Police Interceptor Utility 2020 é um utilitário híbrido para uso da polícia

A Polícia dos EUA e a Ford têm uma grande e velha amizade, uma tradição que começou há quase de 7 décadas e que parece ter muita história pela frente. A última novidade dessa linda união é o Ford Police Interceptor Utility 2020 com motor híbrido.

Notícias
4 meses atrás
Police Interceptor Utility 2020 é um utilitário híbrido para uso da polícia

Um pouco de história

Por volta de 1950 a montadora começou a fornecer veículos para a força policial. Os primeiros modelos tinham como base os carros populares da época. Mas não tardou para que a Ford começasse a fabricar modelos especiais que tinham como principal objetivo entregar mais segurança, durabilidade e desempenho.

Em 1951 nasceu o modelo Interceptor, que foi evoluindo até hoje, com o motor V8 “flathead” de 110 cv, uma verdadeira potência para aqueles tempos. Em 1961 a marca já era detentora de 58% dos veículos fornecidos à Polícia.

Nova motorização híbrida

O novo Police Interceptor Utility 2020 oferece três opções de motorização: 3.3 híbrido, o 3.0 EcoBoost e o 3.3 V6. A transmissão automática de 10 marchas e tração inteligente nas quatro rodas com modo de controle para neve/areia faz parte de ambas versões de motor.

Ford Police Interceptor Utility 2020
Ford Police Interceptor Utility 2020

Com a composição do motor híbrido o consumo de combustível (gasolina) passa a ser de 10,2 km/l, o que representa um ganho de 41% em comparação com o modelo atual de motor 3.7. Por incrível que pareça, o motor híbrido proporciona uma aceleração mais rápida que os demais utilitários da Polícia, mesmo os com motores V8, e chegam a uma velocidade de 220 km/h.

Vantagens das baterias de íons de lítio

Os carros policiais têm uma particularidade em relação aos veículos comuns, eles precisam alimentar sistema de iluminação, rádio, computadores e outros equipamentos do veículo, mesmo quando este se encontre parado. Isso quer dizer que o motor nunca pode ser desligado, o que aumenta drasticamente o consumo de combustível.

Já com o novo modelo de motor híbrido esse problema fica resolvido, pois que as baterias de íons de lítio podem manter por várias horas todo o sistema elétrico, incluindo os aparelhos policiais, mesmo com o motor desligado.

Novos dispositivos de segurança

O novo Police Interceptor Utility 2020 não é um veículo para um cidadão comum, ele é institucional e feito para garantir a pacificação social. Isso o transforma num alvo fácil, já que está caracterizado com veículo policial.

Ford Police Interceptor Utility 2020
Ford Police Interceptor Utility 2020

Visando aumentar a segurança dos agentes, foi desenvolvido um sistema de segurança chamado Alerta de Perímetro de Polícia, o qual trabalha com sensores que monitoram uma área de 270o ao redor do veículo. Assim que o sistema detecta algum movimento suspeito nesse perímetro, a câmera traseira é ligada, os vidros das janelas se fecham, as portas travam e um alerta sonoro é acionado, tudo de forma automática e rápida. A movimentação aparece no painel digital de modo que os agentes possam ver o que está acontecendo. Como a célula de segurança é construída de aço boro, os agentes ficam bem protegidos.

Além de tudo isso, o Ford Police Interceptor Utility 2020 traz um novo sistemas de freios, refrigeração, travas das portas e rodas muito mais reforçados que os do modelo anterior. Agora, os modelos suportam com mais resistência o impacto com guias, canteiros e até mesmo trilhos de trem. Também tem mais capacidade para atravessar áreas alagadas.

Opcionais importantes

A montadora ainda oferece à Força Policial alguns opcionais importantes para o modelo. A câmera traseira é um deles, alguns pacotes de iluminação, um sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres (este sistema pode ser desativado no painel quando os agentes estiverem executando manobras de interceptação).

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?