Porsche 911 Carrera S Cabriolet é um conversível com alta esportividade
O Porsche 911 Carrera S Cabriolet é um dos carros conversíveis mais “descolados”, com muita esportividade, tecnologia, conforto e segurança. Um design impressionante e lendário dá ao modelo uma força incomum. O preço, contudo, não é para qualquer um.

Qual o preço do novo Porsche 911 Carrera S Cabriolet?
O preço base do Porsche 911 Carrera S Cabriolet é de R$ 604.000. Por preço base queremos dizer que esse é o valor de entrada, mas se o piloto quiser agregar qualquer outro opcional, ou pacote tecnológico, ou ainda customizar o acabamento, terá que desembolsar uma quantia ainda maior.
Apenas para dar uma ideia, só a pintura customizada – na qual o cliente escolhe a tonalidade exclusiva do seu carro – pode custar mais de 50 mil reais. Mas quem está comprando um modelo como esse provavelmente não está contando moedas.
Motorização potente
A motorização é um dos elementos que mais chama a atenção no Porsche 911 Carrera S Cabriolet. Composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros em alumínio, horizontalmente opostos, com sobrealimentação twin-turbo, sendo capaz de gerar até 420 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm.
Esse motor conta também com o bloco e cabeçote em alumínio, seu refrigeramento é feito a água com gerenciamento térmico. Ele ainda conta com 4 válvulas por cilindro, 2 turbocompressores, 2 intercoolers, com comando de válvulas variável VarioCam Plus, e injeção direta de combustível (DFI).
Aliada a ele está a tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK) que compreende a embreagem dupla e o câmbio de 7 velocidades, com Paddle Shift para troca de marcha. Sua tração é traseira.
Câmbio manual de 7 velocidades como opção
Apesar de vir de fábrica com uma transmissão automática de 7 velocidades, a marca permite ao piloto a escolha de um câmbio manual também de 7 velocidades para deixar o veículo ainda mais esportivo. O curso curto da alavanca e o encaixe preciso proporcionam uma experiência única. Independente de qual seja o câmbio, o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) faz parte integrante do conjunto.
Sistema Porsche Doppelkupplung
A tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK) que atua junto à motorização, especialmente junto à embreagem e transmissão, é a última palavra no assunto. O sistema de dupla embreagem permite trocas tão rápidas que praticamente não há perda da energia cinética.
A tecnologia também conta com um sistema de “desacoplamento” do motor, o qual em determinadas circunstâncias fica em “planagem” para aproveitar ao máximo o impulso produzido, evitando o efeito do freio motor e provocando um arrasto desnecessário do veículo. Isso ajuda a reduzir consideravelmente o consumo de combustível.
Função Start Stop
Para completar a economia de combustível proporcionada pela motorização inteligente do 911 Carrera S Cabriolet a marca desenvolveu a função Start Stop, pela qual o motor é desligado automaticamente quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, e religado quando o piloto aciona o acelerador.
Aletas de refrigeração inteligente
Um motor com toda essa potência precisava de um sistema prático de refrigeração, para isso foram desenvolvidas as aletas inteligentes. Trata-se de um sistema que abre ou fecha as aletas da dianteira do veículo de acordo com a necessidade, evitando o superaquecimento do motor.
A rigor, sempre que os modos Sport e Sport Plus são acionados as aletas se abrem, e quando nos outros modos elas se fecham para ajudar na aerodinâmica e diminuir o arrasto do veículo, priorizando a economia de combustível.
Porsche Torque Vectoring Plus
A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é responsável por auxiliar o piloto a manter o controle e estabilidade do veículo, especialmente em curvas de alta velocidade. O sistema age sobre cada uma das rodas individualmente, entregando o torque necessário em cada momento para a execução perfeita da manobra.
Porsche Active Suspension Management
O mesmo deve-se dizer da tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM), mas esta atua direta e continuamente sobre as suspensões do veículo, também de forma individual, de modo a oferecer a maior segurança e o melhor do conforto.
Com ela é possível reduzir a altura total do modelo em até 10 mm, de modo que a aerodinâmica também fica privilegiada pelo sistema, o qual aliás, é capaz de fazer a “leitura” do estilo de pilotagem e calibrar automaticamente a intensidade dos amortecedores.
Porsche Stability Management
Outra tecnologia importante é a Porsche Stability Management. Através de sensores e um aperfeiçoado sistema o veículo tem sua velocidade, direção de movimento e taxa de guinada constantemente monitorados. Com base em cálculos precisos o sistema executa a frenagem em cada uma das rodas individualmente para ajudar o piloto a manter a direção desejada sem perder a estabilidade nem derrapar.
Porsche Sport Chrono
O pacote Porsche Sport Chrono é uma das melhores ferramentas que a marca poderia oferecer. Para começar ele oferece 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Junto a esses modos de condução está o Sport Response, um sistema que uma vez acionado impulsiona o veículo com muito mais potência, e que pode ficar ativado por cerca de 20 segundos.
O pacote também inclui a função Launch Control, pela qual o veículo ganha potência e aderência para executar uma boa largada. Por fim, o pacote também traz um aplicativo, o Porsche Track Precision (PTPA) pelo qual é possível monitorar algumas funções e informações do veículo, bem como registrar e compartilhar os tempos de suas voltas.
Elevação do eixo dianteiro
Para algumas pessoas o fato do modelo ser muito baixo pode representar um problema e até mesmo um impedimento para a aquisição. Para diminuir essa dificuldade a marca criou o sistema de elevação do eixo dianteiro, permitindo que a dianteira suba até 40 mm em velocidades de até 35 km/h. Com isso, passar numa lombada mais alta, subir a rampa mais inclinada de uma garagem ou até mesmo superar o meio-fio não será mais um transtorno.
Direção do eixo traseiro
Um dos benefícios de ter um Porsche 911 Carrera S Cabriolet é o sistema de direção do eixo traseiro. Esse sistema inteligente é capaz de movimentar ligeiramente as rodas traseiras de modo a auxiliar o piloto nas manobras.
Quando o veículo está em baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta das rodas dianteiras, possibilitando um ângulo de esterço mais amplo e facilitando a entrada ou saída de uma vaga de estacionamento, por exemplo.
Quando o veículo está em velocidade elevada, o sistema identifica que precisa ajudar o piloto virando as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras, de modo a proporcionar manobras mais rápidas e numa distância menor, aumentando a aderência ao chão e dando mais estabilidade.
Proteção em caso de capotamento
Para ampliar ainda mais os elementos que garantem a segurança dos ocupantes, o modelo conta com uma proteção especial em caso de capotamento. Um sistema monitora continuamente a posição do veículo, e se notar que ele está saindo da posição horizontal aciona o mecanismo da capota quem em fração de segundo abre e protege os ocupantes.
Porsche Entry & Drive
Um item que já faz parte de outros veículos menos luxuosos e que não podia faltar no 911 Carrera S Cabriolt é o de abrir o veículo sem precisar pegar a chave, o Porsche Entry & Drive permite isso e ainda possibilita da mesma forma a abertura da tampa do porta-malas.
Porsche Active Safe
Outro elemento de comodidade é o Porsche Active Safe, sistema que controla a velocidade pre-programada do veículo, sendo capaz de manter a velocidade e de perceber a presença de um veículo mais lento à frente, desacelerando e eventualmente até acionando ligeiramente o sistema de freio, podendo até mesmo fazer a parada completa do veículo. É esse um dos itens opcionais.
Ficha técnica detalhada
- Layout do motor: Motor traseiro
- Número de cilindros: 6
- Deslocamento do motor: 2.981 cm³
- Potência (kW): 309 kW
- Potência (cv): 420 PS
- Torque máximo: 500 Nm entre 1.700 – 5.000 rpm
- Taxa de compressão: 10.0 : 1
- Tração traseira
- Transmissão automática Porsche Doppelkupplung (PDK) de 7 velocidades
- Eixo dianteiro: McPherson
- Eixo traseiro: Multi-link
- Direção: Eletromecânica
- Controle de estabilidade Porsche Stability Management (PSM) com ABS
- Consumo urbano: 8,2 km/l
- Consumo rodoviário: 11,0 km/l
- Emissões de CO2: 148 g/km
- Classe de eficiência: D
- Velocidade máxima: 304 km/h
- Aceleração de 0 – 100 km/h: 4,3 s
- Aceleração de 0 – 160 km/h: 8,9 s
- Aceleração em marcha (80-120km/h): 2,4 s
- Flexibilidade (80-120 km/h) em 5ª marcha: 5,1 s
Lista dos principais itens de série
- Acabamento de couro macio no aro do volante, alavanca de câmbio, puxadores das portas, apoios de braço e tampa do porta-objetos do console central
- Ar condicionado automático Dual Zone com ajuste separado de temperatura para o condutor e passageiro dianteiro, modo de recirculação automática incluindo sensor de qualidade do ar
- Ativação automática dos faróis incluindo iluminação “Welcome Home”
- Direção assistida eletromecânica com relação de direção variável e gerador de impulso de direção
- Entradas de ar laterais na frente com defletores e entradas de ar adicionais (air blades)
- Espelhos retrovisores juntos aos trilhos das portas, eletricamente ajustáveis e aquecíveis, esférico no lado do condutor
- Espelhos retrovisores juntos aos trilhos das portas, eletricamente ajustáveis e aquecíveis, esférico no lado do condutor
- Faróis bi-xenônio com luzes de condução diurna de 4 pontos de LED, ajuste dinâmico de amplitude do feixe luminoso e sistema de limpeza dos faróis
- Freio de estacionamento elétrico
- Função Auto start/stop e “velejar” (em conjunto com PDK)
- Gerenciamento Ativo de Suspensão Porsche – Porsche Active Suspension Management (PASM) com rebaixamento de 10 mm
- Gerenciamento de Estabilidade Porsche – Porsche Stability Management (PSM), incluindo ABS com funções avançadas de frenagem
- Inscrição “PORSCHE” e designação do modelo na traseira com acabamento cromado de alto polimento
- Lanterna com faixa incluindo luzes de estacionamento integrais e luz de ré
- Lanternas traseiras tridimensionais em LED com luzes de freio integrais de 4 pontos
- Luzes em LED de leitura, orientação, ignição e do espelho interno. Também inclui iluminação do compartimento de bagagem, área dos pés, porta-luvas e luz de cortesia de saída
- Mostradores digitais para a velocidade do veículo, indicador de marcha, hodômetro e quilometragem de viagem
- Mostradores dos instrumentos em preto com tacômetro de cor prata
- PDK: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) incluindo bloqueio do diferencial traseiro regulado eletronicamente com distribuição de torque totalmente variável
- Pinças dianteiras em monobloco de alumínio com 6 pistões e pinças traseiras em monobloco de alumínio fechado com 4 pistões, discos de freio dianteiros com 350 mm de diâmetro e traseiros com 330 mm de diâmetro, ventilados internamente e perfurados, pinças de freio na cor vermelha.
- Spoiler traseiro de acionamento automático
- Suspensão multi-link (traseira)
- Suspensão tipo McPherson (dianteira)
- Unidades de luzes auxiliares dianteiras e traseiras em LED com luzes de posição, e indicadores de mudança de direção
- Vidros verdes com isolamento térmico
- Volante esportivo (375 milímetros de diâmetro) com ajuste de profundidade e altura
Dimensões
- Comprimento: 4.499 mm
- Largura: 1.808 mm
- Altura: 1.291 mm
- Peso (DIN): 1.530 kg
- Volume do porta-malas: 145 l