ajudar na ventilação do componentes internos do motor, e seu capô está construído em fibra de carbono.
Outro destaque dessa nova geração são os dois pacotes que a montadora oferece aos seus clientes: Low Wing e High Wing. Ambos estão relacionados com a aerodinâmica do veículo.
O primeiro deles é o “padrão” – aquilo que chamaríamos de versão de entrada aqui no Brasil – pode gerar 70% mais downforce que o Z06 e permite ao modelo atingir 338 km/h.
Já o segundo pacote, que está voltado para um desempenho melhor nas pistas, gera 60% a mais que o seu antecessor.
Mas o que vem a ser downforce? É a força contrária ao solo que o arrasto do vento exerce sobre o carro devido à sua aerodinâmica e às peças que permitem a passagem do ar de modo previsto. Ou seja, o ZR1 fica ainda mais “grudado” no chão do que já ficou em qualquer época de sua existência. Isso proporciona uma ótima dirigibilidade e aderência à pista, especialmente nas curvas.
As novidades não estão apenas fora, na carroceria. Elas ganharam o interior do modelo com o kit Sebring Orange Package. Esse kit – que é opcional – adiciona detalhes na cor laranja nas pinças de freios, mas sobretudo no interior do veículo: costuras dos bancos e cintos de segurança são tingidos pela cor vibrante.
Neste pacote também está incluído um acabamento em alumínio com efeito bronze em vários detalhes internos: no volante, na caixa de câmbio e no painel. Isso deixa o modelo já impressionante mais luxuoso e distinto.