O Porsche 718 é uma verdadeira lenda no mundo esportivo, e em sua nova geração 2019 foi ainda mais aprimorado para proporcionar o melhor desempenho nas pistas. Conta com três versões e duas motorizações, prontas para atender o gosto de qualquer motorista exigente.
O preço do Porsche 718 pode variar bastante de acordo com a versão, partindo de R$ 329.000 e podendo chegar até R$ 480.000. As principais diferenças se devem à motorização. Veja os preços de cada versão detalhadamente:
A primeira opção de motor é o 2.0 turbo boxer de 300 cv de potência e torque máximo de 380 Nm a partir de 1.950 rpm, atingindo a velocidade máxima de 275 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Como segunda opção o modelo traz o motor 2.5 turbo boxer de 365 cv de potência e 420 Nm de torque máximo com velocidade máxima de 290 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos com câmbio manual e 4,1 segundos com o automático PDK.
O sistema de transmissão do 718 pretende manter a tradição dos esportivos, com câmbio manual de 6 velocidades. Contudo, a caixa conta com engates extremamente suaves e completamente ajustada para esse motor específico, com curso curto na alavanca, aumentando a sensação de esportividade.
Mas o modelo também oferece, como opcional, o sistema Porsche Doppelkupplung, composto por sistema de dupla embreagem e 7 marchas que podem operar no modo manual ou automático. Ele ainda é completado pela tração integral contínua. Quando no modo manual, a mudança de marcha é feita como nos carros de corrida, para trás aumenta a marcha e para frente diminui.
O Porsche Torque Vectoring (PTV) é um sistema que aprimora a dinâmica de direção e aumenta a estabilidade do veículo através da distribuição variável de torque. Em outras palavras, quando o piloto vira o volante para a direita o sistema freia levemente a roda traseira do mesmo lado de modo que o carro tende para o lado da curva. Recurso especialmente valioso em altas velocidades para evitar que o carro seja lançado para fora pela perda do atrito com o solo.
Outro importante sistema do 718 é o Porsche Active Suspension Management (PASM), capaz de regular continua e individualmente a força de amortecimento de cada uma das rodas, proporcionando uma alta segurança e grande conforto ao piloto e demais ocupantes. Ele conta com o modo Normal e Sport.
O Pacote Sport Chrono é um item opcional – bem caro – que permite uma configuração personalizada do motor, chassi e câmbio do modelo. Conta com três modos preestabelecidos: Normal, Sport e Sport Plus. Mas também permite o ajuste personalizado feito pelo próprio piloto.
O sistema também conta com três funções importantes. A primeira é a Launch Control, a qual oferece uma aceleração de arranque mais eficiente. A segunda é a função “Circuito de corrida” que altera a estratégia de mudança de marcha para competições, deixando o veículo mais eficaz. A terceira é a função Sport Response que prepara o motor e o câmbio para apresentarem respostas mais rápidas.
Evidentemente quando falamos em veículo esportivo um dos principais elementos é a segurança que ele oferece. No caso do 718 essa segurança é bastante impressionante, contando com diversos recursos de alta tecnologia.
Começando pelos freios, item básico mas que precisa de uma especial atenção, já que sem ele os outros elementos seriam inúteis, são construídos de forma a atender as demandas do modelo. O disco monobloco de alumínio tem 330 mm na frente e 299 mm atrás, com pinça de 4 pistões fixadas no próprio monobloco.
Mas o modelo conta com um freio opcional ainda melhor – e muito – composto pelo sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) que traz disco de cerâmica de 350 mm na frente e atrás, com pinças de alumínio com 6 pistões, aumentando consideravelmente a capacidade de frenagem.
Também como item opcional o 718 oferece um avançado sistema de iluminação que, tanto quanto possível, imita a luz natural do dia, de maneira que ajuda a evitar o cansaço precoce das vistas de quem estiver dirigindo.
Mas mais do que isso, ele conta com o sistema Porsche Dynamic Ligth Sistem Plus, composto por 18 lâmpadas de LED com sensores que detectam a presença de outros veículos, seja na direção oposta ou na mesma direção, e apagam apenas as lâmpadas que estão projetando sua luz na direção desses veículos. Mais segurança para quem dirige e também para quem está ao redor.
O 718 contra com uma excelente central multimídia, a Porsche Comunication Management (PCM), com tela touchscreen de alta definição com 7 polegadas, quase um tablet colocado ao alcance das mãos e do olhar do motorista. Nela é possível controlar não apenas a mídia, mas também as configurações do veículo, além do sistema de navegação avançado que ela apresenta.
O painel de instrumentos do 718 também é sensacional. Ele mantém o conta-giros analógico em tamanho grande bem no centro do painel – como faz jus qualquer Porsche – mas aos lados conta com outras duas telas de 4,6 polegadas que apresentam as principais informações do veículo e o sistema de navegação, tudo customizável de acordo com o gosto do motorista.
De fábrica o modelo já traz um volante esportivo multifuncional com os principais controles e com as paddle shifth para trocas de marcha manuais. Mas na versão GTS tem como opcional um volante ainda menor e com base achatada, que dá a característica esportiva definitiva ao modelo.