Peugeot 308 usado: opção de hatch completo e bonito por preço acessível

O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019 é uma opção interessante no mercado de usados, oferecendo motor turbo de 173 cv, câmbio automático de 6 marchas e diversos equipamentos de segurança e conforto. Na compra de um usado, é importante verificar o histórico de manutenção, consumo, estado da suspensão e freios, além de certificar que a documentação está regularizada e em dia.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 22/10/2024

O Peugeot 308 começou a ser produzido no Brasil em 2012 e logo se destacou por oferecer uma plataforma já conhecida no mercado, a mesma do Peugeot 307, e um bom conjunto de equipamentos e acabamento. Ele permaneceu em linha até 2019, sempre fabricado na Argentina. O modelo é considerado uma boa opção para quem busca um hatch médio completo e com valor acessível no mercado de usados.

Pontos Principais:

  • O Peugeot 308 foi produzido no Brasil de 2012 a 2019.
  • Conta com motor 1.6 THP flex, entregando até 173 cv.
  • Versão Griffe é a mais completa, com teto panorâmico e câmbio automático de 6 marchas.
  • Tem espaço interno para cinco pessoas e um porta-malas de 430 litros.

O carro foi disponibilizado em diversas versões ao longo dos anos, sendo que a mais interessante para muitos consumidores é a Griffe, que traz o motor 1.6 THP flex com 173 cv e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto garante boa performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consumo moderado de combustível, com médias de 10,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019, no mercado de usados, é um hatch médio com motor turbo flex de 173 cv e câmbio automático de 6 marchas, oferecendo boa performance e segurança.
O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019, no mercado de usados, é um hatch médio com motor turbo flex de 173 cv e câmbio automático de 6 marchas, oferecendo boa performance e segurança.

O interior do Peugeot 308 é espaçoso, com capacidade para cinco ocupantes, e o porta-malas tem 430 litros, um volume superior ao de muitos SUVs. O modelo se destaca também pela lista de equipamentos, especialmente nas versões mais completas, que incluem itens como ar-condicionado digital bizona, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina, e teto panorâmico.

Além disso, o Peugeot 308 foi equipado com suspensão rígida e direção eletro-hidráulica, o que oferece uma dirigibilidade mais esportiva, embora a suspensão tenha se mostrado um ponto de atenção, especialmente em termos de durabilidade dos amortecedores. Outro problema que marcou o modelo foi a fragilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas, nas versões mais antigas. A transmissão foi substituída pela caixa de 6 marchas nas versões posteriores, o que melhorou tanto o desempenho quanto a durabilidade.

O modelo passou por um facelift em 2015, com mudanças discretas no design, especialmente na dianteira e na inclusão de luzes de LED. No entanto, a segunda geração, que chegou ao mercado europeu em 2013, nunca foi vendida no Brasil, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um modelo mais atualizado em termos de design e tecnologia.

Desempenho, motor e potência

O motor deste veículo é dianteiro, com 1598 cm³ e turbocompressor. Funciona com injeção direta e entrega 173cv no álcool e 166cv na gasolina, com torque de 24kgfm a 1400rpm.
O motor deste veículo é dianteiro, com 1598 cm³ e turbocompressor. Funciona com injeção direta e entrega 173cv no álcool e 166cv na gasolina, com torque de 24kgfm a 1400rpm.

O desempenho do veículo é uma combinação entre um motor potente e uma plataforma bem equilibrada. Com um motor dianteiro de 1598 cm³, equipado com turbocompressor e alimentado por injeção direta, ele entrega uma potência máxima de 173 cv com etanol (álcool) e 166 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. Esse desempenho é complementado por um torque máximo de 24 kgfm disponível a partir de 1400 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, o que garante força suficiente em baixas rotações.

A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, o que demonstra a eficiência de sua configuração de motor e transmissão. A transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um sistema de tração dianteira, o que proporciona uma condução mais dinâmica e confortável, sem sacrificar o controle. O câmbio utilizado é o Aisin TF-70SC, reconhecido pela sua eficiência e robustez. A plataforma utilizada é a PF2, o que assegura uma boa estabilidade e dirigibilidade em diferentes condições de estrada.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada, registra 8,9 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina, garantindo eficiência em viagens.
O consumo urbano é de 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada, registra 8,9 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina, garantindo eficiência em viagens.

Quando se fala de consumo, o veículo apresenta bons números para um motor 1.6 turbo. No ciclo urbano, o consumo é de 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho é ainda melhor, registrando 8,9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina.

Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Na cidade, sua autonomia pode chegar a 432 km com etanol e 636 km com gasolina. Já em rodovias, a autonomia pode alcançar 534 km com etanol e impressionantes 774 km com gasolina, tornando-o uma escolha eficiente para viagens mais longas.

Interior

A transmissão é automática de 6 marchas, com tração dianteira. O câmbio é o Aisin TF-70SC, acoplado ao sistema de tração dianteira, proporcionando uma condução suave e eficiente.
A transmissão é automática de 6 marchas, com tração dianteira. O câmbio é o Aisin TF-70SC, acoplado ao sistema de tração dianteira, proporcionando uma condução suave e eficiente.

O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e espaço adequados para até 5 ocupantes. O espaço interno é bem aproveitado, com bancos revestidos em couro e ajustes de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior conforto. O sistema de climatização oferece ar-condicionado automático com controle de duas zonas, o que garante uma boa distribuição do ar para todos os ocupantes.

O interior é espaçoso para 5 ocupantes, com bancos de couro e ajuste elétrico. O porta-malas tem 430 litros e a carga útil é de 400kg. As dimensões são 4292mm de comprimento e 1815mm de largura.
O interior é espaçoso para 5 ocupantes, com bancos de couro e ajuste elétrico. O porta-malas tem 430 litros e a carga útil é de 400kg. As dimensões são 4292mm de comprimento e 1815mm de largura.

A capacidade de carga também é bem atendida, com uma carga útil de 400 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, o que é adequado para viagens em família ou transporte de itens de médio porte. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno.

Medidas

O veículo possui dimensões equilibradas, garantindo uma boa relação entre estabilidade e conforto. Seu comprimento total é de 4292 mm, com uma largura de 1815 mm e altura de 1518 mm. A distância entre-eixos é de 2608 mm, o que contribui para um espaço interno adequado e boa estabilidade em curvas.

Em termos de suspensão, a dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é composta por eixo de torção, também com molas helicoidais. Esses elementos proporcionam uma condução mais suave, especialmente em superfícies irregulares.

Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 10,8 metros. Os pneus utilizados são 225/45 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de tamanho 205/55 R16.

Preço aproximado

O preço aproximado do modelo é de R$ 70.365, o que o coloca em uma faixa competitiva para o segmento de hatchbacks médios com essa configuração e nível de equipamento.

Preços aproximados do Peugeot 308

Vale lembrar que até 2015 tinha o 308 conversível (Peugeot 308 CC), por isso o valor máximo é tão alto.

  • Peugeot 308 2012 – Preço aproximado: R$ 33 mil até R$ 111 mil
  • Peugeot 308 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil até R$ 114 mil
  • Peugeot 308 2014 – Preço aproximado: R$ 40 mil até R$ 119 mil
  • Peugeot 308 2015 – Preço aproximado: R$ 48 mil até R$ 119 mil
  • Peugeot 308 2016 – Preço aproximado: R$ 53 mil até R$ 59 mil
  • Peugeot 308 2017 – Preço aproximado: R$ 53 mil até R$ 63 mil
  • Peugeot 308 2018 – Preço aproximado: R$ 57 mil até R$ 67 mil
  • Peugeot 308 2019 – Preço aproximado: R$ 61 mil até R$ 71 mil

Ficha Técnica do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.
A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: PF2
  • Série: T7

Motor

  • Potência: 173 cv
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 400 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Razão de compressão: 10,2:1
  • Curso do pistão: 85,8 mm
  • Código do motor: EP6FDT M
  • Torque máximo: 24 kgfm a 1400 rpm
  • Peso/potência: 8,05 kg/cv
  • Potência específica: 108,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: Aisin TF-70SC
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Eletro-hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,8 m

Pneus

  • Pneus dianteiros: 225/45 R17
  • Altura do flanco dianteiro: 101 mm
  • Pneus traseiros: 225/45 R17
  • Altura do flanco traseiro: 101 mm
  • Estepe: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4292 mm
  • Largura: 1815 mm
  • Altura: 1518 mm
  • Distância entre-eixos: 2608 mm
  • Bitola dianteira: 1532 mm
  • Bitola traseira: 1513 mm
  • Porta-malas: 430 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Peso: 1392 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 600 kg
  • Reboque com freio: 600 kg
  • Área frontal: 2,34 m²
  • Coef. de arrasto (Cx): 0,28
  • Área frontal corrigida: 0,655 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 215 km/h
  • Aceleração (0-100 km/h): 8,3 s

Consumo

  • Consumo urbano: 7,2 km/l (álcool), 10,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 8,9 km/l (álcool), 12,9 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Autonomia urbana: 432 km (álcool), 636 km (gasolina)
  • Autonomia rodoviária: 534 km (álcool), 774 km (gasolina)

Equipamentos do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

Entre os equipamentos de segurança estão airbags, ABS e controle de tração. Conforto inclui ar-condicionado dual zone. Entretenimento com GPS, USB, e Bluetooth, e espelhamento de tela.
Entre os equipamentos de segurança estão airbags, ABS e controle de tração. Conforto inclui ar-condicionado dual zone. Entretenimento com GPS, USB, e Bluetooth, e espelhamento de tela.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico (opcional)
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Porta-luvas climatizado
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • HD interno
A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.
A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.

Fonte: Wikipedia, OLX, iCarros e Webmotors.