Por que a Stellantis vai substituir o motor Fire e reduzir a potência do 1.3 turbo?

Em 2025, a Stellantis iniciou uma transformação em seus motores para atender às normas ambientais do Proconve L8. Isso incluiu o fim do motor Fire, ajustes no desempenho do 1.3 turbo T270 e novas configurações para motores turbodiesel e Firefly, impactando veículos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 11/01/2025

Desde o 1º de janeiro de 2025, todas as montadoras no Brasil devem produzir veículos que atendam às normas do Proconve L8. Os modelos já em estoque que seguem a norma anterior poderão ser vendidos até março. Esse ajuste levou a alterações significativas na linha de motores da Stellantis, impactando diversas marcas do grupo, como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

Pontos Principais:

  • Motor Fire substituído pelo Firefly nos modelos Mobi, Fiorino e Partner Rapid.
  • Redução de potência no motor T270, que agora entrega 176 cv no etanol.
  • Substituição do motor 2.0 turbodiesel pelo 2.2 Multijet em alguns modelos.
  • Vans médias recebem motor 2.2 Blue HDi com menor potência.

Entre as mudanças mais notáveis está o ajuste no motor 1.3 Firefly aspirado, utilizado em veículos como Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada. Apesar de uma pequena redução no torque, a potência foi mantida. Além disso, o motor 1.3 turbo T270 perdeu potência, afetando modelos como Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro. A calibragem específica das versões Abarth do Fastback e Pulse ainda está em análise.

Redução de Potência e Mudanças nos Motores Turbo

A Stellantis promoveu mudanças em seus motores em 2025 para atender ao Proconve L8. As atualizações incluem ajustes na potência e substituição de motores em várias marcas do grupo.
A Stellantis promoveu mudanças em seus motores em 2025 para atender ao Proconve L8. As atualizações incluem ajustes na potência e substituição de motores em várias marcas do grupo.

O motor 1.3 turbo T270, que antes entregava 185 cv, foi homologado com 176 cv no etanol, mantendo o torque de 27,5 kgfm. Essa mudança impactou modelos da Jeep, incluindo Renegade, Compass e Commander. Na Fiat Toro, o mesmo motor também passou a oferecer 176 cv.

Enquanto isso, as versões turbodiesel dos modelos Stellantis receberam um reforço significativo. O motor 2.2 turbodiesel Multijet, que entrega 200 cv e 45,5 kgfm, substituirá o 2.0 anterior, estreando na Ram Rampage 2025. Há expectativa de que o Jeep Commander também receba essa atualização. O uso do motor no Compass e na Fiat Toro ainda não foi confirmado.

Mudanças em Vans e Substituição do Motor Fire

A linha de vans médias da Stellantis, composta por Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy, passou a utilizar o motor 2.2 Blue HDi. Essa nova versão, ajustada para entregar 150 cv e 37,7 kgfm, substitui o motor 1.5 turbodiesel utilizado anteriormente. O motor Blue HDi já equipa vans maiores e o modelo Fiat Titano.

O antigo motor Fire, que ainda equipava modelos como Fiat Mobi, Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid, foi aposentado por não atender às normas do Proconve L8. O Mobi passará a contar com o motor Firefly 1.0 de três cilindros, enquanto Fiorino e Partner Rapid adotarão o motor Firefly 1.3 aspirado. Ambos os modelos ganharão direção elétrica e monitoramento de pressão dos pneus.

Impacto nos Veículos e Atualizações Adicionais

Além das mudanças nos motores, o Fiat Mobi ganhará uma direção elétrica, aumentando sua funcionalidade. Já o Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid também receberão melhorias similares, com destaque para o monitoramento de pressão dos pneus.

Essas alterações fazem parte da estratégia da Stellantis para cumprir as regulamentações ambientais e garantir a competitividade de seus produtos no mercado brasileiro. Os ajustes foram necessários para alinhar toda a gama às exigências do Proconve L8, assegurando que a venda de veículos esteja de acordo com os novos padrões.

Fonte: Autopapo, AutoEsporte e QuatroRodas.