Um dos carros mais icônicos da Volkswagen no Brasil, a Kombi continuava sua produção em silêncio, mas quando foi descontinuada fãs ao redor do país mostravam sua tristeza.
Para um carro estar a tanto tempo em produção ser extinto repentinamente, o que aconteceu com a Kombi? Explicamos para você!
Símbolo da cultura “hippie”, a Kombi foi desenhada em 1947 para o transporte de várias pessoas ou mercadorias, sendo que a mesma só começou a ser trazida para o Brasil em 1950.
Tamanho o sucesso da Kombi, a Volkswagen decide se instalar no Brasil e nacionalizar a produção da Kombi em 1953, mas o primeiro exemplar só saiu de linha de produção em 1957, sendo produzida desde então durante 56 anos.
Com o passar do tempo, a Kombi foi recebendo algumas alterações em seu visual e desempenho (chegando a ganhar até mesmo uma versão com caçamba).
Em 2007 foi lançada uma edição especial de 50 anos limitada a 50 unidades, cobiçada por colecionadores até hoje.
Mas a despedida ocorreu em 2013 com a versão Last Edition, contendo cores azul e branco, placa de identificação, acabamento interno diferenciado e 1.200 exemplares vendidos por R$ 85 mil contra R$ 47 da versão comum.
Um veículo com uma história tão icônica como a da Kombi merecia um final melhor, certo? Mas quais as razões para o veículo da Volkswagen ser descontinuado?
Foi sancionada uma lei que, a partir de 1º de Janeiro de 2014 todos os veículos novos deveriam conter ABS e Airbag, itens que a Kombi por possuir um projeto antigo não conseguiria comportar.
A Volkswagen tentou pedir isenção para a Kombi por se tratar de um veículo icônico, mas o pedido não foi aceito e a marca foi obrigada a interromper a produção do veículo.
Agora, o que resta da Kombi na Volkswagen é apenas saudades de um veículo que marcou tanto a história não só no Brasil como também no mundo.
Apesar do modelo não estar nas concessionárias de 0kms, ainda mora no coração de muitos brasileiros ao lado de grandes clássicos como o Fusca.