Porsche 911 GT2 RS Manthey quebra recorde como o carro de rua original mais rápido em Interlagos

O Porsche 911 GT2 RS Manthey estabeleceu dois novos recordes. O modelo se tornou o carro de rua original mais rápido em Interlagos, enquanto o Porsche 911 GT3 R atingiu a melhor marca entre modelos da linha 911 no mesmo circuito.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 19/12/2024

O Porsche 911 GT2 RS Manthey, equipado com kit de performance Manthey, finalizou 2024 com dois recordes importantes. O modelo estabeleceu a marca de 1min36s967 no Autódromo de Interlagos, tornando-se o carro de rua original mais rápido no circuito. O recorde foi alcançado na manhã de 18 de dezembro, com o piloto Ricardo Mauricio. A média da volta foi de 159,976 km/h, superando a marca anterior em quase um segundo. O kit Manthey, instalado em concessionárias credenciadas, foi determinante para o desempenho.

Pontos Principais:

  • O 911 GT2 RS Manthey fez 1min36s967 em Interlagos, sendo o mais rápido entre carros de rua originais.
  • O recorde foi obtido por Ricardo Mauricio em apenas três séries de voltas.
  • O modelo é equipado com um motor biturbo de 700 cv e kit de performance Manthey.
  • Outro recorde foi estabelecido pelo Porsche 911 GT3 R, com o tempo de 1min31s803 no mesmo circuito.

Na mesma semana, Ricardo Mauricio quebrou outro recorde em Interlagos, dessa vez com o Porsche 911 GT3 R utilizado pela Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil. Com o tempo de 1min31s803, o veículo atingiu a melhor marca entre todos os modelos Porsche 911, sejam de rua ou de competição, com uma média de 168,974 km/h. Esse recorde foi obtido em 17 de dezembro e registrado pela Racing Crono.

O Porsche 911 GT2 RS Manthey tornou-se o carro de rua mais rápido em Interlagos com 1min36s967. O piloto Ricardo Mauricio destacou equilíbrio e aerodinâmica do modelo.
O Porsche 911 GT2 RS Manthey tornou-se o carro de rua mais rápido em Interlagos com 1min36s967. O piloto Ricardo Mauricio destacou equilíbrio e aerodinâmica do modelo.

O Porsche 911 GT2 RS é impulsionado por um motor biturbo de seis cilindros contrapostos, com potência de 700 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 340 km/h. O kit Manthey adiciona aprimoramentos em aerodinâmica, freios e suspensão, além de redução de peso, otimizando a performance para pista.

Durante os testes em Interlagos, Mauricio completou dez passagens, mas precisou de apenas três séries para alcançar o recorde. Ele ressaltou que a escalonagem de marchas, otimizada para Nürburgring, poderia ter permitido tempos ainda melhores caso estivesse ajustada para o traçado brasileiro.

O Porsche 911 GT3 R, recordista na categoria de competição, é o mesmo modelo utilizado pela Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil e em competições internacionais como o FIA WEC e o IMSA SportsCar. As diferenças entre campeonatos incluem o BoP (Balanço de Desempenho) e os fornecedores de pneus. A marca de 1min31s803 em Interlagos superou o tempo registrado na Hiperpole das 6 Horas de São Paulo em julho, onde o Porsche 911 GT3 R alcançou 1min34s804.

Ricardo Mauricio é um piloto com ampla experiência em competições nacionais e internacionais. Ele acumula títulos em categorias como Stock Car, Marcas e Pilotos, Endurance Brasil e Fórmula Ford. Sua trajetória também inclui conquistas em campeonatos internacionais, como a Fórmula 3 espanhola.

A Stuttgart Porsche, representante oficial da marca no Brasil, oferece o kit Manthey em todas as suas concessionárias, incluindo São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto. Os kits são considerados equipamentos originais, uma vez que a Manthey é uma subsidiária da Porsche.

Fonte: Porsche e Stuttgartporsche.