Desde o anúncio que a chinesa Chery seria gerenciada pela Caoa no Brasil, a empresa vem fazendo de tudo para desvincular aquela famosa impressão de que carro chinês “não presta”.
Prova deste processo pôde ser visto no lançamento de diversos veículos novos da marca, colocando seu principal foco nos veículos da linha Tiggo, sua linha de SUV´s.
O mais recente lançamento foi o Chery Tiggo 7, o SUV com maior espaço interno, mais tecnologias, mais refinado e, consequentemente, o mais caro.
As comparações com a já consagrada Jeep Compass são inevitáveis, uma vez que as mesmas se assemelham muito. Para se ter uma ideia, O Tiggo 7 conta com 4,5 m de comprimento, 1,837 m de largura e 1,67 m de altura, com entre eixos de 2,67 m, enquanto isso, a Compass conta com, respectivamente, 4,42 m, 1,82 m, 1,64 m e 2,64 m.
Mas as comparações não são válidas apenas nas dimensões: O pacote de equipamentos de ambos se assemelham muito e contam com propostas parecidas, diferenciando pelo fato de que a Compass pode ter versões com tração integral, motor a diesel e além disso, a confiabilidade da Jeep, único problema é que o veículo da Chery pode custar até 50 mil reais a menos.
A expectativa de todos era que o veículo partiria abaixo dos R$ 100.000,00, fato esse que não aconteceu, mas o preço também não está tão distante do especulado.
As cores disponíveis no Tiggo 7 são:
A motorização do SUV chinês conta com um motor turbinado de 1.5 litros que pode render até 147 cv na gasolina e 150 cv no etanol, gerando 21,4kgfm de torque.
O câmbio também acrescenta bastante ao desempenho do veículo. Com um câmbio de dupla embreagem e 6 marchas, o veículo preza trocas macias e imperceptíveis ao condutor.
Na versão T, a mais básica, já estão presentes itens como rodas aro 17 de liga, ar digital, saída de ar para os bancos de trás, freio de estacionamento elétrico, central multimídia de 9 polegadas, luzes diurnas de LED, controle de estabilidade e chave presencial.
Já na versão TXS, acrescentam rodas de 18, ar digital de duas zonas, ajustes elétricos (incluindo de lombar) no banco do motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, airbags laterais e de cortina e um teto solar panorâmico.
Portanto, fica evidente em todos os aspectos a evolução dos chineses. Seu pacote de opcionais sempre foi farto, mas com um interior com péssimo acabamento, caso que não ocorre no Tiggo 7. É um carro muito interessante e com preço de veículos inferiores como o Honda HR-V e Jeep Renegade, porém o receio com a marca ainda pode ser um empecilho nas vendas.