Porsche 718 Boxster: um conversível cheio de esportividade

O Porsche 718 Boxster é um modelo que reúne em si diversas qualidades: conversível, muito esportivo, cheio de tecnologia, totalmente customizável e com uma motorização muito potente. Claro que isso tem um valor elevado, mas que justifica cada centavo.

Carros
5 meses atrás
Porsche 718 Boxster: um conversível cheio de esportividade

Qual o preço do Porsche 718 Boxster?

O preço base do Porsche 718 Boxster é R$ 349.000. O que significa esse “preço base”? Seria o valor para ter o veículo sem nenhuma customização nem acréscimo de itens de série. Mas é preciso ressaltar que alguns desses opcionais tem o custo de um carro popular, e a todos eles juntos podem fazer dobrar o preço do modelo.

Para dar alguns exemplos, uma cor customizada da carroceria pode custar mais de 45 mil reais, um conjunto de rodas de 20 polegadas mais de 16 mil reais, o revestimento dos bancos em couro quase 20 mil reais, bancos esportivos tipo concha mais de 16 mil reais, um dos pacotes de acabamento externos 15 mil reais, e o conjunto especiais de freios compostos de cerâmica quase 40 mil reais. Ficamos por aqui, mas existem ainda um universo de opcionais que o modelo oferece.

Porsche 718 Boxster
Porsche 718 Boxster

Um dos itens que mais admite personalização é a cartela de cores, sendo elas: branca, preta, vermelha e amarela (standard); branca, preta, azul escuro, chumbo e prata (metálicas); vermelho Carmim, branca Giz, azul Miami e laranja Lava (especiais por R$ 12.000); além das customizáveis. AS capotas também podem ser de várias cores: preta, azul, vinho e marrom.

Porsche 718 Boxster
Porsche 718 Boxster

Motorização potente e esportiva

A motorização é um dos elementos de maior destaque no modelo, e não é pra menos. Composta pelo motor turboalimentado e horizontalmente oposto 2.0 de 4 cilindros, cuja potência total chega a 300 cv e o torque máximo a 380 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm.

As principais características do motor são o bloco e cabeçote em alumínio, refrigeração a água com gerenciamento térmico, quatro válvulas por cilindro com comando variável VarioCam Plus, lubrificação de cárter seco integrada com bomba de óleo controlada sob demanda.

Além disso, ele trabalha com injeção direta de combustível (DFI), dois catalisadores de três vias e diagnóstico on-board que monitora o sistema de controle de emissão. E para completar o conjunto o modelo conta com o sistema de escapamento esportivo.

Sistema Start Stop

O Porsche 718 Boxster conta com a tecnologia Start Stop que é responsável por desligar e ligar o motor de forma automática. Quando a velocidade está abaixo de 7 km/h e o acelerador não acionado o motor desliga para economizar combustível. Assim que o motorista aciona o acelerador o motor é religado tão rapidamente que é imperceptível o fato de que ele estava desligado.

Porsche 718 Boxster
Porsche 718 Boxster

Câmbio manual é uma opção

Para muitas pessoas a emoção de um veículo como o Porsche 718 Boxster é ter o câmbio manual para dar mais esportividade e controle durante a pilotagem. Pois bem, apensar de o modelo contar com o câmbio automático de 7 velocidades, existe a possibilidade de optar pelo câmbio manual de 6 velocidades.

Porsche 718 Boxster
Porsche 718 Boxster

Esse câmbio é feito sob medida para essa motorização, e se harmoniza perfeitamente ao conjunto, oferecendo engates suaves e totalmente ajustados para proporcionar um condução esportiva, o que fica ainda mais facilitado pelo curso curto que a alavanca percorre para executar as trocas de marcha.

Porsche Doppelkupplung

O Porsche Doppelkupplung (PDK) nada mais é que sistema de dupla embreagem que o modelo abriga, pelo qual o veículo fica em modo de “planagem” em determinadas situações, como se o motor estivesse desacoplado do câmbio, de modo que se aproveita completamente do coeficiente aerodinâmico e dispensa o uso continuado do impulso do motor. Esse sistema é um dos responsáveis, junto com o sistema Start Stop, pelo baixo consumo de combustível e consequente redução de poluentes do veículo.

Porsche Torque Vectoring

O Porsche Torque Vectoring (PTV) é o sistema responsável pelo controle da dinâmica de direção e controle de estabilidade do modelo. Ele atua distribuindo de forma variável o torque em ada uma das rodas do veículo de acordo com a necessidade instantânea, além de atuar junto ao bloqueio do diferencial traseiro.

Traduzindo, esse sistema é capaz de identificar quando o veículo está realizando um curva e pode frear ligeiramente a roda traseira da parte interior da curva, entregando mais torque à roda traseira da parte exterior, facilitando a curva e oferecendo mais estabilidade ao veículo, sem detrimento da agilidade na realização da manobra. Esse sistema é um dos opcionais que o modelo oferece.

Porsche Active Suspension Management

O Porsche Active Suspension Management (PASM) é o sistema responsável pelo controle eletrônico das suspensões, atuando de forma individuada em cada um das rodas, proporcionando mais conforto aos ocupantes do veículo em terrenos irregulares, mas sobretudo auxiliando o sistema Porsche Torque Vectoring na execução das curvas, equilibrando o veículo na medida certa em cada circunstância.

Porsche Stability Management

O Porsche Stability Management (PSM) também é um sistema eletrônico que ajuda o motorista no controle da direção do modelo, oferecendo mais estabilidade e uma direção dinâmica com mais segurança. Quando atua junto com o pacote Sport Chrono proporciona uma pilotagem mais esportiva sem deixar de lado a segurança.

Porsche Side Impact Protection System

Por falar em segurança, o Porsche Side Impact Protection System é um sistema de segurança que oferece um dos melhores resultados do mercado automobilístico, e não podia ser diferente com um modelo como o 718 Boxster.

Esse sistema conta com o acionamento inteligente dos airbags em dois estágios de acordo com a intensidade do impacto produzido sobre o veículo. Ele está composto por proteções nas portas (duas bolsas de cada lado), dois airbags de tórax instalados nas laterais dos assentos, e outros airbag para a cabeça, o qual se enche de baixo para cima a partir do painel da porta.

Proteção em capotagem

E se o fato de ser conversível pudesse causar alguma preocupação, o modelo também conta com um tipo de proteção especial em caso de capotamento. Essa proteção está composta por duas peças que protegem o espaço residual de sobrevivência, o cokpit, em caso de colisão lateral e de capotamento. Ela está composta de aço de alta resistência, de modo que oferecem toda segurança que se pode esperar de um modelo como o 718 Boxster.

Sistema de som de última geração

Não é preciso dizer que o 718 Boxster conta com um incrível sistema de som de última geração da BOSE. Composto, na versão de fábrica, por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência, além de um amplificador no PCM de modo que o som fica perfeitamente ajustado tanto para o motorista quanto para o passageiro ao seu lado.

Contudo, assim como tantos outros elementos do modelo, o sistema de som pode ser personalizado, e uma das configurações disponíveis é a seguinte: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo um subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: central
  • Número de cilindros: 4
  • Diâmetro: 91,0 mm
  • Curso do cilindro: 76,0 mm
  • Deslocamento do motor: 1.988 cm³
  • Potência (kW): 220 kW
  • Potência (cv): 300 PS
  • Torque máximo: 380 Nm entre 1.950 – 4.500 rpm
  • Taxa de compressão: 9.5 : 1
  • Eixo dianteiro: McPherson otimizado pela Porsche
  • Eixo traseiro: McPherson otimizado pela Porsche
  • Freios: Pinças fixas em monobloco de alumínio com quatro pistões na frente e atrás. Discos internamente ventilados e perfurados, diâmetro 330mm/299mm.
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) incluindo ABS com funções de freio estendidas
  • Velocidade máxima: 275 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h: 4,9 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h: 11,1 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h): 3,2 s

Lista dos principais itens de série

Abaixo segue a lista dos principais itens de série do modelo sem contar com nenhuma customização ou acréscimo de item opcional:

  • Acabamento do volante, puxadores das portas e câmbio em couro
  • Aerofólio com acionamento automático
  • Airbags frontais para motoristas e passageiros
  • Ar condicionado Dual Zone com filtro de carvão ativo integrado
  • Barras anti capotamento
  • Capota de tecido totalmente automatizada, eletricamente operada com tela de vidro rígida atrás, operacional até 50 km/h e por controle remoto
  • Conceito two-seater com motor central
  • Defletor de vento
  • Desembaçador traseiro
  • Espelhos retrovisores aquecíveis, antiofuscantes e rebatíveis eletricamente
  • Faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED
  • Ganchos para roupas nas costas dos bancos
  • Homelink
  • Interface ao sistema Apple CarPlay
  • Lanternas traseiras em LED, com luzes de freio em quatro pontos e luz de ré
  • Logo “PORSCHE” e designação do modelo em prata
  • Luzes internas em LED: Leitura, ignição, compartimentos de bagagens e porta-luvas.
  • Mostradores digitais para velocidade, marcha, hodômetro e tempo
  • Navegação para PCM
  • Painel de instrumentos com tacômetro central e display colorido de alta resolução de 4,6 polegadas
  • ParkAssist traseiro
  • Porsche Side Impact Protection (POSIP), compreendendo proteções laterais nas portas, airbags de tórax integrados aos bancos dianteiros, airbags de cabeça para motorista e passageiro em cada porta
  • Setas em LED
  • Soleiras com logo do modelo
  • Vidros térmicos esverdeados
  • Volante esportivo, diâmetro de 375mm com ajuste manual longitudinal e de altura, multifuncional aquecível com borboletas para mudanças de marchas

Dimensões

  • Comprimento: 4.379 mm
  • Largura: 1.994 mm
  • Largura: 1.801 mm
  • Altura: 1.281 mm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cd): 0,31 cW
  • Entre-eixos: 2.475 mm
  • Peso (DIN): 1.365 kg
  • Volume do porta-malas: 150 l
  • Capacidade do porta-malas: 125 l
  • Tanque de combustível: 54 l

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?