No competitivo mundo dos automóveis compactos, a montadora francesa agora chega com o Peugeot 208 Turbo, um veículo que combina desempenho esportivo, tecnologia avançada e design premiado.
Com um motor turbo de 200 cv e uma série de recursos inovadores, o 208 Turbo está definido para se tornar um líder em seu segmento. Nesta matéria, vamos explorar as características impressionantes deste carro e o que o torna uma opção tão atraente para os motoristas que buscam mais do que apenas um meio de transporte.
O coração do 208 Turbo é seu motor turbo de 200 cv, que oferece um desempenho emocionante. Este motor foi ajustado sob medida para entregar um autêntico hot hatch, tornando o 208 o carro mais ágil de sua classe. Mas a potência não é o único ponto forte; o torque impressionante de 200 Nm disponível a 1.750 rpm proporciona uma sensação de aceleração emocionante. É importante destacar que o PEUGEOT 208 é o veículo mais leve a receber esse motor, o que contribui significativamente para um baixo consumo de combustível, seja com etanol ou gasolina.
A combinação perfeita entre o carro e seu conjunto mecânico é evidente em cada quilômetro percorrido, resultado de mais de 1 milhão de quilômetros de testes rigorosos realizados durante o desenvolvimento. Esse trabalho meticuloso permitiu otimizar o desempenho do motor produzido em Betim (MG) pela Stellantis, grupo ao qual a Peugeot pertence.
Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio da Peugeot é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, que inclui um software exclusivo para maximizar a eficiência energética. Essa inovação não apenas melhora o desempenho, mas também contribui para uma economia de combustível superior em comparação com os concorrentes. Além disso, a introdução deste câmbio permite uma redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), de acordo com as metas estabelecidas pelo programa Rota 2030.
A programação do câmbio CVT simula sete marchas e oferece um modo SPORT, que permite ao motorista escolher entre uma condução suave e confortável ou uma experiência esportiva mais empolgante. A opção de trocas manuais por meio da alavanca proporciona um controle adicional sobre a condução, dando ao motorista o poder de escolha.
Para complementar o desempenho aprimorado, a Peugeot ajustou a suspensão dianteira exclusivamente para as versões turbinadas do 208. Isso resultou em um comportamento dinâmico ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. Essa melhoria é notável em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos, tornando a condução do 208 Turbo uma experiência verdadeiramente envolvente. Além disso, para controlar o ímpeto desse leão nas estradas, foram adicionadas novas pinças de freio.
*Com informações da Peugeot.