Se você frequenta com certa frequência postos de gasolina pelo Brasil e tem conhecimento do quão econômicos são os modelos movidos a diesel, com toda certeza já parou para se perguntar sobre a razão de não ter modelos de passeio movidos com este tipo de combustível.
Muito utilizado em diversos países como nos EUA e no próprio continente europeu, os carros de passeio a diesel não apenas existem como também já foram tendência. Pode parecer estranho, porém, o Brasil se adiantou dos demais países ao proibir carros de passeio a diesel, ou seja, nós nunca teremos o Golf a Diesel no Brasil (entenda aqui).
Surgindo como uma alternativa aos modelos movidos a gasolina muito por conta da crise nos combustíveis, o diesel apareceu como uma excelente alternativa não apenas para os grandes motores de caminhões, caminhonetes, tratores e afins, mas também em carros de passeio pelo redor do planeta.
As últimas décadas foram repletas de carros movidos a diesel no continente europeu. Para se ter uma ideia, em 1995, cerca de 10% dos veículos vendidos eram movidos a diesel, porém, em 2011, essa porcentagem já saltou para 60%! A economia e força dos carros com esta motorização chamou a atenção de muitos mercados ao redor do mundo, sendo um dos motores mais famosos do mundo, o TSI da Volkswagen, também ganhou sua versão a diesel para modelos como Passat, Jetta e Golf, o tão aclamado TDI!
Mas não se engane que o TDI ficou marcado positivamente na indústria automotiva, afinal, o famigerado dieselgate foi descoberto através do mesmo! Para quem não se recorda, este foi o escândalo onde foi descoberto que a Volkswagen utiliza softwares em seus motores para indicar que os mesmos tinham emissões 40x menores do que as reais. O grupo Volkswagen perdeu bilhões de dólares entre multas e processos e, além disso, ajudou a “aposentar” os motores a diesel na Europa.
Isso se deve pois hoje, dado todo este escândalo mundial, o público vem preferindo motores a gasolina turbinados (downsizing) e também carros eletrificados, visto que a Europa só terá carros elétricos a partir de 2040. Em outras palavras, mais do que a gasolina, o diesel está com os dias contados nos carros com motores a passeio!
Voltando para terras brasileiras, mesmo que tenha tido esta incrível ascensão e queda dos motores a diesel, pouca coisa nos influenciou, pois como sabemos, todos os veículos que não são caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (como o Jeep Renegade) são proibidos de terem motores a diesel.
E a razão ela é muito mais simples do que parece! O diesel é um combustível conhecido pelo alto índice de enxofre lançado no ar, causando danos seríssimos ao meio ambiente. Foi então que, ao se observar os danos que este combustível pode fazer com o meio ambiente, atrelado ao fato de estar ocorrendo uma crise mundial de combustíveis e que 78% do petróleo consumido no país era importado, em 1976, foi criada a lei que proíbe a comercialização de veículos de passeio movidos a diesel no país.
Por diversas vezes este veto tentou ser derrubado com o argumento de que o combustível foi mais bem desenvolvido e se tornou menos poluente (e de fato isso ocorreu), mas não foi o suficiente para ser aprovado. Hoje, alguns estados europeus seguem este exemplo brasileiro ao proibirem a venda dos carros movidos a diesel.
Como já foi comentado acima, os motores a diesel em carros de passeio já estão em baixa e parecem estar no fim da linha, tudo muito puxado pelos escândalos do Dieselgate. É provável que caminhões e caminhonetes ainda continuem por um certo tempo utilizando este combustível, que é próprio para a proposta destes, mas não por muito tempo, ainda mais com a chegada dos veículos elétricos para todos os usos.
Já no Brasil, mesmo sem se dar conta, antecipou uma tendência mundial de ir contra os motores a diesel em décadas. Por mais que não tenha carros de passeio movidos a diesel à venda, o Brasil teve seu papel importante na história do combate a poluição causada pela indústria automobilística.
A venda de carros de passeio a diesel é proibida por lei no Brasil desde 1976 a partir da edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio.
A lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido.
O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.
A Portaria 346, de 19 de novembro de 1976, do MIC, vetou a produção de carros a diesel no Brasil. Hoje, somente caminhões, ônibus e picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida podem usar esses motores.
O veto manteve-se até hoje com o argumento de que as emissões de poluentes seriam maiores, porém o diesel S10 brasileiro, apresenta uma emissão de enxofre baixíssima, além disso, os motores evoluíram muito, também reduzindo os impactos ao ambiente. A revogação do veto, daria ao consumidor mais opções, além de veículos mais fortes, resistentes e mais baratos, atraindo investimentos dos mercados.
*Com informações da QuatroRodas e Senado.