A busca pelo carro mais econômico do Brasil em 2025 é quase como procurar um unicórnio que, além de existir, ainda consiga rodar 17 km com um litro de gasolina sem reclamar. Claro, existem carros que prometem autonomia incrível, mas o problema é que a maioria deles exige que você dirija como um monge budista em meditação profunda. O que o consumidor realmente quer é um carro que consiga ser econômico sem parecer que foi projetado para uma corrida de tartarugas.
Pontos Principais:
E é exatamente por isso que o Inmetro fez esse trabalho para nós. Eles colocaram dezenas de modelos em testes rigorosos para medir o consumo real de combustível, tudo sob condições parecidas com a vida real. Afinal, quando foi a última vez que você dirigiu sem ar-condicionado, sem passageiros, sem carga, sem pressa e com um anjo sussurrando no seu ouvido para não ultrapassar os 80 km/h? Por isso, esses testes são a melhor referência disponível.
O resultado? Uma lista dos 10 carros que consomem menos combustível no Brasil em 2025. Alguns são compactos, outros são sedãs, e todos têm motores flex. A maioria segue o mantra do downsizing com propulsores 1.0, mas há um intruso que insiste em usar um 1.5 aspirado. Será que ele realmente merece estar aqui? Vamos descobrir.
A lista inclui somente veículos com motores a combustão, deixando de fora os híbridos e elétricos. Além disso, algumas versões de um mesmo modelo podem apresentar consumo diferente e não serem as mais eficientes.
O Fiat Argo ocupa a décima posição entre os modelos mais econômicos do Brasil em 2025. O hatch compacto possui motorização flex e câmbio manual de cinco marchas. Seu desempenho na estrada apresenta um consumo melhor em comparação com a cidade.
O Honda City é o único modelo com motor 1.5 da lista. Sua configuração inclui câmbio automático do tipo CVT, o que influencia no consumo. O modelo apresenta um desempenho equilibrado entre cidade e estrada.
O Volkswagen Virtus é o sedã da marca que aparece no ranking. O modelo que figura na lista é a versão com motor 1.0 flex e câmbio manual de cinco marchas, garantindo eficiência no consumo.
O Renault Kwid se destaca por ser um dos modelos mais acessíveis do Brasil. Apesar disso, seu consumo na estrada impacta sua posição na lista, deixando-o na sétima colocação.
O Peugeot 208 aparece na sexta posição entre os mais econômicos. Seu consumo de combustível na versão de entrada é um dos melhores da categoria.
O Hyundai HB20S é o sedã mais econômico do Brasil com câmbio automático. Ele combina um consumo eficiente com a comodidade de uma transmissão automática de seis marchas.
O Volkswagen Polo ocupa a quarta colocação na lista. A versão analisada pelo Inmetro apresenta consumo eficiente tanto na cidade quanto na estrada.
O Fiat Cronos é o sedã compacto mais econômico da lista. Seu desempenho de consumo destaca-se na rodovia, garantindo a terceira posição no ranking.
O Chevrolet Onix ocupa a segunda colocação. O hatch compacto apresenta desempenho equilibrado entre cidade e estrada, com motorização 1.0 flex e câmbio manual de seis marchas.
O Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil em 2025, segundo o Inmetro. Seu consumo na estrada se destaca, alcançando a melhor marca do ranking.
Fonte: G1, AutoEsporte, Uol e Vrum.