Polo e Virtus ganham versão PcD

Com o mercado automobilístico em alta para portadores de necessidades especiais, a Volkswagen acaba de lançar a linha Sense – exclusiva para o público PcD – com duas versões disponíveis: Polo e Virtus.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 7/12/2018

Com o mercado automobilístico em alta para portadores de necessidades especiais, a Volkswagen acaba de lançar a linha Sense – exclusiva para o público PcD – com duas versões disponíveis: Polo e Virtus.

Para não ultrapassar o teto limite de R$ 70.000, válido para a isenção dos impostos de carros para PCD, os veículos tiveram que ser adaptados para se enquadrar no benefício. O resultado foi a inclusão de mais equipamentos com menor motorização.

Preços

As duas versões da linha Sense estão disponíveis a partir de fevereiro de 2019 com os mesmos valores:

  • Polo Sense – R$ 69.990
  • Virtus Sense – R$ 69.990

Crescimento do mercado PcD

Não é a toa que a montadora alemã lançou dois modelos bem conceituados para atingir o segmento PcD. Só no ano de 2018, sem contar com dezembro, a Volkswagen teve o aumento de 318% de vendas para o público com necessidade especial em relação ao ano de 2017.

Carros para PCD contam com equipamentos de conforto e segurança
Carros para PCD contam com equipamentos de conforto e segurança

No entanto, algumas adaptações foram necessárias implementar para serem permitidos os descontos dos impostos ICMS, IPVA, IOF e IPI. Por outro lado, a Volkswagen criou o Programa Mobilidade destinada ao PcD, a fim de orientar o processo para a isenção dos impostos, bem como oferecer um desconto adicional de acordo com o perfil do consumidor.

Polo Sense

A versão Polo Sense 200 TSI teve como base a versão MSI, compartilhando a mesma lista de equipamentos embora reduzindo a motorização.

Polo Sense
Polo Sense

Este novo hatch está equipado com motor EA211 turbo aspirado 1.0 Flex, com 128 cv de potência, 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, câmbio automático de 6 marchas com sistema Tiptronic.

A atual combinação consegue alcançar a velocidade máxima de 192 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, consumo a gasolina de 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

O principal atrativo foi o banho de loja de dispositivos, como multimídia com tela touch screen de 6,5 polegadas, conexões Android Auto, Apple CarPlay, Mirrorlink, USB, SD card e Bluetooth, além de incluir reconhecimento por voz.

A lista de equipamentos de série do Polo é a mesma para versão Versus e inclui diversos dispositivos de conforto e ergométricos, entre os quais:

  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Chave canivete com controle remoto
  • Computador de bordo
  • Comando interno do porta-malas
  • Direção elétrica
  • Faróis de dupla parábola
  • Para-sóis iluminados
  • Retrovisores elétricos com tilt down
  • Rodas de aço de 15 polegadas
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot)
  • Tomada de 12V
  • Trava elétrica das portas
  • Vidros elétricos com função one-touch

A lista de equipamentos de segurança – também idêntica a do Versus – não deixa a desejar, ainda mais se tratando de um veículo para pessoas com deficiência.

  • ABS
  • ASR (controle de tração)
  • Cinto de três pontos
  • EDS (bloqueio eletrônico do diferencial)
  • ESC (controle eletrônico de estabilidade)
  • Freios dianteiros com disco ventilado
  • ISOFIX
  • HCC (assistente de partida em rampa)

Virtus Sense

Virtus Sense
Virtus Sense

Seguindo o mesmo padrão de equipamentos tecnológicos do Polo, a versão Virtus Sense se diferencia por trazer o motor EA211 MSI 1.6 Flex, com 4 cilindros em linha, 16V, 117 cv de potência a 5.750 rpm, 16,5 kgfm e câmbio automático de seis velocidades.

O novo sedã atinge a velocidade máxima de 190 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, consumo a gasolina de 10,8 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.

O Virtus só tem opções de cores preta, vermelha e branca e não tem direito a opcionais. Aliás, a mesma regra aplicada ao Polo.