O novo Porsche Macan foi lançado oficialmente no mercado brasileiro, marcando a chegada de sua segunda geração. A linha 2025 apresenta uma gama de modelos elétricos, destacando a transição da marca para a mobilidade sustentável. Paralelamente, a fabricante mantém as versões a combustão disponíveis para novos pedidos, permitindo que os clientes escolham entre diferentes tecnologias de propulsão.
Pontos Principais:
Comercializado em quatro versões elétricas e quatro a combustão, o Macan visa diversificar a linha da Porsche no Brasil. O modelo agora combina inovações tecnológicas com um design atualizado, mantendo a identidade da marca e introduzindo novos conceitos no segmento de SUVs esportivos.
O design do novo Porsche Macan foi atualizado, com mudanças que aprimoram sua funcionalidade. O modelo apresenta linhas que enfatizam a identidade visual da marca e proporções que contribuem para sua performance. As dimensões incluem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura.
Entre as novidades, destaca-se o coeficiente de arrasto de 0,25, obtido com o uso de aerodinâmica ativa e passiva. Elementos como spoiler traseiro adaptativo e saias laterais otimizam o fluxo de ar, aumentando a eficiência energética. As rodas de até 22 polegadas reforçam o caráter esportivo do modelo.
Os faróis em dois níveis utilizam tecnologia LED, enquanto a traseira inclui o logotipo centralizado na faixa de luz esculpida em 3D. O espaço interno foi ampliado, com novas soluções para maximizar a capacidade de bagagem.
O Porsche Macan Electric é equipado com motores síncronos e arquitetura elétrica de 800V. A linha é composta por quatro versões elétricas, cada uma com características específicas. A capacidade da bateria é de 100 kWh, sendo 95 kWh utilizáveis, com materiais que aumentam a durabilidade.
Os motores elétricos produzem potências que variam entre 340 cv e 639 cv, dependendo da versão. A autonomia máxima chega a 443 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em tempos entre 5,7 segundos e 3,3 segundos, conforme o modelo.
A bateria suporta carregamento rápido, permitindo recarga de 10% a 80% em cerca de 21 minutos. Há também a opção de carregamento em 400V com divisão de bateria, otimizando a eficiência em pontos menos potentes.
O interior do novo Macan foi reprojetado para oferecer mais espaço e funcionalidade. O modelo inclui um compartimento de bagagem frontal com capacidade de 84 litros, além de um porta-malas traseiro que pode chegar a 540 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade total atinge 1.348 litros.
O espaço para os ocupantes também foi ampliado. Os passageiros da frente ficam 28 mm mais baixos, enquanto os ocupantes traseiros têm 15 mm adicionais de espaço para as pernas. As alterações buscam atender tanto o desempenho quanto o conforto.
O interior inclui um painel digitalizado com até três telas, incluindo um display central de 10,9 polegadas. Há também integração com Apple Carplay e Android Auto, além de um display frontal opcional com realidade aumentada.
Cada unidade do Porsche Macan inclui itens de série voltados para o carregamento, como um carregador doméstico de até 22 kW e um carregador adicional para instalação em outro local. A instalação do equipamento é oferecida pela marca sem custo adicional.
A Porsche também estabeleceu parcerias para instalar 40 carregadores ultra rápidos em rodovias brasileiras. Além disso, os clientes recebem um voucher de R$ 3.000 para uso em redes de carregamento, como a Shell Recharge.
Os Porsche Centers podem ser utilizados como pontos de carregamento adicionais, com unidades de 350 kW e 175 kW disponíveis. A marca busca oferecer conveniência aos clientes que optarem pelas versões elétricas.
O novo Macan apresenta avanços na dinâmica de condução, incluindo suspensão a ar adaptativa com tecnologia de duas válvulas, proporcionando um equilíbrio entre conforto e desempenho. O modelo também inclui eixo traseiro direcionável opcional para melhor manobrabilidade em baixas velocidades.
Os sistemas de tração integral nas versões Macan 4 Electric, 4S e Turbo utilizam motores controlados quase em tempo real, otimizando a distribuição de torque. No Macan Turbo, o sistema Porsche Torque Vectoring Plus adiciona diferencial eletrônico para maior estabilidade.
A direção foi aprimorada para oferecer respostas precisas e consistentes, mantendo o compromisso da marca com a performance esportiva.
Fonte: Porsche.