Pra que? Volvo XC40 e C40 tem novos nomes do Brasil

Em 2025, a Volvo atualizou seus elétricos no Brasil: o XC40 virou EX40 e o C40 agora é EC40. Com novas baterias, o EX40 tem 393 km de autonomia e o EC40 chega a 404 km. Ambos ganharam a cor Sand Dune, mas mantêm desempenho e preços entre R$ 349.950 e R$ 419.950.
Publicado por Alan Corrêa em Volvo dia 5/02/2025

A Volvo anunciou mudanças significativas em seus veículos elétricos no Brasil, incluindo a renomeação de dois dos seus principais modelos e melhorias na autonomia das baterias. O XC40, SUV compacto da marca, passa a se chamar EX40, enquanto o C40, sua versão cupê, foi rebatizado como EC40. As mudanças fazem parte de uma estratégia global da montadora sueca para padronizar a nomenclatura de seus carros elétricos.

Pontos Principais:

  • XC40 agora é EX40 e C40 passa a ser EC40.
  • Autonomia aumentada: EC40 chega a 404 km e EX40 a 393 km.
  • Novas opções de cor e acabamento, como a Sand Dune.
  • Preços mantidos entre R$ 349.950 e R$ 419.950.

Além da nova identidade, os veículos ganharam melhorias na capacidade das baterias, o que resultou em maior autonomia. A nova linha também inclui novas opções de cores e acabamentos internos, mantendo, no entanto, o design exterior e os preços dos modelos inalterados. As atualizações já estão disponíveis no site da Volvo, mas os valores oficiais ainda não foram divulgados.

A Volvo renomeou seus modelos elétricos no Brasil: o XC40 agora é EX40 e o C40 passou a ser EC40. A mudança segue a padronização global para identificar veículos totalmente elétricos.
A Volvo renomeou seus modelos elétricos no Brasil: o XC40 agora é EX40 e o C40 passou a ser EC40. A mudança segue a padronização global para identificar veículos totalmente elétricos.

Essas mudanças ocorrem em um contexto de crescimento global das vendas da marca, que registrou um aumento de 8% em 2024, com 763.300 veículos vendidos mundialmente. No Brasil, no entanto, o cenário é diferente: foram comercializadas 8.682 unidades no mesmo período, com o modelo EX30 ficando abaixo da meta estabelecida pela montadora.

Nova nomenclatura busca facilitar a identificação dos modelos

A decisão de mudar o nome dos modelos segue a tendência global da Volvo de adotar uma nomenclatura padronizada para seus veículos elétricos. O presidente da Volvo Brasil, Marcelo Godoy, explicou que a letra “E” está sendo usada para identificar os modelos totalmente elétricos, como já ocorre com o EX30 e o EX90. Essa mudança visa facilitar a compreensão dos clientes na hora de escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades.

O antigo XC40, agora EX40, e o C40, que passa a ser EC40, seguem o padrão adotado para distinguir os veículos elétricos dos híbridos, que continuam utilizando o prefixo “XC”. Essa diferenciação também antecipa a chegada do EX90, versão elétrica do XC90, prevista para o segundo semestre de 2025 no Brasil.

A renomeação dos modelos não alterou o design externo dos veículos, que permanecem com as mesmas características visuais, com exceção da inclusão dos novos emblemas. A mudança é, portanto, uma atualização que busca alinhar a comunicação da marca com sua estratégia de eletrificação global.

Melhorias na autonomia com baterias mais eficientes

A principal novidade da linha 2025 dos modelos EX40 e EC40 é o aumento da autonomia, resultado de melhorias nas baterias e na eficiência energética dos veículos. O EC40 agora oferece uma autonomia de 404 km com uma carga completa, um aumento de 14% em relação à versão anterior. Já o EX40 alcança 393 km, representando um ganho de 13%.

Essas melhorias foram possíveis graças à introdução de uma nova bateria de 82 kWh nas versões topo de linha Ultra, substituindo a anterior de 78 kWh. As versões de entrada Plus também receberam uma atualização na capacidade da bateria, que passou de 69 kWh para 70 kWh, aumentando a autonomia para 385 km no EC40 e 364 km no EX40.

O desempenho dos veículos, no entanto, permanece inalterado. As versões Ultra continuam equipadas com dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos produzem 408 cv e 67 kgfm de torque. As versões Plus mantêm o motor dianteiro de 238 cv e 42 kgfm de torque.

Novas opções de cores e acabamento interno

Além das melhorias na autonomia, a linha 2025 dos modelos EX40 e EC40 apresenta novas opções de cores e acabamentos internos. A nova cor externa, denominada Sand Dune, é um tom bege metálico que amplia as opções de personalização dos veículos. No interior, os clientes podem escolher entre acabamentos em microfibra bege claro ou preto.

As opções de revestimento interno incluem o Dawn Fusion Microtech, que combina bancos claros com um painel preto, e o Charcoal Fusion, que oferece um interior totalmente preto. Essas novas combinações de cores e materiais foram introduzidas para atender à demanda por personalização e conforto dos consumidores.

Apesar dessas atualizações, não houve mudanças no design exterior dos modelos. O visual dos veículos permanece o mesmo, com a diferença dos novos emblemas que refletem a atualização da nomenclatura. Essa abordagem permite que a Volvo mantenha a identidade visual dos seus modelos enquanto atualiza a tecnologia e os recursos disponíveis.

Preços permanecem inalterados e novas versões são esperadas

Os preços da linha 2025 dos modelos EX40 e EC40 ainda não foram oficialmente divulgados pela Volvo, mas espera-se que permaneçam próximos aos valores atuais. Até o momento, os preços variam entre R$ 349.950 e R$ 419.950, dependendo da versão e do nível de equipamentos. O site da Volvo já exibe os modelos atualizados, mas sem informações sobre os preços definitivos.

Além das versões já conhecidas, a Volvo planeja lançar uma nova versão com performance aprimorada e visual totalmente preto, que já foi homologada pelo Inmetro. Essa nova versão deve oferecer uma alternativa para os consumidores que buscam um design mais esportivo e sofisticado, sem abrir mão da eficiência energética.

A expectativa é que, com essas atualizações e novas opções, a Volvo consiga melhorar seu desempenho no mercado brasileiro, onde as vendas ainda estão aquém das metas estabelecidas. A estratégia da marca inclui não apenas a atualização dos modelos existentes, mas também a introdução de novos veículos elétricos, como o EX90, previsto para o segundo semestre.

Desempenho de vendas no Brasil e no mercado global

Enquanto as vendas globais da Volvo registraram um crescimento de 8% em 2024, com 763.300 veículos vendidos, o desempenho no Brasil foi mais modesto. No total, foram comercializadas 8.682 unidades no país, um número que reflete os desafios enfrentados pela marca no mercado local. A meta de vendas do EX30, por exemplo, era de 8.000 unidades, mas apenas 2.748 veículos foram vendidos.

Apesar desse cenário, a Volvo continua investindo no mercado brasileiro, com a introdução de novos modelos e atualizações nos veículos existentes. A estratégia da marca inclui a expansão da oferta de veículos elétricos, em linha com a tendência global de eletrificação da frota.

A expectativa é que, com as atualizações nos modelos EX40 e EC40 e o lançamento do EX90, a Volvo consiga melhorar seu desempenho no Brasil. A marca também aposta em novas estratégias de marketing e em parcerias para ampliar sua presença no mercado nacional.

Fonte: R7, Uol e Terra.