O Porsche 718 Cayman é um dos modelos mais cobiçados no Brasil, isso se justifica por cada um dos elementos que compõe o modelo. Desde a esportividade, a tecnologia, a segurança, o sistema de som, as incontáveis possibilidades de customização, enfim, tudo nele o torna um dos veículos mais lendários de nossas ruas.
O preço base é de R$ 329.000, ou seja, a sua versão de entrada sem nenhuma personalização e com os itens de série “básicos”, mas por exemplo a customização do revestimento dos bancos e do painel pode custar até R$ 18.900, os bancos dianteiros esportivos do tipo concha cerca de R$ 16.900, e o sistema de freio Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) impressionantes R$ 34.600.
Muitos outros itens ainda podem ser adicionados para deixar o modelo completamente personificado, mas isso poderá custar o dobro do valor do preço base. Praticamente tudo no modelo pode sofrer customização, a vantagem de um carro de luxo da marca Porsche.
Um dos itens que mais aceita customização é a cartela de cores da parte exterior do veículo. As possibilidades são: branca, preta, vermelha, amarela (standard); branca, preta, azul, chumbo, prata (metálicas); vermelha, branca, laranja e azul clara (especiais). Além disso ainda permite a customização da própria cor, o que pode custar mais de 45 mil reais.
O modelo também oferece 6 diferentes possibilidades de desenho das rodas, sendo que um desses conjuntos – com aro de 20 polegadas – tem valor adicional superior a 16 mil reais.
A motorização é um dos elementos mais atraentes do modelo, oferecendo um conjunto mecânico de altíssima qualidade, com muita potência, respostas rápidas e, por incrível que pareça, um consumo de combustível equilibrado.
O motor de última geração turboalimentado e horizontalmente 2.0 de 4 cilindros conta com 300 cv de potência e um torque máximo de 380 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm. A entrega do torque total numa rotação tão baixa é, provavelmente, o fator que permite um consumo de combustível tão baixo se considerarmos a eficiência do motor. Aliado ao motor está o câmbio PDK de 7 velocidades.
O consumo médio estimado em perímetro urbano é de 9,1 km/l e na estrada 12,2 km/l, sempre abastecido com gasolina. Essa informação deve estar surpreendendo muitos leitores que pensavam num consumo muito mais intenso do que esse. É praticamente o mesmo que faz a maioria dos carros populares.
A velocidade máxima atingida pelo modelo é de 275 km/h, sendo que de 0 a 100 km/h ele alcança em apenas 4,9 segundos. De 80 a 120 km/h precisa de 3,2 segundos, e de 0 a 160 km/h leva 11,1 segundos para atingir.
Uma das tecnologias que está empregada no Porsche 718 Cayman é o sistema Start Stop automático, por onde o motor é desligado quando o veículo está numa velocidade abaixo de 7 km/h, ajudando na redução de consumo de combustível e emissão de poluentes.
O motor religa sozinho quando o motorista tira o pé da embreagem e aciona o acelerador, tudo tão rápido que nem se percebe que o motor estava desligado, a reação é praticamente imediata.
Um sistema que atua junto é o da embreagem dupla Porsche Doppelkupplung (PDK) pelo qual o veículo entra no modo “planar”, ou seja, o motor é desacoplado e não produz o efeito de frenagem, de modo que o veículo fica “solto” e assim se evita um trabalho desnecessário para impulsioná-lo para frente, aproveitando melhor a energia cinética.
Outra possibilidade que os modelos 718 oferecem é do câmbio manual de 6 velocidades que dão ao piloto a sensação do domínio completo sobre o veículo, deixando a condução mais esportiva. Seus engates são suaves e perfeitos, totalmente ajustados ao incrível motor sob o capô.
O curso da alavanca é curto e por isso o movimento de troca de marcha é rápido, ampliando a sensação de esportividade. Numa viagem a empolgação cresce ainda mais com o pacote Sport Chrono (opcional) que conta com os modos SPORT e SPORT PLUS, pelos quais a dupla embreagem dinâmica oferece uma rotação mais elevada nas reduções de marcha, proporcionando mais emoção na pilotagem e um som empolgante.
A tecnologia Porsche Torque Vectoring (PTV), oferecida como um dos muitos opcionais, ajuda a melhorar a dinâmica da direção e estabilidade do modelo, especialmente nas curvas. Ele é capaz de agir na distribuição variável do torque das rodas traseiras e no bloqueio mecânico do diferencial traseiro.
Na prática a roda traseira do lado de dentro da curva é levemente freada quando o volante é virado, dando à roda traseira de fora mais força de propulsão ajudando na execução da curva sem perder estabilidade nem velocidade.
Colaboram nessa tarefa os elementos que compõe o chassi, cuja maior parte é de alumínio, que além de oferecer alta resistência e grande capacidade de torção ainda deixa o peso total do veículo muito menor, permitindo manobras de alta precisão sem detrimento da agilidade.
Também como um elemento opcional do modelo, o Porsche Active Suspension Management (PASM) é um sistema eletrônico que regula continuamente a intensidade de amortecimento de cada roda individualmente. Isso também ajuda nas estabilidade do veículo, já que cada roda estará na posição exata para executar as manobras. Além disso, com esse sistema a carroceria é rebaixada em 10mm.
O modelo também conta com o sistema Porsche Stability Management (PSM) que controla de forma automática a tração do veículo, de modo que mesmo em terrenos de menor aderência as rodas não tenderão à derrapagem, dando mais segurança ao piloto.
Quando aliado ao pacote Sport Chrono o sistema de tração proporciona um estilo de pilotagem mais esportivo, com respostas mais rápidas, curvas mais ágeis e direção mais dinâmica.
Claro que um modelo como este teria um sistema de segurança completíssimo. Com um sistema exclusivo, o Porsche Side Impact Protection System (POSIP), o modelo oferece a maior segurança possível dentro de um veículo. Seu sistema de airbags são inflados em dois estágios, dependendo da intensidade do impacto, e está composto por proteções nas portas, 2 airbags em cada lado, bolsas também nas laterais dos bancos e ainda para o tórax, além de outro para a cabeça que se enche de baixo para cima a partir do painel da porta.
O Porsche Communication Management (PCM) conta com um dos melhores sistemas de som disponíveis no mercado, o Surrond da BOSE. O conjunto conta com 8 alto-falantes de 150 watts de potência total, além de um amplificador integrado no PCM que permite um ajuste preciso para motorista e passageiro. mas existem itens opcionais que elevam a capacidade do som a mais de 1.000 watts.
Sua central multimídia está instalada numa tela touchscreen de alta definição com 7 polegadas e que ainda obedece a gestos da mão através de sensor de proximidade. Ela conta com os protocolos Apple CarPlay e Android Auto que permitem a conectividade completa de aparelhos smartphone.
Abaixo segue a lista dos principais itens de série que o modelo oferece, sem incluir nenhuma personalização: