Porsche Taycan é um sonho de carro elétrico

É inevitável que quando falamos na icônica montadora alemã Porsche, a imagem de diversos veículos com suas linhas únicas como o 911 e o Carrera GT nos vem a mente instantaneamente.

Vídeos
1 mês atrás
Porsche Taycan é um sonho de carro elétrico

Com a nova tendência de veículos elétricos cada vez mais rápidos, a Porsche decidiu não ficar atrás e logo em 2015 lançou um carro-conceito chamado de Mission E Concept que, mais tarde, veio a se tornar realidade e foi batizado de Porsche Taycan.

Elétricos na Porsche

Não é novidade que a marca já está a tempos remodelando seus veículos para que os mesmos possam adotar a tecnologia híbrida, visando assim continuar com a mesmo estilo esportivo e encantador aos olhos de todos, mesmo sem que seja necessário agredir ao meio ambiente.

Alguns destes veículos já chegaram ao Brasil, como é o caso do Porsche 918 com “modestos” 608 cv de motor a combustão e mais 285 cv de motores elétricos (129 do dianteiro e 156 do traseiro), resultando 887 cv de potência combinada com torque de 93,5 kgfm, atingindo 345 km/h.

Futuramente, além do Macan remodelado, o veículo líder em vendas da Porsche em escala global (Cayenne) chegará em território brasileiro com motor híbrido de nova geração (em 2010 já foi lançado por aqui a Cayenne Hybrid), visando assim também se juntar a linha de carros elétricos da marca. Em meados de 2020, está prevista a chegada do Taycan por aqui.

Porsche Taycan na Scandivia testanto em baixas temperaturas
Porsche Taycan na Scandivia testanto em baixas temperaturas

“Nosso novo carro esportivo elétrico é orientado para o desempenho; um carro que é capaz de longas distâncias e representa a liberdade”, explica Oliver Blume, CEO da Porsche AG.

Sobre o Taycan

Previsto para chegar ainda neste ano no mercado europeu, em meados de setembro, o Taycan vem com uma função na linha da Porsche: Provar que um veículo 100% elétrico pode sim ser rápido, divertido e confortável ao mesmo tempo.

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Porsche Taycan
Porsche Taycan

À primeira vista, o sedan terá um visual que se assemelha a outro modelo de 4 portas da marca: O Panamera. Seus traços continuam sendo marcantes e chamando atenção por onde passar, visto que a Porsche mantém uma identidade única, podendo ser facilmente reconhecido um de seus modelos em qualquer parte do mundo.

O entusiasmo para sentir a nova tecnologia 100% elétrica juntamente a esportividade da Porsche é tanto que mais de 20 mil pessoas já pagaram o equivalente a 2.500 euros (R$ 9.700) para já terem o seu nome na lista de espera para receber o carro, demanda esta que fez a marca se animar e aumentar a produção inicial do mesmo.

O motor elétrico

A motorização de veículos da Porsche é sempre um show a parte e, o Taycan em específico, se torna ainda mais interessante por representar o início de uma nova era em uma das montadoras de esportivos mais renomada do mundo.

A fórmula para o sucesso do veículo passa por dois motores elétricos que combinados rendem mais de 600 cv, o que permite ao modelo números como 0-100 km/h em menos de 3,5 e 0-200 km/h em pouco menos de 12 segundos, tempo parecido com o que o HR-V demora para alcançar os 100 km/h.

O carro-conceito: Mission E
O carro-conceito: Mission E

Mas ainda existem dois problemas para a popularização dos veículos elétricos mundo a fora: A autonomia e os pontos de abastecimento.

A autonomia, de acordo com a Porsche, não será problema para este veículo, visto que a marca garante que o Taycan pode até mesmo passar os 500 km de autonomia. Agora quanto ao carregamento, a montadora alemã irá entregar, juntamente ao carro, um carregador específico do veículo para que o proprietário possa o recarregar, sendo que esta recarga em 15 minutos pode fazer com que o veículo tenha autonomia de 380 km. A Porsche também planeja distribuir pontos de abastecimento para seus veículos elétricos.

Qual a importância do Taycan?

O Taycan será encarado não apenas pela Porsche, mas como também todos os entusiastas de carros, como um possível avanço na difícil tarefa de atrelar os motores elétricos a diversão de se dirigir um carro deste porte.

Porsche Taycan na Scandivia em testes de durabilidade
Porsche Taycan na Scandivia em testes de durabilidade

 Porsche Taycan na Africa do Sul testanto em altas temperaturas
Porsche Taycan na Africa do Sul testanto em altas temperaturas

Porsche Taycan em Dubai testanto em altas temperaturas a noite
Porsche Taycan em Dubai testanto em altas temperaturas a noite

Com uma potência absurda, traços belíssimos e sem emissão de gases poluentes, o futuro do veículo, se depender de si só, será muito longo e brilhante, não apenas em territórios europeus e americanos como também em brasileiros futuramente.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?