buscar
Carros

Porsche Cayenne Coupé 2020 é incrível e grande

Sinônimo de esportividade e luxo no meio dos SUVS, o Porsche Cayenne sempre conquistou seus fãs com uma proposta que até então era completamente desconhecida ou vista de forma estranha.
Publicado em Carros dia 25/05/2019 por Alan Corrêa

Sinônimo de esportividade e luxo no meio dos SUVS, o Porsche Cayenne sempre conquistou seus fãs com uma proposta que até então era completamente desconhecida ou vista de forma estranha.

Com o público mais interessado em SUVS esportivas, mais concorrentes de peso como o Jaguar F-Pace e o X5 ou X6 da BMW, o SUV da Porsche em sua terceira geração precisa de mais uma de suas inovações em design para poder se diferenciar com glamour dos outros modelos. Sendo assim, a marca anunciou o modelo Coupe do Cayenne, com uma pegada mais esportiva e que atrai o público mais jovem.

Porsche no mundo dos SUVS

À primeira vista, quando a montadora alemã com raízes austríacas Porsche lançou um SUV em meados de 2002, o Modelo era muito bonito e imponente, porém causava certa desconfiança principalmente de adoradores da marca que até então era completamente focada na produção de esportivos.

Modelos do tipo SUV eram vistos ou apenas como veículos mais rústicos como os Jeep Patriot ou mais luxuosos como o X5, sem uma pitada de esportividade, cenário esse que mudou com o lançamento do Cayenne com seu motor V8 e suas versões S e GTS.

O Cayenne até hoje é um sucesso de vendas e estará marcado pela eternidade na história da Porsche por conta de tal marco tão importante na história das SUVS de marcas esportivas. Além disso, o Cayenne é o segundo modelo mais vendido da história da marca, atrás somente do ícone esportivo 911. Hoje, a linha de SUVS da Porsche conta com o Cayenne como modelo de topo e com o Macan como SUV de entrada, modelo este que também está batendo recordes de vendas.

Porém com o iminente crescimento deste mercado, várias outras marcas antes focadas em outros tipos de veículos decidiram lançar modelos de SUV, como por exemplo a Jaguar, Maserati e até mesmo a própria BMW com o lançamento da X6 com linhas mais agressivas e um visual futurista. Até mesmo marcas completamente reservadas para esportivos como a Ferrari e a Lamborghini decidiram aderir esta nova tendência do mercado automobilístico mundial.

Design do Cayenne Coupé

O Cayenne Coupé conta com um visual que não se altera muito, pelou menos na parte frontal, que continua sendo a mesma da terceira geração lançada ano retrasado.

Porsche Cayenne Coupe

As verdadeiras mudanças começam a aparecer na parte traseira do carro, com o desenho do teto fazendo um movimento de queda em direção a parte traseira do veículo, fazendo da coluna C idêntica a de um veículo cupê com detalhes esportivos. Um verdadeiro espetáculo!

Porsche Cayenne Coupe
Porsche Cayenne Coupe
Porsche Cayenne Coupe

Na parte traseira, os faróis em LED que se interligam e o spoiler de teto que se abre quando o veículo atinge os 90 km/h completam o estilo de esportividade contida no Cayenne Coupe. As rodas aro 22 esportivas também ajudam a dar este toque único de veículos com carroceria coupe.

Interior

O interior de todas as gerações do Cayenne sempre foram um espetáculo, juntando beleza, tecnologia e luxo simultaneamente. Portanto, uma versão mais esportiva não ficaria de fora desta série fantástica.

Porsche Cayenne Coupe
Porsche Cayenne Coupe

De princípio, o interior segue a mesma linha, se diferenciando principalmente pelos bancos esportivos de 18 vias podendo ser na opção 2+2 ou de 5 assentos, opcional sem custo algum ao cliente. O teto panorâmico com a coluna C caindo faz com que este acessório seja ainda mais interessante.

Os requintes de esportividade dos bancos juntamente aos diversos itens de tecnologia que a marca oferece em outros Cayenne ajudam o Cayenne Coupe como um legítimo SUV da Porsche, com muito luxo e detalhes esportivos.

Motorização

Por mais que seja um SUV, um bom motor sempre acompanhará qualquer veículo produzido pela Porsche.

O modelo mais simples (Cayenne Coupe) contará com o mesmo motor do Cayenne convencional, com um motor 3.0 V6 turbinado de 340 cv de potência e acelerando de 0-100 em 5,6 segundos. A versão de topo (Cayenne Coupe Turbo) será ainda mais agressiva, dispondo de um motor de 4 litros V8 bi-turbo produzindo 548 cv de potência com um 0-100 de 3,7 segundos e com velocidade máxima de 284 km/h.

Preço

O preço do Cayenne Coupe, por se tratar de um Porsche e de ser uma versão ainda mais exclusiva do SUV acaba custando mais do que o convencional em comparação aos outros Cayenne.

O Cayenne Coupe parte de 73.500 dólares e o Coupe Turbo de 130 mil dólares, além de uma taxa de U$ 1.250 para despesas extras de entrega do veículo.