Porsche 2020: 718 Cayman GT4 e 718 Spyder seguem linhas de sucesso

Já se foram três anos desde que a Porsche decidiu mudar os nomes de seus modelos esportivos de entrada, o conversível Boxter e o coupé Cayman, para 718 Boxter e 718 Cayman.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 20/08/2019

Já se foram três anos desde que a Porsche decidiu mudar os nomes de seus modelos esportivos de entrada, o conversível Boxter e o coupé Cayman, para 718 Boxter e 718 Cayman.

Junto com a mudança, os motores V6 foram substituídos por motores com quatro cilindros em linha turbinados, o que deixaram muitos fãs descontentes. Vendo o apreço dos fãs, a Porsche Motorsport decidiu criar novas variantes desses veículos com os mesmos seis cilindros tanto pedidos pelos fãs.

Qual a razão da mudança?

Não é novidade para ninguém que o grupo Volkswagen esteve envolvido em um grande escândalo de camuflagem da verdadeira emissão dos poluentes de seus veículos nos últimos anos. A Porsche, marca pertencente ao grupo, também não escapou da punição e precisou desembolsar alguns milhões de euros como multa e correção dos erros nos veículos.

Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020
Porsche 718 Cayman GT4 2020

Com isso, a marca decidiu abandonar seus grandes motores e começou a investir na tecnologia turbo de motores menores (o famoso downsizing). Isso representou uma grande mudança na marca, que inclusive alterou o nome de seus modelos Boxter e Cayman nas novas gerações dos mesmos.

Acontece que, por mais que os fãs tenham gostado das mudanças em ambos os 718 (Boxter e Cayman), ainda não engoliram muito bem o fato de o V6 ter sido substituído, mesmo que a marca tenha uma explicação plausível para isso.

É nessa parte da história que entra a Porsche Motorsport. A divisão (ainda mais) esportiva da Porsche começou a planejar os novos veículos de variante esportiva dos novos 718, porém dessa vez não iriam simplesmente colocar o motor do 911 GT3 modificado nos modelos, mas sim criar um novo motor que atendesse a expectativa dos fãs: A volta do motor aspirado e dos seis cilindros.

Dois Porsches “raiz”

Foi então que, dessa vontade de trazer os motores aspirados de volta, nasceram os Porsches 718 Cayman GT4 e o 718 Spyder. O primeiro representa a versão esportiva do Cayman e o Spyder a versão esportiva do Boxter (que recebeu esse nome afinal por se tratar de um Cayman conversível).

A aparência dos mesmos segue praticamente a mesma, apenas com alguns retoques mais esportivos na parte exterior (detalhe para o novo spoiler traseiro do GT4). A mudança começa a ser extremamente perceptível ao se deparar com o interior do veículo. Esqueça o interior refinado com couro e outros materiais emborrachados pelo interior e substitua-os por Alcântara. Além de dar um aspecto muito mais esportivo ao carro, o material também ajuda no conforto dos passageiros, não é à toa que os carros mais caros costumam utilizar esse material em abundância.

Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020
Porsche 718 Spyder 2020

A mecânica que ambos os veículos adotam é de deixar qualquer purista de queixo caído! Estamos falando de um motor 4.0 de seis cilindros que rende 414 cv de potência, 42 kgfm de torque, 0-100 em 4,2 segundos e velocidade máxima de 302 km/h no GT4 e 300 km/h no Spyder.

Para deixar os fãs de automobilismo ainda mais atiçados com o lançamento, a Porsche anunciou que os veículos virão com câmbio manual de seis velocidades, o que torna o veículo ainda mais incrível e com o caráter “puro” que a Motorsport tanto quis entregar aos clientes.

Por mais incrível que o veículo seja com seu motor aspirado, ainda está muito atrás dos 520 cv de potência do motor do 911 GT3, com a diferença de que o GT4 é 47 mil dólares mais barato e o Spyder 45. Os veículos partem de 97 mil dólares no GT4 e 100 mil dólares no Spyder, representando um salto de 15 mil dólares dos modelos convencionais.