Pirelli lança o Scorpion MX32 Mid Soft, evolução do pneu mais vitorioso do motocross

Nas pistas de motocross, cada detalhe faz a diferença. A Pirelli apresentou o Scorpion MX32 Mid Soft, evolução de seu pneu mais vitorioso. Com nova banda de rodagem e estrutura reforçada, melhora tração, frenagem e controle. Estreou com vitórias e será usado no Campeonato Mundial de 2025, disponível também para motociclistas.
Publicado por Alan Corrêa em Motos dia 17/02/2025

A Pirelli apresentou seu mais novo pneu para motocross, o Scorpion MX32 Mid Soft, sucessor do modelo de maior sucesso da marca no Campeonato Mundial de Motocross. O novo pneu é resultado de décadas de experiência da fabricante na categoria, onde acumula 82 títulos mundiais desde 1980. A estreia do modelo ocorreu no Internationals of Italy Motocross, com vitórias de Tim Gajser na MX1 e Andrea Adamo na MX2.

Pontos Principais:

  • Scorpion MX32 Mid Soft é a nova versão do pneu mais usado no motocross.
  • Modelo traz melhorias na frenagem, tração e controle em curvas.
  • Pneu já estreou nas competições e será usado no Campeonato Mundial de 2025.
  • Produto será vendido para o público, seguindo a filosofia da Pirelli.

O Scorpion MX32 Mid Soft faz parte da linha Scorpion, composta por pneus off-road projetados para diferentes tipos de terreno. Ele pertence especificamente à família Scorpion MX, destinada ao uso puramente off-road, incluindo motocross e supercross. O modelo foi desenvolvido para enfrentar terrenos que variam de solo macio a superfícies mais compactas, garantindo desempenho otimizado nas pistas.

A Pirelli apresentou o Scorpion MX32 Mid Soft, pneu que substitui seu modelo mais vitorioso no Campeonato Mundial de Motocross. A nova versão traz aprimoramentos para diferentes tipos de terreno.
A Pirelli apresentou o Scorpion MX32 Mid Soft, pneu que substitui seu modelo mais vitorioso no Campeonato Mundial de Motocross. A nova versão traz aprimoramentos para diferentes tipos de terreno.

A nova geração do Scorpion MX32 Mid Soft mantém o nome do antecessor, mas traz atualizações significativas. Melhorias na banda de rodagem, nos compostos, na estrutura e no design foram implementadas para oferecer um produto mais eficiente. A proposta segue a filosofia da Pirelli de disponibilizar pneus de competição para todos os motociclistas que praticam a modalidade.

Estreia nas competições

O Scorpion MX32 Mid Soft estreou no Internationals of Italy Motocross, garantindo vitórias para Tim Gajser na MX1 e Andrea Adamo na MX2. O modelo também será utilizado no Campeonato Mundial de 2025.
O Scorpion MX32 Mid Soft estreou no Internationals of Italy Motocross, garantindo vitórias para Tim Gajser na MX1 e Andrea Adamo na MX2. O modelo também será utilizado no Campeonato Mundial de 2025.

O novo Scorpion MX32 Mid Soft estreou nas pistas no Internationals of Italy Motocross, com desempenho que garantiu a vitória de Tim Gajser na MX1 e Andrea Adamo na MX2. Com esses resultados, o modelo se destacou, monopolizando os pódios e consolidando sua presença na competição.

O pneu também estará presente no Campeonato Mundial de Motocross de 2025, equipando motocicletas de alguns dos principais pilotos da categoria. A experiência adquirida nas competições permitiu que a Pirelli refinasse ainda mais o produto, buscando atender às demandas do motocross profissional.

Seguindo a tradição da marca, o Scorpion MX32 Mid Soft será disponibilizado ao público, permitindo que motociclistas amadores utilizem o mesmo equipamento empregado por pilotos de elite. Essa estratégia reforça a conexão entre os produtos de corrida da Pirelli e os consumidores finais.

Melhorias e evolução do modelo

O pneu faz parte da linha Scorpion MX e foi projetado para terrenos que variam de solo macio a compactado. A estrutura e os compostos foram reformulados para otimizar desempenho e durabilidade.
O pneu faz parte da linha Scorpion MX e foi projetado para terrenos que variam de solo macio a compactado. A estrutura e os compostos foram reformulados para otimizar desempenho e durabilidade.

O Scorpion MX32 Mid Soft foi desenvolvido com base na experiência acumulada pela Pirelli no Campeonato Mundial de Motocross. A nova versão apresenta avanços na estrutura e na composição, resultando em um desempenho aprimorado em diferentes condições de pista.

Entre as principais melhorias, destacam-se a nova configuração da banda de rodagem, os compostos reformulados e a evolução da estrutura interna. O objetivo dessas mudanças é oferecer maior aderência, durabilidade e controle, permitindo que os pilotos enfrentem diferentes terrenos com mais segurança.

A decisão de manter o nome do modelo anterior reflete o reconhecimento do Scorpion MX32 Mid Soft no mercado e no cenário competitivo. No entanto, a Pirelli introduziu inovações tecnológicas que elevaram ainda mais o nível de performance, consolidando o modelo como uma referência no motocross.

Principais aprimoramentos

A nova banda de rodagem melhora a frenagem, aumentando aderência e controle. A configuração dos cravos no pneu dianteiro favorece a estabilidade, proporcionando maior precisão nas curvas.
A nova banda de rodagem melhora a frenagem, aumentando aderência e controle. A configuração dos cravos no pneu dianteiro favorece a estabilidade, proporcionando maior precisão nas curvas.

O Scorpion MX32 Mid Soft recebeu diversas melhorias em relação ao seu antecessor, focadas no desempenho durante frenagens, curvas e acelerações.

  • O comportamento de frenagem foi otimizado com um novo design da banda de rodagem no pneu dianteiro, melhorando a aderência e a estabilidade.
  • A capacidade de realizar curvas foi aprimorada por meio da configuração dos cravos centrais na dianteira, proporcionando maior controle e suavidade.
  • A tração no holeshot e na saída de curvas foi ampliada com um novo formato dos cravos laterais no pneu traseiro, melhorando a precisão e o impulso.
  • A resistência ao desgaste foi aprimorada com um composto reformulado e uma nova disposição dos cravos, aumentando a durabilidade e a regularidade do desempenho.

Novos materiais e estrutura aprimorada

A Pirelli incorporou novos materiais e compostos ao Scorpion MX32 Mid Soft, buscando melhorar a aderência, a resistência e a flexibilidade do pneu. Essas mudanças garantem um desempenho mais consistente ao longo do uso, atendendo às exigências do motocross moderno.

A estrutura do pneu foi reformulada para oferecer um suporte mais eficiente, reduzindo deformações e aumentando a resposta em terrenos irregulares. As paredes laterais foram reforçadas, proporcionando maior estabilidade em diferentes condições de pista.

Além das melhorias funcionais, o design do modelo também foi atualizado. A Pirelli implementou detalhes visuais que reforçam o posicionamento premium do pneu, incluindo letras de alto contraste e a aplicação do icônico selo amarelo da marca, garantindo fácil identificação nas competições.

Medidas disponíveis

A tração foi aprimorada por um novo design dos cravos laterais no pneu traseiro, que melhora a rigidez e precisão. A interação entre os blocos garante melhor desempenho em aceleração.
A tração foi aprimorada por um novo design dos cravos laterais no pneu traseiro, que melhora a rigidez e precisão. A interação entre os blocos garante melhor desempenho em aceleração.

O Scorpion MX32 Mid Soft será comercializado em diversas medidas para atender às necessidades dos pilotos.

  • Dianteira: 80/100 – 21 M/C 51M MST
  • Traseira: 100/90 – 19 NHS 57M
  • Traseira: 110/90 – 19 NHS 62M
  • Traseira: 120/80 – 19 NHS 63M
  • Traseira: 120/90 – 19 NHS 66M

A família Scorpion

A linha Scorpion da Pirelli abrange pneus para diferentes aplicações off-road, incluindo motocross, supercross e enduro. Desde o lançamento do primeiro modelo em 2006, mais de 6 milhões de unidades foram vendidas globalmente.

Na categoria de motocross, a Pirelli oferece diversas opções dentro da linha Scorpion MX. Cada modelo é projetado para atender a diferentes tipos de terreno, garantindo a adaptação necessária para cada modalidade.

  • Scorpion MX Soft: Indicado para areia, lama e terrenos argilosos, disponível apenas em medidas traseiras.
  • Scorpion MX32 Mid Soft: Desenvolvido para terrenos médios-macios, variando de lama a superfícies gramadas e de terra.
  • Scorpion MX32 Mid Hard: Projetado para terrenos médios a duros, incluindo superfícies compactadas e com cascalho.
  • Scorpion MX Extra X: Voltado para treinamento, oferecendo equilíbrio entre desempenho e durabilidade em terrenos diversos.

Com essas opções, a Pirelli busca atender desde pilotos profissionais até motociclistas amadores que necessitam de um pneu confiável para diferentes condições de pista.

Fonte: Pirelli.