O Honda HR-V Touring é um dos modelos mais comentados do segmento de SUVs compactos. Com um motor 1.5 turbo flex, pacote de segurança Honda Sensing e um conjunto de suspensão ajustado para proporcionar conforto e estabilidade, o modelo busca se posicionar entre os principais concorrentes. No entanto, com um preço superior a R$ 200 mil, há aspectos que podem levar o consumidor a pensar duas vezes antes da compra.
Pontos Principais:
O modelo atual está prestes a ser substituído por uma versão reestilizada, prevista para chegar ainda no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, o HR-V Touring segue no mercado com sua configuração topo de linha, trazendo uma combinação de desempenho, segurança e espaço interno. Porém, nem tudo é vantagem, já que há pontos que podem não agradar quem busca um SUV nessa faixa de preço.
Para ajudar na decisão de compra, avaliamos a versão Touring e reunimos cinco razões para adquiri-lo e outras cinco para reconsiderar. O modelo foi analisado em diferentes aspectos, como motorização, equipamentos, conforto, acabamento e custo-benefício.
O Honda HR-V Touring é equipado com um motor 1.5 turbo flex VTEC, com injeção direta de combustível. Esse conjunto entrega 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, disponíveis entre 1.700 rpm e 4.500 rpm com gasolina. O câmbio CVT simula sete marchas e, segundo a Honda, permite que o SUV vá de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
No uso urbano, a entrega de torque em baixas rotações facilita acelerações e retomadas. O câmbio CVT, apesar de eficiente, pode aumentar o nível de ruído da cabine em velocidades mais altas. Ainda assim, o conjunto oferece boa dirigibilidade e resposta.
O consumo de combustível é moderado. Segundo o Inmetro, o modelo faz 8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, os números sobem para 11,4 km/l e 13,1 km/l, respectivamente.
O Honda HR-V Touring vem equipado com o pacote Honda Sensing, um conjunto de assistências ativas ao motorista. Ele inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, além de assistente de permanência em faixa.
O sistema é bem calibrado e evita alertas excessivos que poderiam causar desconforto ao motorista. Além disso, o modelo conta com seis airbags, reforçando a segurança dos ocupantes.
Outro item presente é o alerta de ponto cego no lado direito, que utiliza uma câmera no retrovisor para exibir imagens na central multimídia. Esse recurso auxilia em trocas de faixa e manobras em locais de baixa visibilidade.
Com 4,38 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o Honda HR-V Touring oferece um espaço interno amplo para os ocupantes. O design dos bancos favorece o conforto, garantindo um bom espaço para os joelhos dos passageiros traseiros.
Mesmo em viagens longas, adultos conseguem se acomodar sem grandes dificuldades. No entanto, a largura da segunda fileira poderia ser maior para aumentar o conforto de quem viaja no assento do meio, que é mais curto e elevado.
O assoalho não é plano, o que pode dificultar um pouco o espaço para os pés do passageiro central. Ainda assim, a cabine foi projetada para proporcionar um bom nível de comodidade para ocupantes de diferentes estaturas.
O Honda HR-V Touring permite ajustes precisos de posição de dirigir. O volante conta com regulagem de altura e profundidade, e a disposição dos comandos é intuitiva.
A direção tem um peso adequado, proporcionando uma sensação de controle sobre as rodas. Isso melhora a percepção do motorista sobre o comportamento do veículo em diferentes condições de rodagem.
A posição de dirigir elevada é um ponto positivo para quem prefere ter uma visão mais ampla do trânsito. O layout do painel contribui para um acesso prático aos comandos principais.
A suspensão do Honda HR-V Touring adota um ajuste equilibrado. Na dianteira, utiliza o sistema independente McPherson, enquanto na traseira, conta com eixo de torção.
O conjunto absorve bem as irregularidades da via, minimizando impactos causados por buracos e lombadas. Apesar disso, mantém um nível adequado de firmeza para garantir estabilidade nas curvas.
O comportamento dinâmico do SUV permite uma condução segura, tanto na cidade quanto em estradas. O equilíbrio entre conforto e estabilidade é um dos destaques do modelo.
A central multimídia do HR-V Touring tem uma tela de 8 polegadas, que oferece um tamanho adequado para a categoria. No entanto, a resolução da câmera de ré e do alerta de ponto cego é baixa, dificultando a visualização em determinadas condições.
O sistema LaneWatch, que exibe a imagem da câmera lateral na central, pode interferir na navegação caso o motorista esteja usando um mapa. Ele pode ser desativado, mas a presença desse recurso pode gerar desconforto para alguns condutores.
A interface da central multimídia também poderia ser mais moderna e intuitiva. A qualidade da tela e dos gráficos está abaixo do padrão esperado para um SUV dessa categoria.
O porta-malas do Honda HR-V Touring tem capacidade de 354 litros. Esse volume é menor do que o oferecido por alguns concorrentes diretos, como Hyundai Creta (433 litros) e Jeep Renegade (385 litros).
A geração anterior do HR-V tinha um compartimento de 437 litros, o que representa uma redução significativa no novo modelo. Para quem precisa de mais espaço para bagagens, essa pode ser uma limitação.
O porta-malas conta com abertura e fechamento automáticos, mas isso não compensa a menor capacidade de carga em relação a outros SUVs do segmento.
O preço do Honda HR-V Touring é um fator que pode desmotivar alguns compradores. Com valor de tabela de R$ 204.200, ele se posiciona acima de rivais como Hyundai Creta Ultimate (R$ 196.990), Volkswagen T-Cross Highline (R$ 184.490) e Jeep Renegade Willys (R$ 185.990).
Mesmo oferecendo um pacote de equipamentos interessante, o custo elevado pode ser um fator decisivo para quem busca um SUV com melhor relação custo-benefício.
A desvalorização e os custos de manutenção também devem ser considerados antes da compra.
O acabamento interno do Honda HR-V Touring tem materiais de boa qualidade, mas ainda utiliza uma quantidade considerável de plásticos rígidos.
Apesar de bem montado, o interior poderia trazer mais elementos sofisticados para justificar o preço elevado da versão. Comparado à geração anterior, alguns detalhes de encaixe e acabamento parecem menos refinados.
A versão com tom claro de acabamento oferece uma opção visual diferenciada, mas não compensa a simplicidade dos materiais utilizados no interior.
O HR-V Touring não conta com teto solar, nem como opcional. Essa ausência pode ser um fator negativo para consumidores que buscam esse tipo de equipamento em SUVs dessa faixa de preço.
Concorrentes diretos já oferecem teto solar panorâmico de série, tornando a ausência desse item uma desvantagem para o HR-V.
Dado o valor da versão Touring, era esperado que o modelo trouxesse esse equipamento na lista de série.
O Power Tailgate, ou porta-malas automático, é um recurso presente em muitos veículos modernos que permite a abertura e fechamento do porta-malas com o toque de um botão, sem a necessidade de esforço manual. Esse sistema pode ser ativado de várias formas: através de um botão no painel do carro, um botão localizado na própria tampa do porta-malas ou até mesmo por um controle remoto. Alguns modelos mais avançados incluem sensores de movimento que permitem a abertura do porta-malas com um simples gesto do pé sob o para-choque traseiro, proporcionando maior conveniência, especialmente quando as mãos estão ocupadas com compras ou bagagens.
Além da facilidade de uso, o Power Tailgate também oferece segurança adicional. O sistema geralmente inclui recursos como sensores de obstáculos que interrompem o movimento do porta-malas se algo estiver no caminho, evitando danos ou ferimentos. A velocidade de abertura e fechamento é controlada eletronicamente, garantindo um movimento suave e controlado. Este recurso é especialmente útil em situações de estacionamento apertado ou quando se está carregando objetos pesados, tornando a experiência de uso do veículo mais confortável e prática.
Fonte: Virgola, Autoo, Mobiauto e AutoEsporte.