Diferente da sua versão esportiva “S”, o Porsche 911 Carrera Cabriolet é menos potente, mas tem foco no requinte.
Este é um dos carros conversíveis mais requisitados no mundo todo, com uma enormidade de itens de tecnologia, segurança e conforto, sem abrir mão da esportividade que circula em seu DNA. Isso, evidentemente, tem um preço elevado.
O preço base do Porsche 911 Carrera Cabriolet é de R$ 506.000. Isso significa que qualquer adição de pacotes, itens opcionais e customização podem elevar o seu preço bem acima disso. Por exemplo, uma pintura com cor personalizada pode passar dos 50 mil reais, sistema de freios desenvolvido para competições perto dos 40 mil reais, um conjunto de rodas mais “divertido” quase 20 mil, e assim por diante.
A motorização é empolgante. O modelo conta com o motor 3.0 de 6 cilindros em alumínio, horizontalmente opostos, com sobrealimentação biturbo, capaz de gerar até 370 cv de potência e um torque máximo de 450 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm.
Como diferencial esse motor ainda conta com bloco e cabeçote em alumínio, que além de deixar todo o conjunto mais leve ainda permite um deslizamento melhor dos componentes. Sua tração é traseira.
A refrigeração a água com gerenciamento térmico, 4 válvulas por cilindro, 2 turbocompressores, 2 intercoolers e comando de válvulas variável VarioCam Plus, com injeção direta de combustível (DFI), tudo isso aliado ao sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) com câmbio de 7 velocidades, com aletas para mudanças de marchas, ou ainda um câmbio manual também de 7 marchas para deixar a diversão ainda melhor.
Como se mencionou acima, o modelo vem de fábrica com o câmbio automático de 7 velocidades, mas tem como opção (sem custo adicional) o câmbio manual de 7 marchas. Qualquer um dos dois conta com o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK), embreagem dupla que permite trocas tão rápidas que praticamente não há perda da efici6encia energética gerada pelo propulsor.
O sistema Porsche Doppelkupplung (PDK), exclusivo da marca, ainda trabalha com a função Start Stop que desliga e religa o motor de forma automática quando este se encontra em velocidade inferior a 7 km/h. Ele também tem uma função que desacopla o motor em determinadas situações – tudo de forma autônoma – para evitar o efeito de freio motor e aproveitar ao máximo a energia cinética, diminuindo o consumo de combustível e a consequente emissão de poluentes.
O Porsche 911 Carrera Cabriolet conta com um sistema inteligente de aletas, instaladas da dianteira do veículo, que se abrem e fecham de acordo com a necessidade. Quando o carro está em movimento elas se fecham para reduzir a resistência do ar, mas quando o modo Sport ou Sport Plus é acionado elas se abrem para ajudar na refrigeração do motor. Ou seja, o ar de refrigeração só é fornecido se o motor realmente precisa disso para evitar o superaquecimento.
O sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) agora é um item de série em toda a linha 911. Ele é responsável pelo ajuste eletrônico dos amortecedores, o que faz de forma individuada sobre cada um deles, de forma contínua adaptando-o a cada situação, e se adequando ao terreno, ao modo de condução e até mesmo ao estilo de pilotagem de cada condutor.
O Porsche Stability Management (PSM) é um sistema que exerce o controle automático e preciso sobre as rodas em manobras de alta velocidade para ajudar o piloto a manter a estabilidade do veículo.
Através de sensores o sistema monitora permanentemente a direção de movimento e a velocidade do veículo, com isso calcula a frenagem individual de cada roda para que o veículo faça a curva sem se desviar da trajetória nem perder a aderência.
O pacote Porsche Sport Chrono contém 4 modos de pilotagem, sendo eles: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Com isso o veículo fica calibrado para enfrentar qualquer tipo de aventura ou apenas desfilar pelas ruas da cidade.
Como diversão adicional o modelo ainda oferece a função Sport Response, que quando acionada prepara o motor e a transmissão para entregar de forma mais ágil toda a potência do motor por até 20 segundos. Seria mais ou menos como nesses jogos de carro que existe um turbo que impulsiona o carrinho por alguns segundos, só que aqui é na vida real.
Além disso, o pacote ainda conta com um aplicativo, o Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funções do veículo, cronometrar e compartilhar o tempo das suas voltas.
Sendo um veículo desenvolvido com vistas à competição em alta velocidade, o 911 Carrera Cabriolet é naturalmente mais baixo que o comum dos veículos, e isso pode dificultar a transposição de alguns obstáculos. Por isso, a marca desenvolveu um sistema de elevação do eixo dianteiro de modo que o problema não existe mais.
Com esse sistema o veículo pode aumentar a altura do eixo em até 40 mm, mesmo em movimento, desde que numa velocidade não superior a 35 km/h. Isso facilita o acesso em certas rampas ou para passar em lombadas mais altas.
Um carro como esse, com tamanha potência, com tecnologia de ponta para os menores detalhes de competições de alta velocidade e feito para se superar a si mesmo continuamente precisa de um sistema de freios igualmente eficiente.
Por isso, um dos pacotes opcionais é o Porsche Ceramic Composite Brake, sistema de freios que conta com discos de 410 mm na frente e de 390 mm na traseira, com pinça de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
O fato de serem feitos de cerâmica, além de proporcionar mais precisão e evitar o superaquecimento, deixa todo o conjunto mais leve cerca de 50% em relação ao sistema composto pelo material convencional.
A segurança fica ainda mais completa com o Porsche Side Impact Protection System (POSIP), que conta com sistema full-airbags que protege completamente os ocupantes em caso de impacto, além de estar munido de barras laterais e proteção da cabine de modo a preservar o quanto possível a “célula de sobrevivência”.
Além do descrito acima, o modelo ainda conta com um dispositivo que abre de forma automática a cobertura e m caso de capotamento. Os dois arcos de santantônio são pré-tensionados pela força das molas. Enquanto isso, o sensor de capotamento monitora a inclinação da carroceria e o contato com a pista. A abertura acontece em fração de segundos.