Porsche Cayenne 2019, a renovação de uma nova geração

O Porsche Cayenne 2019 chega à sua terceira geração com renovações incríveis. Se ele já era um veículo impressionante, com as melhorias que sofreu ficou ainda melhor. Conta com três versões e com preço bem alto.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 2/01/2019

O Porsche Cayenne 2019 chega à sua terceira geração com renovações incríveis. Se ele já era um veículo impressionante, com as melhorias que sofreu ficou ainda melhor. Conta com três versões e com preço bem alto.

Preço salgado

As três versões do Porsche Cayenne tem preços bem elevados:

  • Cayenne – R$ 423 mil
  • Cayenne S – R$ 523 mil
  • Cayenne Turbo – R$ 733 mil

Motorização

Na versão de entrada o modelo conta com um motor 3.0 turbo de 340 cv (40 cv a mais que a geração anterior) e 45,9 kgfm (5,1 kgf.m a mais), além de não ter mais o motor aspirado com do seu antepassado, mas sim um V6 turbo de duplo fluxo. Apesar de abrigar muita potência, o motor é bastante silencioso, especialmente quando ajustado ao modo Normal de condução.

Porsche Cayenne 2019
Porsche Cayenne 2019

O modelo conta com o câmbio automático de 8 velocidades cujas trocas de marcha são muito mais suaves. Além disso, é possível realizar as trocas manualmente nas aletas do volante.

Já na versão S, o motor é o V6 biturbo 2.9 de 440 cv de potência e torque máximo de 550 Nm a apenas 1.800 rpm. Ainda mais impressionante é o irmão maior, a versão Turbo que traz o motor 4.0 V8 biturbo com 550 cv de potência e torque máximo de 770 Nm a apenas 2.000 rpm.

Tração integral contínua variável

Merece destaque o sistema de tração integral contínua do modelo, que pode ser variável de acordo com as necessidades de cada momento e cada terreno. O ajuste é feito automaticamente pelo computador do veículo, aumentando a tração traseira sempre que necessário ou deixando equilibrado para economizar combustível. Isso pode ser acompanhado em tempo real no painel de instrumentos.

Esterço das rodas traseiras

Um dos grandes diferenciais dessa nova geração é a tecnologia de esterço das rodas traseiras. Quando o veículo está em baixa velocidade, por exemplo executando uma manobra, as rodas traseiras viram ligeiramente no sentido oposto das dianteiras, de modo que o raio de giro do veículo é bem menor, facilitando a manobra.

Porsche Cayenne 2019
Porsche Cayenne 2019

Entretanto, quando em alta velocidade, as rodas traseiras viram suavemente no mesmo sentido das dianteiras, de modo que as curvas podem ser feitas em maior velocidade sem perda da estabilidade.

Variação da altura do solo

Outro elemento que demonstra a alta tecnologia envolvida na construção do Porsche Cayenne terceira geração é a possibilidade de regular a altura da suspensão. As possibilidades são: alto, médio e baixo, cuja variação fica entre os 16,2 e 24,5 cm.

Esse ajuste pode ser feito manualmente na tela da central multimídia ou então automaticamente ao escolher o modo de pilotagem. Por exemplo, numa situação off road o sistema ergue o carro para evitar os obstáculos, já no asfalto em alta velocidade ele desce o veículo para diminuir o atrito e melhorar a aerodinâmica, deixando-o mais estável.

Volante esportivo

O volante não é tão característicos dos SUV’s, mas obedece mais um padrão esportivo. Tamanho pequeno, compacto, com controles posicionados estrategicamente.

Um desses controles é o do modo de direção do veículo, cujas opções são: normal, esportivo, esportivo plus e personalizado. Neste último é possível regular motor, peso da direção, suspensão, entre outras funcionalidades.

Painel digital com conta-giros analógico

O painel do modelo é digital mas não perdeu as características de um verdadeiro Porsche. Conta com 5 mostradores que podem ser personalizados, mostrando o que mais convier ao motorista em cada momento, mas com o conta-giros analógico para manter a identidade visual da marca.

Porsche Cayenne 2019
Porsche Cayenne 2019

Na parte digital ele tem entre as opções: velocímetro com limitador de velocidade, hodômetro, temperatura exterior, condição e pressão dos pneus, computador de bordo, GPS, cronômetro, mostrador de força G, mostrador da tração variável 4×4.

Central multimídia ampla e com muita tecnologia

A central multimídia conta com uma tela touchscreen de 12,3 polegadas de alta resolução. Ela permite controlar praticamente todas as funcionalidades do modelo: sistema de mídia, GPS, sistema de iluminação interna, inclinação das saídas de ar condicionado e intensidade, entre outros.

Nessa central também se pode configurar o modo de direção do veículo, indicando o tipo de terreno (pedra, cascalho, areia, lama, normal) e a altura da suspensão. Dependendo do modo escolhido e do terreno indicado o modelo automaticamente configura o bloqueio de diferencial para melhor atender às exigências do percurso.

Porsche Cayenne 2019
Porsche Cayenne 2019

Sistema de som inigualável

Quando o assunto é entretenimento, a marca alemã é uma das que mais investe. O seu sistema de som Burmester da BOSE é inigualável, e leva a diversão aos mais altos volumes com 1.455 watts de potência e 21 alto-falantes. Com o pacote Plus os 5 assentos desfrutarão da melhor qualidade de som.

Ar condicionado 4 zonas e bancos climatizados

O ar condicionado de 4 zonas conta com controles digitais localizados próximos à alavanca de câmbio para as saídas dianteiras, e também para os bancos traseiros o controle é digital touchscreen. Com isso, o conforto de todos os ocupantes fica muito maior.

Além disso, os assentos climatizados proporcionam uma comodidade excepcional, deixando o clima perfeito para qualquer aventura, e os dianteiros ainda contam com função de massagem com vários programas específicos como Shiatsu.

Amortecedores reguláveis

Outro elemento de conforto é o sistema de regulagem dos amortecedores com variação de três níveis (e isso já na versão de entrada), podendo ser mais ou menos firmes. O modelo conta também com freio de estacionamento eletromecânico.

Teto solar elétrico panorâmico

O teto solar do Cayenne cobre quase toda extensão do teto, ele traz um sistema de persiana de tecido interno que permite se abrigar da intensidade do Sol se os ocupantes assim desejarem, mas pode ficar apenas com o vidro fechado e permitir a entrada de luz natural.

Câmeras integradas

Outra regalia é o sistema de câmeras (sim, no plural) que ajudam o motorista a realizar qualquer tipo de manobra em qualquer lugar. Vários pontos do veículo são apresentados na tela da central multimídia. Esse é um item de primordial importância para um veículo com quase 5 metros de comprimento.

Dimensões

As dimensões da terceira geração ficaram um pouco mais avantajadas 63 mm maior no comprimento (4.918 mm), 29 mm mais largo (1.983 mm) e 9 mm mais baixo (1.696 mm) que o anterior, o entre-eixos de 2.895 mm permaneceu o mesmo da segunda geração. Com isso, o aspecto geral do modelo ganhou em esportividade.

Ficha técnica da versão de entrada

A ficha técnica do modelo, em sua versão de entrada, já impressiona até os mais exigentes:

  • Motor – 3.0, V6, 24V, turbo, gasolina
  • Potência – 340 cv a 5.300 rpm
  • Torque – 45,9 mkgf a 1.340 rpm
  • Câmbio – Automático, 8 marchas
  • Tração – 4×4 variável
  • 0 a 100 km/h – 6,2 segundos
  • Velocidade máxima – 245 km/h
  • Peso – 1.985 quilos
  • Porta-malas – 770 litros (podendo chegar a 1.710 litros)
  • Tanque de combustível – 70 litros
  • Freios dianteiros e traseiros – Discos ventilados
  • Suspensão dianteira e traseira – Independente, multibraço