Por que o Chevrolet Celta Super 1.0 2005 de 2 portas ainda é uma boa escolha?

O Chevrolet Celta Super 1.0 2005 é ideal para uso urbano e pequenas viagens, com motor econômico e manutenção barata. Apesar do acabamento simples e desgaste natural, oferece boa relação custo-benefício. Antes de comprar, verifique motor, suspensão, lataria, histórico de manutenção e documentos.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 19/12/2024

O Chevrolet Celta Super 1.0 2005 é um modelo compacto que continua sendo uma opção interessante para quem busca um carro econômico e funcional. Ideal para trajetos urbanos e curtas viagens, ele oferece um motor 1.0 VHC eficiente, com consumo médio que pode ultrapassar 13 km/l na gasolina. Sua manutenção acessível e grande disponibilidade de peças fazem dele um veículo atrativo para quem busca praticidade e economia. O design simples, mas funcional, e a mecânica robusta contribuem para sua popularidade no mercado de usados.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 VHC com boa eficiência de combustível.
  • Manutenção acessível e grande oferta de peças.
  • Acabamento simples e poucos itens de conforto.
  • Verificar suspensão, lataria e documentação antes de comprar.

Entre os pontos positivos do Celta Super estão o baixo custo de manutenção, a confiabilidade mecânica e o consumo de combustível reduzido. Por outro lado, o carro apresenta limitações, como acabamento interno simples, isolamento acústico insuficiente e poucos itens de conforto, além de ser pequeno para famílias maiores. Outro fator a considerar é a idade do veículo, que pode trazer desgastes naturais, como problemas no sistema de suspensão, desgaste nos bancos e ferrugem na lataria, especialmente em regiões úmidas.

Ao considerar a compra de um Celta Super 2005, é essencial verificar o estado geral do motor, histórico de manutenção e possíveis vazamentos. Teste o carro em movimento para identificar barulhos anormais na suspensão, ruídos internos e funcionamento do câmbio. Examine a lataria em busca de sinais de ferrugem ou repintura malfeita. Além disso, confira documentos como o CRLV e certifique-se de que não há débitos ou pendências judiciais. Por fim, prefira unidades que tenham passado por revisões regulares e, se possível, leve um mecânico de confiança para avaliar o veículo antes de fechar negócio.

Com 2 portas, essa versão do Celta pode ser menos prático para quem precisa acessar os bancos traseiros com frequência. Apesar de ser mais acessível no mercado, essa configuração reduz o conforto geral.

Desempenho, motor e potência

Equipado com motor 4 cilindros aspirado, movido a gasolina. Potência de 70 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 s e alcança velocidade máxima de 155 km/h.
Equipado com motor 4 cilindros aspirado, movido a gasolina. Potência de 70 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 s e alcança velocidade máxima de 155 km/h.

O desempenho deste modelo combina eficiência e simplicidade, tornando-o uma opção atraente para quem busca um veículo compacto e econômico. Ele é equipado com um motor de quatro cilindros em linha, disposto transversalmente, com deslocamento de 999 cm³. O motor possui aspiração natural e é alimentado por injeção multiponto, entregando uma potência máxima de 70 cavalos a 6.400 rpm e um torque de 8,8 kgfm a 3.000 rpm.

A relação peso/potência é de 12,34 kg/cv, enquanto o peso/torque atinge 98,2 kg/kgfm, o que reflete um desempenho equilibrado para o uso urbano. A plataforma utilizada é a gm4200, com tração dianteira. A transmissão manual de cinco marchas é simples, mas funcional, e o acoplamento é realizado por meio de uma embreagem monodisco a seco.

Quanto ao desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 13,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 155 km/h.

Consumo e autonomia

Certifique-se de que o histórico de manutenção está em dia e que o carro não tem débitos ou restrições legais. Peças originais e revisões periódicas são um diferencial importante.
Certifique-se de que o histórico de manutenção está em dia e que o carro não tem débitos ou restrições legais. Peças originais e revisões periódicas são um diferencial importante.

O consumo de combustível é um dos pontos fortes do modelo. No ciclo urbano, ele registra uma média de 8,8 km/l, enquanto no ciclo rodoviário alcança até 14,4 km/l. Considerando o tanque de combustível com capacidade de 46 litros, a autonomia na cidade é de aproximadamente 405 km, enquanto na estrada pode atingir 662 km.

Interior

Os pontos negativos incluem acabamento simples, isolamento acústico fraco e desgaste comum na suspensão. O modelo pode apresentar ferrugem, exigindo atenção na compra.
Os pontos negativos incluem acabamento simples, isolamento acústico fraco e desgaste comum na suspensão. O modelo pode apresentar ferrugem, exigindo atenção na compra.

O interior foi projetado para oferecer praticidade e conforto básico para os ocupantes. Com capacidade para até cinco passageiros, o espaço interno é adequado para um veículo de porte compacto.

O porta-malas tem uma capacidade de 260 litros, o que é suficiente para atender às necessidades do dia a dia, como compras ou bagagens leves. Não há informações disponíveis sobre a carga útil deste modelo.

Medidas

As medidas gerais do modelo são compactas, com um comprimento de 3.748 mm, largura de 1.608 mm e altura de 1.429 mm. A distância entre-eixos é de 2.443 mm, contribuindo para uma boa manobrabilidade em espaços urbanos.

O peso total é de 864 kg. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco sólido e os traseiros a tambor.

A direção não conta com assistência, com um diâmetro de giro de 10,1 metros. Os pneus utilizados são 165/70 r13, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe.

Preços Aproximados do Chevrolet Celta 2005

  • Chevrolet Celta Life 1.0 MPFI VHC 8V 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 13 mil
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 MPFI VHC 8V 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 14 mil
  • Chevrolet Celta 1.0/Super/N.Piq.1.0 MPFI VHC 8V 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 14 mil
  • Chevrolet Celta Life 1.4 MPFI 8V 85cv 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 15 mil
  • Chevrolet Celta Life 1.0 MPFI VHC 8V 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 15 mil
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 MPFI VHC 8V 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 15 mil
  • Chevrolet Celta 1.0/Super 1.0 MPFI VHC 8V 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 15 mil
  • Chevrolet Celta Spirit 1.4 MPFI 8V 85cv 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 16 mil
  • Chevrolet Celta 1.4/Super/Energy 1.4 8V 85cv 3p 2005 – Preço aproximado: R$ 16 mil
  • Chevrolet Celta Life 1.4 MPFI 8V 85cv 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 17 mil
  • Chevrolet Celta Spirit 1.4 MPFI 8V 85cv 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 18 mil
  • Chevrolet Celta 1.4/Super/Energy 1.4 8V 85cv 5p 2005 – Preço aproximado: R$ 18 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Celta Super 1.0 2005

O Chevrolet Celta Super 1.0 2005 é um hatch compacto com motor 1.0 VHC de 70 cv na gasolina e 72 cv no álcool. Sua transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira. Ideal para trajetos urbanos.
O Chevrolet Celta Super 1.0 2005 é um hatch compacto com motor 1.0 VHC de 70 cv na gasolina e 72 cv no álcool. Sua transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira. Ideal para trajetos urbanos.

Geral

  • Ano: 2005
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Geração: GM4200
  • Plataforma: GM4200
  • Série: Nota do leitor 4,3

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm3
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Deslocamento: 999 cm3
  • Código do motor: Família I
  • Peso/potência: 12,34 kg/cv
  • Peso/torque: 98,2 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Não disponível
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Potência máxima: 70 cv a 6400 rpm
  • Torque máximo: 8,8 kgfm a 3000 rpm
  • Torque específico: 8,8 kgfm/litro
  • Potência específica: 70,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10,1 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3748 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Porta-malas: 260 litros
  • Peso: 864 kg
  • Reboque sem freio: Não disponível
  • Ângulo de entrada: Não disponível
  • Ângulo central: Não disponível
  • Inclinação lateral máx.: Não disponível
  • Altura mínima do solo: Não disponível
  • Largura: 1608 mm
  • Altura: 1429 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Tanque de combustível: 46 litros
  • Carga útil: Não disponível
  • Reboque com freio: Não disponível
  • Ângulo de saída: Não disponível

Desempenho

  • Velocidade máxima: 155 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,1 s

Consumo

  • Urbano: 8,8 km/l
  • Rodoviário: 14,4 km/l

Autonomia

  • Urbana: 405 km
  • Rodoviária: 662 km

Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, AutoEsporte, OlharDigital, OLX, Webmotors e MercadoLivre.