O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019 é uma opção interessante no mercado de usados, oferecendo motor turbo de 173 cv, câmbio automático de 6 marchas e diversos equipamentos de segurança e conforto. Na compra de um usado, é importante verificar o histórico de manutenção, consumo, estado da suspensão e freios, além de certificar que a documentação está regularizada e em dia.
O Peugeot 308 começou a ser produzido no Brasil em 2012 e logo se destacou por oferecer uma plataforma já conhecida no mercado, a mesma do Peugeot 307, e um bom conjunto de equipamentos e acabamento. Ele permaneceu em linha até 2019, sempre fabricado na Argentina. O modelo é considerado uma boa opção para quem busca um hatch médio completo e com valor acessível no mercado de usados.
Pontos Principais:
- O Peugeot 308 foi produzido no Brasil de 2012 a 2019.
- Conta com motor 1.6 THP flex, entregando até 173 cv.
- Versão Griffe é a mais completa, com teto panorâmico e câmbio automático de 6 marchas.
- Tem espaço interno para cinco pessoas e um porta-malas de 430 litros.
O carro foi disponibilizado em diversas versões ao longo dos anos, sendo que a mais interessante para muitos consumidores é a Griffe, que traz o motor 1.6 THP flex com 173 cv e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto garante boa performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consumo moderado de combustível, com médias de 10,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.
O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019, no mercado de usados, é um hatch médio com motor turbo flex de 173 cv e câmbio automático de 6 marchas, oferecendo boa performance e segurança.
O interior do Peugeot 308 é espaçoso, com capacidade para cinco ocupantes, e o porta-malas tem 430 litros, um volume superior ao de muitos SUVs. O modelo se destaca também pela lista de equipamentos, especialmente nas versões mais completas, que incluem itens como ar-condicionado digital bizona, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina, e teto panorâmico.
Além disso, o Peugeot 308 foi equipado com suspensão rígida e direção eletro-hidráulica, o que oferece uma dirigibilidade mais esportiva, embora a suspensão tenha se mostrado um ponto de atenção, especialmente em termos de durabilidade dos amortecedores. Outro problema que marcou o modelo foi a fragilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas, nas versões mais antigas. A transmissão foi substituída pela caixa de 6 marchas nas versões posteriores, o que melhorou tanto o desempenho quanto a durabilidade.
O modelo passou por um facelift em 2015, com mudanças discretas no design, especialmente na dianteira e na inclusão de luzes de LED. No entanto, a segunda geração, que chegou ao mercado europeu em 2013, nunca foi vendida no Brasil, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um modelo mais atualizado em termos de design e tecnologia.
Desempenho, motor e potência
O motor deste veículo é dianteiro, com 1598 cm³ e turbocompressor. Funciona com injeção direta e entrega 173cv no álcool e 166cv na gasolina, com torque de 24kgfm a 1400rpm.
O desempenho do veículo é uma combinação entre um motor potente e uma plataforma bem equilibrada. Com um motor dianteiro de 1598 cm³, equipado com turbocompressor e alimentado por injeção direta, ele entrega uma potência máxima de 173 cv com etanol (álcool) e 166 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. Esse desempenho é complementado por um torque máximo de 24 kgfm disponível a partir de 1400 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, o que garante força suficiente em baixas rotações.
A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, o que demonstra a eficiência de sua configuração de motor e transmissão. A transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um sistema de tração dianteira, o que proporciona uma condução mais dinâmica e confortável, sem sacrificar o controle. O câmbio utilizado é o Aisin TF-70SC, reconhecido pela sua eficiência e robustez. A plataforma utilizada é a PF2, o que assegura uma boa estabilidade e dirigibilidade em diferentes condições de estrada.
Consumo e autonomia
O consumo urbano é de 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada, registra 8,9 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina, garantindo eficiência em viagens.
Quando se fala de consumo, o veículo apresenta bons números para um motor 1.6 turbo. No ciclo urbano, o consumo é de 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho é ainda melhor, registrando 8,9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina.
Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Na cidade, sua autonomia pode chegar a 432 km com etanol e 636 km com gasolina. Já em rodovias, a autonomia pode alcançar 534 km com etanol e impressionantes 774 km com gasolina, tornando-o uma escolha eficiente para viagens mais longas.
Interior
A transmissão é automática de 6 marchas, com tração dianteira. O câmbio é o Aisin TF-70SC, acoplado ao sistema de tração dianteira, proporcionando uma condução suave e eficiente.
O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e espaço adequados para até 5 ocupantes. O espaço interno é bem aproveitado, com bancos revestidos em couro e ajustes de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior conforto. O sistema de climatização oferece ar-condicionado automático com controle de duas zonas, o que garante uma boa distribuição do ar para todos os ocupantes.
O interior é espaçoso para 5 ocupantes, com bancos de couro e ajuste elétrico. O porta-malas tem 430 litros e a carga útil é de 400kg. As dimensões são 4292mm de comprimento e 1815mm de largura.
A capacidade de carga também é bem atendida, com uma carga útil de 400 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, o que é adequado para viagens em família ou transporte de itens de médio porte. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno.
Medidas
O veículo possui dimensões equilibradas, garantindo uma boa relação entre estabilidade e conforto. Seu comprimento total é de 4292 mm, com uma largura de 1815 mm e altura de 1518 mm. A distância entre-eixos é de 2608 mm, o que contribui para um espaço interno adequado e boa estabilidade em curvas.
Em termos de suspensão, a dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é composta por eixo de torção, também com molas helicoidais. Esses elementos proporcionam uma condução mais suave, especialmente em superfícies irregulares.
Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 10,8 metros. Os pneus utilizados são 225/45 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de tamanho 205/55 R16.
Preço aproximado
O preço aproximado do modelo é de R$ 70.365, o que o coloca em uma faixa competitiva para o segmento de hatchbacks médios com essa configuração e nível de equipamento.
Preços aproximados do Peugeot 308
Vale lembrar que até 2015 tinha o 308 conversível (Peugeot 308 CC), por isso o valor máximo é tão alto.
- Peugeot 308 2012 – Preço aproximado: R$ 33 mil até R$ 111 mil
- Peugeot 308 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil até R$ 114 mil
- Peugeot 308 2014 – Preço aproximado: R$ 40 mil até R$ 119 mil
- Peugeot 308 2015 – Preço aproximado: R$ 48 mil até R$ 119 mil
- Peugeot 308 2016 – Preço aproximado: R$ 53 mil até R$ 59 mil
- Peugeot 308 2017 – Preço aproximado: R$ 53 mil até R$ 63 mil
- Peugeot 308 2018 – Preço aproximado: R$ 57 mil até R$ 67 mil
- Peugeot 308 2019 – Preço aproximado: R$ 61 mil até R$ 71 mil
Ficha Técnica do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019
A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.
Geral
- Ano: 2019
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Importado
- Configuração: Hatchback
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 1
- Plataforma: PF2
- Série: T7
Motor
- Potência: 173 cv
- Deslocamento: 1598 cm³
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Variação do comando: Admissão
- Cilindrada unitária: 400 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 77 mm
- Razão de compressão: 10,2:1
- Curso do pistão: 85,8 mm
- Código do motor: EP6FDT M
- Torque máximo: 24 kgfm a 1400 rpm
- Peso/potência: 8,05 kg/cv
- Potência específica: 108,3 cv/litro
- Rotação máxima: 6800 rpm
- Viscosidade do óleo: 0W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: Aisin TF-70SC
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Eletro-hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,8 m
Pneus
- Pneus dianteiros: 225/45 R17
- Altura do flanco dianteiro: 101 mm
- Pneus traseiros: 225/45 R17
- Altura do flanco traseiro: 101 mm
- Estepe: 205/55 R16
Dimensões
- Comprimento: 4292 mm
- Largura: 1815 mm
- Altura: 1518 mm
- Distância entre-eixos: 2608 mm
- Bitola dianteira: 1532 mm
- Bitola traseira: 1513 mm
- Porta-malas: 430 litros
- Tanque de combustível: 60 litros
- Peso: 1392 kg
- Carga útil: 400 kg
- Reboque sem freio: 600 kg
- Reboque com freio: 600 kg
- Área frontal: 2,34 m²
- Coef. de arrasto (Cx): 0,28
- Área frontal corrigida: 0,655 m²
Desempenho
- Velocidade máxima: 215 km/h
- Aceleração (0-100 km/h): 8,3 s
Consumo
- Consumo urbano: 7,2 km/l (álcool), 10,6 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 8,9 km/l (álcool), 12,9 km/l (gasolina)
Autonomia
- Autonomia urbana: 432 km (álcool), 636 km (gasolina)
- Autonomia rodoviária: 534 km (álcool), 774 km (gasolina)
Equipamentos do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019
Entre os equipamentos de segurança estão airbags, ABS e controle de tração. Conforto inclui ar-condicionado dual zone. Entretenimento com GPS, USB, e Bluetooth, e espelhamento de tela.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Teto panorâmico (opcional)
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Porta-luvas climatizado
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- HD interno
A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.
Fonte: Wikipedia, OLX, iCarros e Webmotors.