Ter um carro com blindagem possui lados bons e negativos. Enquanto você está deixando o seu veículo mais pesado e consumindo mais combustível, você está garantindo a sua segurança contra projéteis e outras ameaças.
O Brasil é o país que mais dispõe de carros blindados que não possui uma guerra declarada, ou seja, possuímos um vasto mercado nesta área de blindagem, tanto de aplicação quanto de manutenção.
A blindagem é o processo que é realizado para que o carro não sofra danos contra projéteis de fogo, tornando o mesmo a prova de balas.
Quando você blinda um veículo, independente de qual seja, a sua função é garantir maior segurança a você e aos passageiros do veículo. A chance de a blindagem falhas é muito pequena, mas existe.
O primeiro passo é você decidir qual tipo de blindagem você gostaria de colocar em seu veículo. As blindagens são divididas em transparente (Blindagem dos vidros) e opaca (da lataria do veículo).
O processo começa com o desmonte total do veículo, exceto pelo motor, câmbio e painel. Inicialmente serão instaladas três camadas de vidro e uma de acrílico que ficará no interior do veículo, camadas estas que serão fixadas com uma cola que pode chegar até 130 graus. Logo após se dá o início da blindagem da lataria, onde serão inseridas 12 camadas de aramida, um tecido que quando entra em contato com o aço inox não enferruja.
Entre o desmonte, a fixação e a remontagem do veículo, o tempo estimado para que o processo seja concluído é de 45 dias.
Vale ressaltar que existem apenas 250 empresas legalizadas no Brasil para realizar tal procedimento, e também só será permitida a blindagem do veículo se o procedimento for autorizado anteriormente pelo Exército brasileiro.
Geralmente o preço de uma blindagem custa em média 60 mil reais para um carro de passeio, preço esse que pode ser alterado conforme as dimensões e complexidade do veículo.
Entre todas as blindagens disponíveis, a transparente (nos vidros) é a que costuma ser adotada com maior frequência por não comprometer tanto o desempenho e consumo do veículo.
Ocorre que, muitas vezes, quando os veículos já tem a blindagem por mais de 10 anos, as camadas de vidro da blindagem acabam se descolando umas das outras, originalizando um fenômeno chamado de delaminação, que é caracterizado pelo surgimento de veios e bolhas de ar no vidro.
Se a blindagem já é cara, consequentemente a manutenção da mesma possui um preço bastante elevado também.
Existem duas maneiras de se resolver este problema: Da maneira mais cara, é recomendada a troca do vidro e, por demandar um equipamento específico e mão de obra qualificada, costuma custar algo em torno de 3 mil cada peça ou até 6 mil como o caso do para-brisa. Também existe a alternativa de levar o veículo em empresas de recuperação de vidro que, podendo custar de 690-900 (laterais) até 890-1.300 (para-brisa), retiram o vidro do carro e o deixam em uma máquina a vácuo a 300 graus por seis horas em média.
A decisão de blindar um carro é muito importante para quem visa a segurança em primeiro lugar, mas também vale redobrar a atenção em carros deste tipo para que esta segurança não se torne uma tremenda dor de cabeça no futuro.